Várias maneiras de mentir

Tania Rubim

Várias maneiras de mentir

Quem nunca falou algo indevido ou fora do lugar? Todos nós já o fizemos alguma vez. Isso pode até ser relevado, mas mentir é considerado um pecado diante de Deus.

O cuidado com a língua é de extrema importância. Não podemos esquecer que da boca saem palavras de vida para edificação, como também palavras de morte para destruição.

Hoje vou falar sobre a mentira, e o que muitos não sabem é que existem várias maneiras de mentir, vejamos:

Engano – muitas pessoas enganam a terceiros por vários motivos. Já seja por ganância, conveniência, para esconder algo indevido ou para obter benefícios. Isto traz terríveis conseqüências e mostra que não confiamos em Deus na hora de gerir a situação.

Meias Verdades – que são meias mentiras, é não dizer a verdade em sua totalidade. Ou seja, esconder ou omitir algo, não dizer as coisas como são em realidade.

Isto acontece muito quando a pessoa quer se desculpar de algo e dá a entender fatos que não sucederam exatamente do modo que está insinuando.

Exagerar – muitas vezes se embeleza a história para obter mais atenção dos ouvintes. Exagerar parece inofensivo, no entanto é uma forma de mentir. A pessoa adorna a verdade para que pareça mais credível, mas perde a sua credibilidade porque exagera e aumenta, mudando assim os fatos.

“ Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu prazer.” Provérbios 12:22

E você já se viu numa situação em que usou de engano, meias-verdades ou exagerações?

 

Autora do livro "Escolhida para o Altar". Faço a obra de Deus no Altar por 20 anos, espero através do blog ajudá-las, dividindo com vocês experiências e aprendizados.


Comments (6)
  • Avatar

    tay May 1 2017 - 6:01 am Reply

    Ja aconteceu demais, mas eu achava que isso não era mentira, mas a partir de hoje vou esta em vigilância para não cometer mais.

    Muito Obrigada D Tânia, seus post estão me ajudando muito. Deus abençoe Bjooos 😉

  • Avatar

    Goreth Moreira May 1 2017 - 8:50 pm Reply

    Amo seu blogg, amooo

  • Avatar

    Dany May 2 2017 - 11:30 am Reply

    boa tardedona tania e omitir tbm e mentir?

    • Avatar

      Tânia May 4 2017 - 2:28 pm Reply

      Querida Dany, depende, por exemplo se numa situação que é relevante você falar determinada coisa para a resolução e esclarecimento da mesma, você omite, então é como mentir, pois você sabe a verdade mas não a diz, prefere omitir. Ou você sabe que a pessoa está mentindo e você se mantem calada, então está sendo cumplice daquela mentira omitindo a verdade.
      Se por exemplo você está preenchendo um formulário e não coloca a sua idade, simplesmente você omitiu uma informação, mas não escreveu a idade falsa, então isso se considera apenas uma omissão mas não é uma mentira. Espero ter ajudado, Deus abençoe.

  • Avatar

    Dany May 5 2017 - 7:14 am Reply

    obrigada dona tania por responder, ja teve essas situaçoes da pessoa ta mentindo e eu omitir pra n ficar do lado de ninguem ,ate mesmo em situaçoes de brincadeiras,mas vou agir agora da maneira que agrada a Deus pois temos que agradar a ele e nao ao homem.

  • Avatar

    JÉSSICA May 5 2017 - 4:29 pm Reply

    Que Deus nos livre dos lábios mentirosos.

Leave a reply

Name (required)

Website