Usa-me Senhor!

Tania Rubim

Usa-me Senhor!

Estava lendo o livro de Neemias e fiquei meditando muito sobre como ele era espiritual, decidido, rápido para pensar e de atitude.
Quando ele tomou conhecimento da situação de miséria e desprezo que o  povo se encontrava, assim como a destruição da cidade de Jerusalém, no mesmo instante Neemias começou a agir.
Orou, jejuou, se humilhou perante Deus e foi corajoso o suficiente para pedir ajuda ao rei para regressar a Jerusalém e reedificar a cidade.
Como aconteceu com Ester, creio que Neemias acreditou que havia um proposito para o fato dele ter chegado ao palácio e ser copeiro do rei.
Fico imaginando, se Neemias ficasse pensando, “Será que sou eu mesmo que Deus quer usar?; Vou orar mais um pouco, para Deus me mostrar; E se o rei me nega ajuda?; Será que o povo vai me ouvir?”
Tantas duvidas, tantas perguntas, tanta insegurança, realmente deixa qualquer um paralisado, se assim fosse tudo iria continuar do jeito que estava, mas Neemias deu a cara, foi em frente, não se deixou intimidar, ele era servo de Deus e se deixou usar por Ele.
“Então de noite me levantei, eu e uns poucos homens comigo; e não declarei a ninguém o que o meu deus pusera no coração para fazer por Jerusalém. Então eu lhes disse: Bem vedes vós o triste estado em que estamos, como Jerusalém está assolada, e as suas portas queimadas a fogo; vinde, pois, e edifiquemos o muro de Jerusalém, para que não estejamos mais em opróbrio.  Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito. Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra.”        Neemias 2
São incontáveis as vezes que já falamos essas duas palavras, “usa-me Senhor”, pois se estamos na obra de Deus, com certeza não é para ficarmos inativas, queremos trabalhar, sentir-nos uteis, colaborar de alguma maneira, estar em ação, menos ficar de braços cruzados, não tem nada mais triste para o servo de Deus do que se sentir inútil.
Mas, tem um pequeno problema, quando Deus nos quer usar, ou coloca algo em nosso coração para realizarmos, nós ficamos “paralisadas”, simplesmente não temos coragem de cumprir nossa missão, “O que vão dizer?; O que vão pensar?; Não sei se sou capaz; Melhor espero, vou pensar mais um pouco, não quero ser precipitada”.
Você deve estar rindo neste momento, pois seguramente já aconteceu com você, assim como já aconteceu comigo.
Pedimos tanto para ser usadas, mas na hora de atuar o medo e a insegurança nos travam e simplesmente não conseguimos dar um passo adiante.
E você, tem se deixado usar por Deus? Quantas vezes deixou de fazer algo para Ele? Pensou demasiado e acabou não fazendo, não é mesmo?
Vamos imitar a fé de Neemias, oração, ação, oração, ação.
Deixe o seu comentário e conte-nos a sua historia.

Tânia Rubim

Autora do livro "Escolhida para o Altar". Faço a obra de Deus no Altar por 20 anos, espero através do blog ajudá-las, dividindo com vocês experiências e aprendizados.


Comments (22)
  • Avatar

    Tamires Sep 20 2012 - 11:30 pm Reply

    Dna Tânia, é exatamente assim que tenho estado. Estática! Esperando a confirmação de Deus, pensando que é melhor orar um pouco mais, me certificar sem ação.
    Na verdade eu não ri nesse momento, eu permaneci estática enquanto lia pois percebi o quão inútil tenho sido para Deus.

  • Avatar

    valdinea guimaraes Sep 21 2012 - 4:58 am Reply

    Eu comecei a ler Neemias é muito forte ,pois temos um grupo na igreja de mulheres que querem valorizar a Deus,cada uma tem um problema maior que a outra ,ai me lembro de Neemias que teve coragem para reedificar os muros de Jerusalém,assim me vejo reedificando essas mulheres que para sociedade são um caso perdido mas para Deus não. E tem algumas que já contam testemunho,que se deixaram ser transformadas pelo Espirito Santo.Beijos querida amiga.

  • Avatar

    Thainá Sep 21 2012 - 6:24 am Reply

    Concordo plenamente com o post, muitas vezes me deixei levar por esse pensamentos e acabei me frustando depois, pois sabia que tinha deixado uma grande oportunidade passar por insegurança e como se a minha fé fosse limitada, eu queria ser diferente mais não agia como tal, minhas obra mostravam totalmente o oposto. a parti do momento em que ajoelhei-me ao chão e fui sincera com Deus ao falar que não tinhas forças para tais coisas, Deus me capacito, e tem me capacitado a cada. Sempre que me pego nessa situação oro pra que Deus venha me dar forças e sabedoria. meninas não se deixem enganar pelo coração deixe sua razão agir e Deus ira te usar sem duvidas alguma. Imagino que assim como eu muitas mulheres tem passado por isso e muito frustante. Então meninas como diz o post acima ” Vamos imitar a fé de Neemias, oração, ação, oração, ação.” rs

  • Avatar

    Jéssica Moreira Sep 21 2012 - 8:54 am Reply

    Bom dia,

    Isso acontece comigo, a pouco tempo fui colocada para tomar conta do grupo de oração da minha iurd, olha confesso que fiquei paralisada rsrsrs…. Tenho orado a Deus pedindo direção e para que tire esse sentimento de incapacidade de dentro de mim, lendo esse artigo encontrei a resposta que precisava.
    Agradeço muito dona seus post tem me ajudado e muito, a cada dia eu aprendo mais.
    Deus abençoe

  • Avatar

    Elysa Rocha Sep 21 2012 - 12:35 pm Reply

    “Puxa, Dona Tania, muito interessante, mesmo! Eu já me vi nesta situação descrita: Deus põe algo dentro de mim para fazer, tenho certeza que foi a direção d’Ele e, pelas circunstâncias do dia-adia, falta de tempo, às vezes falta de dinheiro para executar o que Ele direcionou, acabo não fazendo. E às vezes Deus coloca algo em nossas mãos, e não nas mãos dos outros porque sabe que só nós estamos capacitadas para fazer aquilo que Ele nos direcionou a ser feito. O segredo é não esperar, não consultar ninguém, que foi o que Neemias fez, e apenas executar a voz de Deus.”

  • Avatar

    Carol Jun 30 2013 - 7:41 pm Reply

    “Puxa, Dona Tania, muito interessante, mesmo! Muita das vezes,Deus põe algo dentro de nós para fazermos, e temos certeza que foi a direção d’Ele e, pelas circunstâncias do dia-adia, falta de tempo, às vezes falta de dinheiro para executar o que Ele direcionou, acabamos não fazendo. E às vezes Deus coloca algo em nossas mãos, e não nas mãos dos outros porque sabe que só nós estamos capacitadas para fazer aquilo que Ele nos direcionou a ser feito. O segredo é não esperar, não consultar ninguém, que foi o que Neemias fez, e apenas executar a voz de Deus.”

  • Avatar

    Jana Couto Oct 13 2014 - 9:36 pm Reply

    Ola Dona muito forte,Nemias poderia ter confiado no Rei,mais confiou em Deus.Muitas vezes ficamos perdidas diante de algumas situações,ficamos insegura,até com medo.Mais quando confiamos em Deus e deixamos que ele age então tudo da certo.

  • Avatar

    Caroline Francine Oct 13 2014 - 10:07 pm Reply

    Muito forte Dona, Temos que ser assim dizer eis-me-aqui mas confiar em Deus e em nos também, mesmo que as vezes parece que somos incapazes, mas Deus não escolhe os capacidades mas capacita seus escolhido.

  • Avatar

    Jacqueline Antunes dos santos Oct 23 2014 - 1:18 pm Reply

    Exatamente assim que pensamos , pedimos tanto Deus me usar es-me aqui. Mais na hora que Deus fala então ta vai faz isso. Ai agente a nao sei, sera que consigo a vou jejuar mais um pouco. Rsrs que aparti de agora nossos pensemtos e atitudes mudam em nome de Jesus.

  • Avatar

    Raquel Gomes Oct 24 2014 - 8:51 am Reply

    Com certeza D. Tânia temos que ser feito Neemias que ele orava mas também agia e não ficava se perguntando o que tem que fazer ou mesmo com medo, temos que confiar mas em Deus pois se Ele colocou algo em nossas mãos então temos capacidade de administrar.

  • Avatar

    Andressa Honattel Oct 25 2014 - 1:11 pm Reply

    Peço a Deus que me use dia apos dia na obra e em todos os sentidos pois a minha vida e dele o meu rei.

  • Avatar

    Cheila Soares de Jesus Oct 30 2014 - 9:20 am Reply

    Verdade Dn.Tania
    Quando Deus coloca em nós um desejo se Servir a Deus Sejá como Obreiro Pastor , evangelista e etec ,, e a pessoa faz de qualquer maneira ela esta prejudicando ela mesma ,,

  • Avatar

    Thais Moreira Oct 31 2014 - 5:37 am Reply

    Isso já aconteceu comigo….. E o pior da situação, é que depois a gente fica “frustrada” e se não tomamos uma atitude, acabamos dando ouvidos ao pensamentos maus que invadem a nossa mente!!!!

  • Avatar

    Rafaella Bandeira Oct 31 2014 - 12:03 pm Reply

    Quando nos colocamos a disposição para Deus nos usar, temos que enfrentar o medo.

  • Avatar

    Larissa Rafaela Nov 19 2014 - 8:19 am Reply

    E verdade quantas vezes pedi a Deus para me usar , e quando Ele me usava eu parava para pensar sera que devo fazer , as vezes o que faltava e a coragem e tomar atitude.

  • Avatar

    Alane Mar 15 2015 - 3:31 pm Reply

    Isso mesmo! já me senti assim, e sei muito bem o que devo fazer para que então Deus possa me usar como verdadeira serva. O que falta é exatamente isso: ação, oração, oração, ação. EXATAMENTEEEEEEEEEEEEEEEEE ISSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

  • Avatar

    Monique Jan 5 2016 - 8:42 am Reply

    Olá Dona Tânia
    estava lendo este post agora e ele falou muito comigo pois estou passsando por esta situação mas agora já sei como devo agir mediante a esta situação e o que devo fazer.. mesmo ja tendo passado alguns anos que este post foi postado, pôde me ajudar neste momento Deus sempre tem as palavras certas na ora certa. Muito obrigada que Deus abençoe a senhora.. Beijos!

  • Avatar

    Dayane Andrade Jan 30 2016 - 7:02 pm Reply

    Olá Dn Tânia,
    Este post pode ser antigo mais me ajudou.Me vi em suas palavras e até dei risada exatamente como a senhora falo rsrs…Pedi para Deus me usar,Ele me deu uma responsabilidade e estava me achando incapaz, insegura,mas lendo esse post percebi como estava pensando erroneamente.Devo agir como Neemias que não olhou pra nada e foi enfrente.
    Obrigada!Que Deus abençoe a senhora. bjus 😉

  • Avatar

    Amanda Priscila Apr 19 2016 - 3:25 pm Reply

    Com certeza temos que ser feito Neemias que ele orava mas também agia e não ficava se perguntando o que tem que fazer ou mesmo com medo, temos que confiar mas em Deus pois se Ele colocou algo em nossas mãos então temos capacidade de administrar.

  • Avatar

    Juniele Rocha May 5 2016 - 5:06 pm Reply

    As vezes eu fico só na oração, e assim fico de braços cruzados e espero que simplesmente aconteça algo. Quantas vezes pedi para servir, para ser contada, mais houve muitos conflitos que me paralisavam, ficava insegura e não conseguia fazer nada. Não basta só orar, pedir para que venhamos ser usadas, se simplesmente não nos dispusermos.

  • Avatar

    Liliane Oliveira May 21 2016 - 11:42 pm Reply

    Forte! Se estamos na obra de Deus, com certeza
    não e para ficarmos inativos. Imititar a Fé de
    Neemias. Oração e Ação!

  • Avatar

    Chancella Jan 1 2018 - 6:01 pm Reply

    C’est vrai, à plusieurs fois je me sentais ainsi. Jusqu’à comprendre qu’ il fallait laisser Dieu faire son œuvre dans ma vie. Demander c’est bien mais laisser Dieu nous utiliser, ça peut devenir par moment compliqué, cela exige de prendre une attitude, sortir de la zone de confort.

Leave a reply

Name (required)

Website