Serie Namoro Cristão 3 – Falo ou não falo?

Tania Rubim

Serie Namoro Cristão 3 – Falo ou não falo?

“Olá D. Tânia, tem um menino que é meu amigo, sempre conversamos sobre tudo, menos sobre nós os dois, mas eu gosto dele. Já pensei em falar com ele sobre os meus sentimentos, mas temo por parecer estar me ” desvalorizando” como mulher. O que a senhora me aconselha? “

Falar, ou não falar eis a questão! Estamos acostumadas a que sempre seja o homem a tomar a iniciativa, ele que deve se declarar, mas e se é você que gosta dele, como agir nesta situação?

Isto depende muito da fé  e da maneira de ser de cada uma. Se você gosta de alguém e tem fé e coragem para expressar os seus sentimentos, vai em frente, eu não vejo que isso te desvalorize como mulher.

Faça isso com respeito e sinceridade, se você não fala, como ele vai saber? Seguramente não ira adivinhar.

Falar o que você sente não é vergonhoso nem quer dizer que você esta se rebaixando.

Agora tem um porém! O que eu acho que desvaloriza a mulher, é quando ela fica se insinuando para o homem, se oferecendo, dando em cima. Ela não tem coragem de falar o que sente, então fica se exibindo, enviando olhares fatais, que parece que vai comê-lo com os olhos, ou quando ele esta por perto ela fala alto, dá risadas despropositadas com a intenção de chamar a atenção dele de alguma maneira, ou então fica dando indiretas, isso sim é feio, indiscreto e deprecia a sua imagem, essas atitudes fazem o rapaz pensar que você esta se oferecendo.

Então nesta situação é melhor você atuar com descrição e em lugar de querer demonstrar seus sentimentos de maneira equivocada, aproxime-se do rapaz e seja sincera com ele, mas vá preparada o máximo que pode acontecer é você receber um não.

Mas neste caso você já decide a sua vida e não fica perdendo tempo, fazendo ilusões com algo que não tem futuro.

Se ele corresponde aos seus sentimentos, deixe ele tomar iniciativas daqui em adiante, ele deve conquistar, convidar para sair, ter detalhes, ligar para você. Não esquece que o homem é o caçador e ele gosta do desafio que conquistar, permita que ele faça a parte dele.

Autora do livro "Escolhida para o Altar". Faço a obra de Deus no Altar por 20 anos, espero através do blog ajudá-las, dividindo com vocês experiências e aprendizados.


Comments (72)
  • Avatar

    JAQUELINE Oct 17 2011 - 6:43 am Reply

    MUITO BACANA DONA GOSTEI

  • Avatar

    Aline Oct 17 2011 - 7:54 am Reply

    E’ verdade,expressar os sentimentos pela pessoa que gosta eu também estou de acordo,mas já’ fica se mostrando ou tentando chamar a atenção dele tenho certeza que um homem de Deus não se interessaria por uma mulher assim.

  • Avatar

    Juliane Fernanda Caetano Oct 17 2011 - 9:33 am Reply

    Arrebentouuuuu, dona Tania que forte, me ajudou dar connvicção e meu deu forças essas palavras para continuar no meu proposito de andar pra frente e para de criar ilusão a lago que nunca vai dar fruto ou certo. bjos

  • Avatar

    Tailana Oct 17 2011 - 12:41 pm Reply

    Ah! D. Tânia eu admiro quem tem coragem e atitude pra fazer isso, mas eu confesso que não tenho, porém não fico tentando chamar atenção, me comporto naturalmente pois eu creio que se ele tiver de gostar de mim, vai ser por quem sou de verdade da forma mais natural e espontanea. Beijos pra senhora…

  • Avatar

    elisangela Oct 17 2011 - 6:08 pm Reply

    gostei tava precisando de uma orientação dessa e a coragem rsrsrsrsrsrs,mais e melhor expressar seus sentimentos do que ficar por oferecida obg pela dica dona tania rs

  • Avatar

    janaina//EUA Oct 17 2011 - 7:06 pm Reply

    Olha D.Tania, com certeza essa e a duvida de muitas, e a mulher tem que ser discreta ate nisso, como a sra falou, as mulheres do mundo chamam a atencao dos homens se mostrando, querendo a parecer e as mulheres de Deus elas vao ao que interessa, ou seja sim,sim, nao, nao.
    beijinhos……
    janaina/EUA

  • Avatar

    Gleyce Oct 17 2011 - 10:46 pm Reply

    é dOna…
    só Deus!!
    rsrs

    agora é esperar ele tomar a atitude q lhe cabe…

    mas quando o menino fica tambem no não chove e tb não molha?!?!?
    Ele as vezes gosta mais tb não fala?

  • Avatar

    jessica Oct 17 2011 - 11:22 pm Reply

    A SENHORA ESTA ME AJUDANDO MUITO COM ESTÁ SÉRIE,MUITO OBRIGADO

    TENHO UMA DÚVIDA Á RESPEITO SOBRE ESTE ASSUNTO
    GOSTO DE UM PASTOR,E CONVENIENTE DE MINHA PARTE FALAR MEUS SENTIMENTOS POR ELE,NÃO QUERO ME DAR COMO OFERECIDA.POIS O QUE SINTO E SINCERO E VERDADEIRO,JÁ OREI A ESTE RESPEITO E ENTREGUEI NAS MÃOS DE DEUS,MAIS NÃO SEI COMO AGIR???
    POR FAVOR TIRE-ME ESTA DÚVIDA.
    QUE DEUS A ABENÇOE.

  • Avatar

    Nayara Oct 18 2011 - 8:07 am Reply

    Nossa essa é realmente uma questão muito difícil, mas eu concordo com a orientação da senhora, isso vai de pessoa para pessoa e da fé da mesma!

  • Avatar

    Vanessa Aguiar de Abreu Oct 18 2011 - 11:29 am Reply

    Oi Dº Tânia, o engraçado é que eu fui tomar a iniciativa de ir falar com ele.
    kkkk³.
    mas agora ele tem que ir tomar qualquer iniciativa néh!!!
    😀
    Mas não é nada fácil a mulher ir falar com o homem. Mas se eu não fosse como é que ele ia me conhecer. kkkkkk
    Na Fé. Muito legal essa mensagem!!!
    Muitas passam por isso…
    Beijinhos

  • Avatar

    Dayana Girão Oct 18 2011 - 2:31 pm Reply

    Muito bacana!
    Com toda certeza Dn.Tani é muito feio a mulher querer “se mostrar para o homem sendo indiscreta escandalosa…”
    É muito difícil tomar a iniciativa, com toda certeza ótima orientação da senhora!

    Na fé,

  • Avatar

    BRUNA SOUSA Oct 18 2011 - 11:42 pm Reply

    esse fato ai aconteceu comigo eu fiz como a senhora falou fui discreta e cheguei até a ele e dai me respondeu com um sim…então hoje estamos na fé.

  • Avatar

    jessica lira Oct 20 2011 - 7:28 pm Reply

    muito obrigada D. TANIA pois foi exatamente isso que aconteceu comigo, sua mensagem me libertou de muitas duvidas.

  • Avatar

    Daniela Oct 25 2011 - 1:04 pm Reply

    Muito bacana.

  • Avatar

    obr. joyce Oct 30 2011 - 3:56 am Reply

    BEM INTERESSANTE, O HOMEM QUE É O CAÇADOR MAIS AS VEZES NÓS MULHERES TENTAMOS ULTRAPASSAR OS NOSSOS LIMITES EM RELAÇÃO A ESSE ASSUNTO E TOMA O LUGAR DE CAÇADOR DO HOMEM.

    KKKKKKKKKKKK É MUITO DIFÍCIL QUANDO TENTAMOS TOMAR O LUGAR DE ALGO SABENDO QUE LÁ NA FRENTE SABE QUE VAI DAR ERRADO!! MEU DEUS
    MUITAS TEM ESSE INSTINTO FEMININO

    BJINHOSSSSSSSSSSSSSSSSS E OBG DONA TANIA

  • Avatar

    Erica Moraes Nov 8 2011 - 8:02 am Reply

    Olá Dona Tânia, tem me feito muito bem essa série,que a senhora está fazendo sobre o namoro, pois está nos direcionando ao caminho certo mesmo!
    E eu já passei por isso de gostar de um amigo e ficar nesse impasse, porém graças a Deus não sofri cri na minha oração e com o passar do tempo fui vendo algumas atitudes nesse “amigo” que não parecia muito comigo, nem com os princípios que prezo diferente da fé igreja enfim. E assim através dessas orações Deus mostrou para mim que não era ele a pessoa certa.
    Acredito que de fato a fé para comer carnes e ou legumes, e nesse aspecto de chegar ao homem para falar dos meus sentimentos, confesso que não tenho rsrs confio na minha oração que até agora não me decepcionou,mais claro a vida é um aprendizado diário,mais até o momento esta é minha posição, estou amando essa série, beijinhos …

  • Avatar

    Beatriz May 22 2014 - 12:08 pm Reply

    Ola Dr. Tania! Eu acabei de digitar no google se deveria ou nao me declarar.

    Eu sou crista, 22 anos e moro nos Estados Unidos e tenho um grande amigo que mora no Brasil. Nossas familias sao amigas desde sempre. Temos a mesma visao da fe. Eu sou amiga da irma dele e temos ma otima amizade. Mas eu andei conversando mais com ele por esses dias e percebi algo nascendo em mim. Mas ele e muuuito timido. Demais. E eu nao sei como devo falar pra ele e se realmente devo. Eu estou em oracao, mas sinto que nao posso ficar em silencio por muito tempo pois nao quero ficar presa em algo que nao existe a possibilidade de acontecer… O que sugere? O que seria apropriado falar?

    Muito obrigada,

    Beatriz

    • Avatar

      Tania Rubim May 22 2014 - 9:55 pm Reply

      Olá Beatriz, se você acha que pode “assustar”, se declarando, porque não aproveita a oportunidade de ser amiga da irmã dele? Ela pode dar uma ajudinha. Se ele estiver interassado, com certeza vai falar mais com você, tentar se aproximar. Também corre o risco dele se afastar, querendo dizer que não está interessado.

  • Avatar

    Rosi May 27 2014 - 9:57 pm Reply

    olá Tania preciso de uma dica,sou apaixonada por um homem evangelico.mas nunca nos falamos nos conhecemos so de vista,conheço ele a anos.mas o um detalhe não sou evangelica,e me declarar assim de cara seria um pouco assustador.e nao sei se teria chance pq ele nem a menos me complementa e me vira a cara qndo vou tentar complimenta-lo pois moramos numa cidade pequena e aqui todos se conhecem e se complementam nas ruas.sera que vale a pena?me ajude me de alguma dica

    Muito obrigado.
    Rose

  • Avatar

    ... Jul 2 2014 - 9:39 pm Reply

    Apos ler esse artigo, tomei coragem e contei para uma certa pessoa sobre o meu interesse. Fui simples e sincera nas palavras sem me vulgarizar.
    Mas acredito que não obterei sucesso algum infelizmente.
    Contei por mensagem pelo Facebook, pq pessoalmente não teria coragem.
    Antes de eu contar, ele vivia trocando olhares comigo, já agora… leu oq escrevi e não respondeu nada de volta. Talvez eu tenha entendido errado os olhares dele. Mas agora já contei ne, fazer oq…

  • Avatar

    Andréia Jul 25 2014 - 7:57 am Reply

    Bom dia

    A paz

    Estou gostando de um rapaz evangélico, eu devo falar com ele que gosto dele e o que eu como mulher de deus devo falar, nos conhecemos em um site de relacionamento há 6 meses atrás, aguardo uma orietação.

    Fique na paz.

    Andréia Lima

    • Avatar

      Tania Rubim Jul 25 2014 - 12:17 pm Reply

      Olá Andreia, você não específica se vocês já se conhecem pessoalmente ou só através do site. Antes de você tomar alguma atitude eu penso que deves saber mais acerca dele, se é uma pessoa de bom caráter, se teme a Deus, conhecer alguém que o conhece se possível, e depois de ponderar ver se é isso mesmo que você quer. Então sim você pode pensar em falar de seus sentimentos sem assustar, de maneira discreta.

  • Avatar

    Andréia Jul 30 2014 - 11:13 am Reply

    Obrigado por sua atenção, nós não nos conhecemos pessoalmente ainda , nos conhecemos no site amor em cristo há 6 meses atrás e de uns meses para cá tenho começado a ter um sentimento especial por ele, não conhecemos ninguém em comum, eu moro em Vitória e ele no Rio, ele é um rapaz evangélico, pelo que conversamos ele demostra ser estudioso, esforçado, falamos muito sobre sobre vida espiritual e trabalho, ele tem me respeitado e sido bem atencioso, na verdade o que eu quero é que ele fale comigo primeiro se é que ele tem algum sentimento por mim, pois quando a mulher fala primeiro parece que está se oferendo, é uma situação uma pouco complicada.

  • Avatar

    paulinha Aug 4 2014 - 11:11 am Reply

    Ola aa paz too precisando muiito da sua ajuda ;( Eu conheci um menino evangélica . ee aii agente começou aa conversar .. ele falou pra mim que tava gostando de mim . sendo que eu tb sou evangélica .. só que ele ñ toma sua inisiativa … ja saiu confirmação naa palavra .. eu ñ seii ukii fazer ? mii ajuda

    • Avatar

      Tania Rubim Aug 4 2014 - 3:21 pm Reply

      Amiga, se ele já se declarou, então ele já mostrou um interesse, talvez ele quer saber se é correspondido da mesma maneira. Antes de começar um namoro, vejam bem se é isso mesmo que vocês querem, se precisa mais tempo para conhecê-lo melhor, faça isso, não façam nada com ansiedade. Deus abençoe.

  • Avatar

    Suzana Aug 26 2014 - 1:03 pm Reply

    Oi meu nome eer Suzana.
    Eer de alguma maneira me apaixonei por um jovem do mesmo grupo que eu.
    Estávamos conversando muito ate q ele falou q gostava de mim só que ele tem namorada ela não e da minha igreja e não e da mesma religião nosso. O que eu faço? :*

  • Avatar

    Suzana Aug 26 2014 - 1:04 pm Reply

    Oi meu nome eer Suzana.
    Eer de alguma maneira me apaixonei por um jovem do mesmo grupo que eu.
    Estávamos conversando muito ate q ele falou q gostava de mim só que ele tem namorada ela não e da minha igreja e não e da mesma religião nossa. O que eu faço? :*

    • Avatar

      Tania Rubim Aug 26 2014 - 4:25 pm Reply

      Olá Susana, se ele não gosta da namorada, porque está com ela, não é correto uma pessoa estar comprometida com uma e se declarar para outra. Se ele quer fazer as coisas corretas, ele tem que estar livre, para poder gostar e se declarar a você. Veja bem se é isso que você quer, observe o carater dele pois essa atitude não é de uma pessoa correta diante de Deus. Enquanto ele for comprometido você não deve dar espaço para que ele fale se seus sentimentos, você deve se valorizar como mulher, as coisas devem ser feitas de acordo com a palavra de Deus.

  • Avatar

    Simara Sep 18 2014 - 1:34 pm Reply

    Tânia,
    Tudo bem?

    Quero uma opinião sua, visitei seu blog e vc fala sobre relacionamento cristão, bom conheço um rapaz na igreja a muitos anos, estou gostando dele, ja orei e continuo orando pra saber se é ele que Deus tem pra mim, atualmente ele vem deixando algumas indiretas, que esta gostando, mas tenho medo de falar o que eu sinto pra ele e receber um não, já me frustrei muito nessa area, mas quando penso em conversar com ele, meu coração não se atribula, pelo contrario sinto uma paz, e mesmo que eu fale o que eu sinto não faço a mínima ideia do que dizer rs
    o que vc acha que eu devo fazer?
    o que vc acha que eu devo dizer?

    • Avatar

      Tania Rubim Sep 18 2014 - 6:06 pm Reply

      Querida se ele já deu indícios que está gostando de você, então deixe ele tomar a iniciativa. Penso que ele já se deu conta de seus sentimentos. Beijos

  • Avatar

    Simara Sep 19 2014 - 8:50 am Reply

    ai que esta, ele é tímido, e talvez , tenho medo de eu estar confundindo as coisas sabe, conheço ele a anos, e ele nunca me tratou do jeito q vem tratando, eu não quero dizer, mas se for o caso de dizer, o que vc acha que devo dizer?

    • Avatar

      Tania Rubim Sep 21 2014 - 7:14 am Reply

      Simara, se for o caso de você querer dizer, seja sincera com ele, pois se são amigos de anos creio que você tem confiança suficiente e saberá como falar. Faça segundo a sua fé.

  • Avatar

    joyce guimaraes abencoada Oct 21 2014 - 9:55 am Reply

    Adorei ..consequi tirar as minhas duvidas ..continue assim querida ..deixa deus te usa rsrs adorei esse blog

  • Avatar

    Regina Silva Nov 20 2014 - 9:16 am Reply

    Dona Tânia, Estou comecando a gostar de Um rapaz, ele eh candidato a obreiro, mas ele mim trata como amiga, so qe nao o vejo como amigo! Nao sei se falo pra ele oq sinto por medo de ele pensar qe estou sendoo oferecida! oq eu faço??

  • Avatar

    Crislane Dec 24 2014 - 7:51 pm Reply

    Olá Tania… Gostei da fica, mais o meu medo é esse até por que não sou extrovertida assim .
    Ás vezes fico sem saber o que fazer

  • Avatar

    dany Jan 27 2015 - 9:39 am Reply

    ola bom dia,conheci um garoto especial conheci a familia pois um membro da familia dele faz parte da minha comerçei a gosta dele mais ele e evangelico sem problemas comerçei a frequenta a igreja dele comerçemos a ser amigos ele e quando soube ds noticia gostou muito. enfim to gostando dele mais ele nao sabe nao sei o que fazer, o que vc achar disso ? pode me ajudar ?

  • Avatar

    larissa Jan 27 2015 - 9:23 pm Reply

    Olá Tânia ,apesar de ser bem esclarecedor ,no meu caso ainda tenho duvidas. Há um ano atrás conheci um rapaz evangélico numa rede social , conversavamos bastante , ele sempre se mostrava muito interessado em me conhecer pessoalmente ,porém nunca falamos sobre namoro , nessa época eu fiquei meio receosa em ne encontrar com ele e nos acabarmos ficando , então sempre que ele me chamava pra sair eu não aceitava, dai, ele começou a namorar e perdemos o contato.Apos quase um ano ,a gente se reencontrou e acabamos ficando ,só que eu me arrependimento ,por que percebi que ele não queria nada serio comigo.Dai me afastei dele e disse que não iria mais ficar ,que queria algo sério , ele nem se quer se importou com isso e simplesmente desapareceu. E na verdade eu gosto muito dele ainda , gostaria de saber de você ,se vc acha que eu devo lutar ,orar ,buscar por esse rapaz ,ou não vale a pena ? Obg. Bjoss

  • Avatar

    Elisangela Feb 4 2015 - 9:23 pm Reply

    Minha irmã, obrigada!!! Estou passando por um momento muito difícil, mas o Senhor está comigo, tirando todas essas regras que muitos aí estão impondo. Expus os meus sentimentos a um moço, mas não foi o que eu esperava, mas td bem, só que fui procurar aconselhamento cristão e o que ouvi é que me comportei como uma ”cachorra” e tenho um ”espírito de burrice”. Fique triste demais, isso acabou comigo, eu só quero ser amada, não me joguei para ninguém, a pastora em questão e outros da mesma linha, acreditam que a mulher em hipótese alguma pode expor seus sentimentos ao homem, pois isso se trata de um ”princípio bíblico”, me senti enojada com essa ideia, pq Deus enxerga o coração e não falácias com a roupagem de doutrina, vc foi a única que disse não haver problema nisso. Sei a diferença de se jogar e se expor, mesmo que seja por uma imprudência, mas esses ”líderes” estão ensinando os homens a rejeitarem as mulheres por conta disso. Que Deus a abençoe pelo seu amor, sabedoria e gentileza.

  • Avatar

    tati Feb 13 2015 - 10:31 pm Reply

    olaa,gostei muito desse tema
    Passo por uma situaçao parecida,sou interessada em um obreiro mais aiinda nao sou obreira por isso receio a rejeiçao,eu era da mesma igreja que ele mais deus me mandou para outra,mais os meus sentimentos por ele so aumenta mesmo sem muito contato,nao sei se o que fazer!

  • Avatar

    Keila Mar 11 2015 - 12:42 pm Reply

    Boa tarde.
    Bem, estou interessada em um ministro de louvor da igreja. Sempre quando ele me olha nos olhos, é como se ficássemos ”hipnotizados” um no olhar do outro. Desvio o olhar, pois sei que na casa do Senhor não é lugar para ”paquerar”. não consigo puxar assunto com ele, porque sou muito tímida. já orei a Deus, mas não sei o que fazer.

  • Avatar

    Hire Mar 17 2015 - 1:57 pm Reply

    Ola amada…
    O meu caso é um tantinho parecido…
    Pois, gosto de um jovem obreiro que agora virou Missionario,
    Lá atraz, 2012, eu mi declarei, ele dsse que gostava de mim, mas, por ironia terminei por falta de atenção e correspondr…Orava a Deus pedindo confirmação, ele tem minha idade 19.
    Sem combinar…Sempre algo acontece entre nos como forma reaproximação…
    Comecei a gostar dele de novo…e ele acho que sim!? Mas, ele não fala…
    O que fasso? Pois, ja falei uma vez…ele meio timido.
    “Otimas dicas” Aprovo…!!!! Valeu…

  • Avatar

    Isa Mar 17 2015 - 11:32 pm Reply

    Ola Dona Tania.

    Estou em uma situação um tanto delicado… a um tempo atras gostei muuuuito de um garoto da igreja em que participo e bom mantive isso guardado só pra mim, então um dia acabei revelando para uma amiga que gostava dele e ela então deu com a língua nos dentes porem eu não havia dito que queria ficar com ele(coisa que considero muito desrespeitoso) mas essa minha amiga falou que eu queria uma chance com ele e mandou uma foto minha sem a minha permissão! Ele logico como um bom cristão e uma pessoa racional disse que não pois nem sequer me conhecia! Eu ate me distanciei da igreja por causa disso, fiquei morrendo de vergonha, tempos se passaram e uma outra amiga minha insistiu para eu volta a frequentar a igreja e eu acabei voltando. No primeiro dia de volta a frequentar o culto de sábado que o dia em que os grupos (Adolescentes(10 a 14), Juventude(15 a 20) e Jovens) da igreja se reúnem, eu por já ter completado 15 anos a um tempo fui pro juventude nesse primeiro dia ele não havia ido (detalhe ele e da banda) e como já havia se passado um bom tempo pensei que já havia superado o que sentia por ele, lindo engano! No segundo sábado em que fui, assim que entrei pela porta BOM! la estava ele! E tudo o que eu sentia por ele voltou com carga máxima! E isso não e tudo tempos depois teve o retiro da minha célula da igreja e bom la no acampamento foram separados diversos grupos para nos conhecermos melhor etc… e na minha equipe adivinha quem ficou nela também? Ele! E o acampamento inteiro foi isso! Ele ficava próximo nas dinâmicas, nas brincadeiras mas nunca perto e de vez em quando eu sentia alguém me olhando, teve um dia que eu peguei ele me observando,nos encaramos por alguns segundos e ele desviou o olhar depois desse incidente houveram alguns outros… no ultimo dia de acampamento eu me candidatei para me batizar e ele ocorreu num domingo de noite, nesse mesmo domingo só que de manha eu fui para a igreja e nos tínhamos a opção de escolher qual curso iriamos fazer eu escolhi o meu e fui para a sala(ele havia chegado atrasado) só que antes deu ir para a minha sala ele já havia chegado e olha a minha surpresa quem senta do meu lado?(as cadeiras eram em circulo) ELE! quase eu tenho um troço! como era das 9 da manha ate o 12-00 deram meia hora pra a gente se esticar um pouco eu sai com uma colega minha e logo depois voltei(Não tenho muitos amigos pois sou muito reservada e tímida) faltava muito tempo ainda antes de pedirem pra voltarmos as salas eu passei por ele antes de entrar na sala ele tava la conversando e rindo com os amigos dele, eu me sento no meu lugar e logo depois la vem ele! E na sala se eu me lembro bem ficou somente eu a minha colega ele e mais um casal se não me engano, passaram-se minutos ate que todo mundo retornou e a aula teve continuidade, E foi a aula toda assim eu mexia a perna pra um lado ele também mexia eu tirava o chinelo(eu tinha ido de havaiana e coincidentemente ele também) ele também tirava, mas resumindo foi a aula toooda isso. E de noite no culto tudo normal, o grupo todo da célula havia sentado junto(ele sentou atras de mim) e eu sentia a todo instante olhares nas minhas costas, tenho ate medo de estar me iludindo ou vendo coisa aonde não tem, enfim no final do culto chamaram os candidatos ao batismo e la fui eu, na piscina( que era de frente pra todos) todo mundo se aproximou e quando foi a minha vez de me batizar ele ficou olhando só que como eu não estava enxergando direito já que estava sem óculos não deu pra ver direito mas parecia que ele estava me observando não sei ao certo…

    Enfim… o problema esta que eu nunca falei com ele tirando aquele domingo de manha em que ele me entregou uma folha para mim assinar o meu nome E eu simplesmente não sei o que fazer! Eu sou muito tímida e reservada e ele também e! E no ultimo domingo em que fui ele foi com uma garota cuja não conheço, eu sei que e errado ter ciumes, principalmente de uma pessoa que não e nada pra você! Enfim eu to desesperada! Me ajuda por favor, porque eu não sei mas o que fazer! tentei guardar isso pra dentro de mim pois em diversos lugares em que ele esta e eu apareço sem querer ele fica emburrado se afasta ao máximo de mim, dando a entender que ele não gosta de mim! já entreguei nas mãos de Deus e todas as noites eu oro pedindo para que ele me ajude!

  • Avatar

    Lolo Apr 13 2015 - 8:59 am Reply

    Olá, Tânia eu vi seu post achei um máximo seus conselhos.
    Eu tenho um colega que ultimamente ficamos bem próximos, então criei um certo sentimento por ele. E vi seu post e decide chegar nele e falar o que estava sentindo, falei fui bem clara, disse que tinha criado um certo sentimento por ele (…). E ele foi o primeiro menino que gostei, sou muito tímida e ele e bem tímido também, mais ele demostrava interesse em mim, quando falei o que estava sentindo para ele , fiquei meio confusa com a resposta, vou compartilhar com você e gostaria de saber o que você acha. ele falou exatamente assim: Que estava com um proposito com Deus, e disse que iria me ”responder” só que era pra mim esperar ele terminar o proposito dele com Deus e iriamos conversa pessoalmente. E no final ele disse no momento certo e no tempo certo tudo se esclarecerá.
    Olha eu fiquei meio confusa se era pra mim parar com a ilusão e deixar queto caso não fosse da vontade de Deus, ou se teria algum futuro mas agora que me confudi mais.

    • Avatar

      Lolo Apr 13 2015 - 9:12 am Reply

      só que depois que falei pra ele que gostava dele ele nunca mais falou comigo nem pelo whatsaap e nem pessoalmente so vejo ele me encarando nos cultos mais não fala comigo.

  • Avatar

    karoline Apr 20 2015 - 9:17 pm Reply

    Temos sempre que vigiar para não acabar por ser vulgar nas nossas atitudes, mesmo que não estejamos querendo chamar atenção de alguém, temos que cuidar sempre das nossas atitudes para não mostrar uma pessoa sem características de Deus.

  • Avatar

    Renata Souza Jul 21 2015 - 11:43 pm Reply

    MUITO FORTE D.TANIA CADA POST TEM APRENDIDO MUITO.SENTIMENTOS É ALGO Q DEVEMOS SEMPRE ESTAR EM ALERTA PRA NÃO CAIR NA ARMADILHA DO DIABO.A CERTEZA VINDA DE DEUS DA ESCOLHA CERTA.

  • Avatar

    karolina Jul 29 2015 - 9:34 pm Reply

    Ola, D Taniaa.
    Preciso muito de um conselho. Eu gosto de um rapaz , não sei se devo me declarar. Nós não conversamos muito, mas quando conversamos é tao bom. E me deparo com a seguinte pergunta em minha mente “sera que ele gosta de mim?” minha mae disse que ja percebeu olhares dele pra mim enquanto eu nao estou olhando. E um amigo dele me disse que ele gosta de mim, mas eu queria saber da boca dele,mais sinto que ele nao fala nada pq é timido. E eu também sou. Devo me declarar ou continua esperando atitude dele? Gosto muito dele.

  • Avatar

    Karinne Aug 19 2015 - 8:20 am Reply

    A paz do Senhor Tania!
    Preciso de um conselho…
    Gosto muito de um rapaz dois anos mais novo que eu, ainda não trabalha porém esta a procura, infelizmente ele é `filhinho de mamãe´ e eu já moro sozinha e tenho minhas responsabilidades. Ah uns tempos atras estavamos conversamos porém ele queria controlar minha vida Espiritual e a mãe dele achava que eu não era a menina certa para o filho dela pois eu amo evangelizar e fazer essas coisas de igreja, ele não tem este costume. Nisso namorei 2 meses outro cara, me arrependi! pedi desculpas para o Matheus e estou tentando conquistá-lo de novo, ele esta um pouco dificil rs. Vc acha que vale a pena eu lutar por ele pois eu quem dei a mancada, ou melhor esquecer tudo isso? e como faço para tê-lo de volta? Beijos.

  • Avatar

    Vanessa Sep 23 2015 - 2:19 pm Reply

    Boa tarde , sr tania
    me chamo vanessa e faço parte do ministério de louvor da igreja que eu congrego, logo que entrei para o ministério de louvor fiz amizade com um nenino tambem do ministerio de louvor ficamos muito amigos nos falavamos todos os dias por telefone ele é muito atencioso se preocupa comigo e depois de quase 6 meses agente começou a ficar , mas agente não pode ficar nessa situação ficar sem compromisso
    sinto q ele gosta de mim tem ciúmes e tudo, mas não toma a iniciativa de me pedir em namoro, agente sai vai ao shopping, ele ja me fez o convite pra almoçar na casa dele com os pais mais n toma a iniciativa de me pedir em namoro o que eu faço?

  • Avatar

    vitoria azevedo Sep 27 2015 - 10:56 pm Reply

    ola sr tania,bom minha historia é a seguinte. sou regente de um grupo de jovens da igreja q eu congrego e nessa igreja tem um jovem q eu gosto muito dele, nos ñ nos falamos direito mas ja tivemos varias trocas de olhares, eu orei a Deus pedi confirmaçoes para saber se ele é realmente o cara certo ate q uma noite de culto Deus usou uma irmã pra nos dar confirmação e eu e ele nos abraçamos, ele me falou q quer pedir permissao a minha mãe para poder namorar cmg. mas faz um tempo q ele me falou isso e esta me mandando esperar mas eu ñ aguento mais esperar ele esta demorando muito para falar e eu ñ sei se espero ele ou se simplismente tento esquece-lo ñ sei oq fazer me ajuda sr tania por favor!!!

  • Avatar

    ana carolina de oliveira teodoro Sep 28 2015 - 5:52 am Reply

    ola tania meu nome e ana carolina sou de alpinópolis mg tenho 27 anos e participo do grupo de oração dia de quarta e do grupo de jovem dia de sabado paraclito paracristo e estou gostando de um menino descobri esses dia para traz so que eu tenho medo de falar para ele que gosto dele sabe quando eu vejo ele meu coração despara sindo minhas pernas bamba aquele gelo e tenho medo de falar para ele e ele me dar um fora e no facebook eu comento as foto dele chamo ele de meu moreno lindo! meu amor e no bate papo ja pedi para ele cuidar do meu coração e outra coisa ele também praticipa do grupo de jovem também de tudo me ajuda tania me uma resosta

  • Avatar

    baby Nov 23 2015 - 11:21 am Reply

    oii
    aq eu gostaria de uma dica sua….eu e um amigo meu da minha igreja somos amigos a mais de 4 anos, e d uns tempo pra ca ..meio q descobrimos oq sentíamos um pelo outro…e nisso no final de alguns culto ele me levava ate na porta d casa …ai ele me pediu em namoro e q fosse de Deus e tal sabe…ai eu aceitei ….so que n agimos como dois namorados sabe…agimos como se fôssemos dois amigos…tipo na frente das pessoas so nos cumprimentamos e tal …..ai eu n sei oq fazer…………….se eu devo tomar atitude e fazer isso andar ou esperar ele….???

  • Avatar

    gessica Mar 13 2016 - 9:30 am Reply

    Oi, tem um rapaz da minha igreja que não para de olhar pra mim, quando eu tou com meus pais, ele ainda fica olhando pra mim, eu já gosto dele a bastante tempo, mais não tenho coragem de falar dos meus sentimentos pra ele, a gente não e nem amigos, mais eu sou amiga de um amigo dele, mais a gente não se fala, so pelo mensseger.

  • Avatar

    Jessica Mar 16 2016 - 4:11 pm Reply

    Ola estou precisando urgente de uma ajuda rsrs, converso com um rapaz somos muito amigos enfim ele sempre me ajuda quando preciso mais tudo na amizade.
    Quando estou com ele sinto outra coisa, conversamos muito sobre relacionamentos porem nunca sobre nos estamos orando porem não assumimos que oramos um pelo outro .. temos uma diferença de idade de 4 anos ele já é batizado e eu ainda não irei me batizar em duas semanas acho que isso deve contar para ele.. tenho medo de contar para ele oque eu sinto e perdemos a amizade como somos da mesma igreja ficar naquele clima chato estou sabendo esperar e estou até surpreendida comigo mesma rsrs por ter mudado tanto por uma pessoa em tudo ele me ensina cada dia mais e tenho mais medo ainda porque não quero um namoro para terminar e muito menos ele .. estou me preparando para namorar sim porem noivar e casar e ele o mesmo .. não sei mesmo oque eu faço em questão disso se puder me ajudar ficarei eternamente grata rs fica com Deus s2

  • Avatar

    Jéssica Mar 29 2016 - 3:13 pm Reply

    Olá, Dna Tânia! Estava lendo sobre a série namoro cristão, e preciso muito de uma orientação. Gosto muito de um rapaz tímido e inseguro. Tenho observado seu comportamento e acredito que ele é um homem de respeito com a família e que busca ter um relacionamento sério.
    Já me deu vários sinais que gosta de mim, mas não tem coragem de falar.
    Me aconselharam que devo pedir ele em namoro, mas acho errado e ele quem deveria tomar a iniciativa.
    Preciso muito de ajuda, o que eu deveria fazer nesta situação?
    Muito obrigada pela oportunidade, gostaria que a sra me ajudasse o mais rápido possível encaminhando a resposta por e-mail se possível. Deus abençoe.

  • Avatar

    anonima Apr 28 2016 - 6:09 pm Reply

    oí, isa quero aconselhar a voce e a outras jovens que estao passando pela mesma situaçao que voce esta paseando a esquecer esse rapaz que esta brincando com os seu sentimentos pois se ele gostase de voce pra ser a namorada dele ele ha teria se declarado pra voce mais o que ele gosta de verdade é de se achar é que vive acaba levantando a auto estima dele por saber que existe uma garota que gosta dele mais no dia que voce chegar na igreja com un rapaz aí ele vai sentir siume de voce e vai perceber que o mundo nao jira entorno dele falo isso porque tengo un irmao e entendo o geito dos homens pois vejo ele converssando com os amigos dele pesso perdao se eu estiver errada ou julgando mal una pessoa que eu nem conheço.

  • Avatar

    ANITA May 30 2016 - 8:46 am Reply

    ola Dna TÂNEA fiquei lendo o seu blog e achei ótimo .

    a 1 ano atras conheci um rapaz nos tornamos amigos temos conversado muito ,sem querer comecei a criar um sentimento por ele de principio pensei q era algo normal mas depois de 6 meses tava demais me distanciei dele pensando q com distancia iria esquece-lo orei pedindo uma direção e DEUS falou comigo por meio de uma palestra tomei a decisão de contar a ele mas não tinha coragem tive medo de ser rejeitada então pensei em ficar calada.

    AS veses tenho notado um comportamento estranho nele ,ele pega minha mão da olhares estranhos.quando perdi minha sobrinha ele estava ai com seus amigos eu me aproximei pra dar boa noite quando cheguei ao lado dele deu-me um abraço forte e senti q não queria soltar-me .NAO SEI OQUE FAZER PRECISO DA SUA AJUDA

    QUE DEUS TE ABENCOE

  • Avatar

    James Jul 8 2016 - 2:20 pm Reply

    Oi sou amigo de uma jovem a mais ou menos um ano , e gosto dela mas do que como amigo , mais sou muito tímido e não sei se é o tempo certo de falar os meus sentimentos pra ela . Tenho orando a Deus em relação a isso mas mesmo orando sempre continuo sentido uma sensação de angústia e me sentindo muito confuso se falo ou não com ela

  • Avatar

    Jose Aug 15 2016 - 7:13 pm Reply

    Gosto de uma garota da igreja ela tem 15 anos e eu 24 mas pareço ter 18/19, a diferença é enorme, pela forma como ela se comporta ela gosta de mim também só que não me declarei pra ela ainda, pois tenho medo do que os pais vão achar, mas eu a respeito muito e jamais tocarei nela antes do casamento. O que acham de tudo isso será que Deus aprova? (Sou homem)

  • Avatar

    Adriana silva Gregório Aug 25 2016 - 8:20 am Reply

    Tem um menino da igreja que se declarou para mi ,ele pediu para orar com mingo ,estamos orando ,só que não vejo muita firmeza na parte dele sabe,devo esperar mais? orar mais?,ou desistir?ele vive a mi observar o tempo todo ,o que fazer?quero uma resposta para estar questão.

  • Avatar

    Liliane Oct 1 2016 - 1:49 pm Reply

    Tem um garoto da minha igreja q gosta de mim ele até fala q quer namorar comigo, já pediu o meu numero e não sai da minha cola e eu já estou gostando dele o q eu devo fazer devo me declarar pra ele e pedir pra orar comigo. me anudem por favor!!!

  • Avatar

    Sabrina Maria Nov 19 2016 - 12:25 pm Reply

    Ola, me chamo Sabrina, tenho 14 anos.
    Eu era evangélica e me afastei da igreja. Mais sempre fiquei orando, lendo a palavra e sempre pedindo a Deus que me enviasse um rapaz pra cuidar de mim. Que goste de mim, um namorado pra um dia virar meu esposo.
    Na semana passada eu me reconciliei na Igreja e no mesmo dia conheci um menino e até hoje agente Conversa. Nosso papo é meio normal. “Oi Amor”, “Tudo Bem”, “Ja almocou”, “Vai Fazer o que hj”, “Vai pra Igreja”. Tipo isso! Então, desde alguns dias atrás eu não paro eu pensar nele, fico nervosa e feliz ao msm tempo quando ele me manda msg. Meu Coração fica pulando de alegria quando ele me chama de Amor ou outro nome carinho. Penso que gosto dele mais ele não sabe disse.
    O que devo fazer se só tem uma Semana de conversa?? Devo chamar ele pra orar ou não?!

  • Avatar

    Sandro Lúcio Nov 27 2016 - 11:33 am Reply

    Dona Tânia, tudo bem ? gostaria de perguntar a senhora se eu posso lhe mandar um texto por e-mail para a senhora poder tirar as minhas duvidas ?

  • Avatar

    Sandro Lúcio Nov 27 2016 - 11:34 am Reply

    O livro escolhida para o altar é especifico para mulheres ?

  • Avatar

    Ana Cibely Jan 22 2017 - 9:39 am Reply

    Olá Tânia, gostei muito do seu blog.
    Estava lendo seu artigo “namoro cristão. Falo ou não falo”. Estou em uma situação assim, gosto de um rapaz do meu grupo de jovens, já a um bom tempo, o máximo que nos falamos pessoalmente é um simples cumprimento, mas por Whats já falamos algumas vezes, sempre eu iniciei a conversa, algo simples e pronto. Há um tempo eu não falei mais nada. Cheguei a enviar uma mensagem como se fosse outra pessoa, dizendo que eu gostava dele, ele se disse surpreso, mas não respondeu nada, depois disso ele age como se não soubesse, é gentil e educado nada além disso.
    Fico em dúvida se ele não faz nada pq não acreditou ou por timidez, ou se realmente esse informação não significou nada. Mas essa dúvida me incomoda, e já pensei em eu mesma falar. Pode me ajudar, o que acha que devo fazer.
    Aguardo sua resposta. Desde já agradeço. Abraços

  • Avatar

    Gabriela Ferreira May 22 2017 - 11:20 am Reply

    olá Tânia, faz 2 meses que conheci um rapaz da Igreja, sei que estou interessada nele e gostaria que orássemos juntos pra saber se essa é a vontade de Deus pra nós mas não sei se ele se interessa por mim, o que fazer? Falo com ele mesmo assim ou espero pra ver se ele toma a iniciativa? Obrigada bjs

  • Avatar

    Esttefany Jul 24 2017 - 8:49 pm Reply

    Olá Tânia , bom tenho um amigo da igreja q eu sempre conversei com ele e era muito legal, mais eu achava q não sentia nada por ele, mais chegou uma hora em que nós paramos de conversar mais não sei o pq, e foi um bom tempo, e nesse tempo eu pensanva q gostava dele mais pensava tbém que eu não queria ter nada sério que queria namorar e casar com outra pessoa .. Então da pra perceber que eu tou muito indecisa quanto a isso e eu não quero acreditar que eu gosto dele por não quero ter nada …quando resolvir puxar assunto chegamos em um assunto em que ele disse que não conversava mais comigo pq tava conversando com outra menina e perdia noção do tempo quando conversava com e que estavão orando, foi um baque pra mim e resolvir dizer q acho que estava gostando dele e não sei se foi o certo.. Mais falei oq eu queria, nem tudo mais falei! Obg desde já pela resposta.

  • Avatar

    Ana Aug 14 2017 - 8:23 am Reply

    Bom dia… nossa esse post me ajudou muito.
    Estou nesse momento vivendo uma situação desta.
    Um rapaz que conheço já a bastante tempo na igreja mesmo, ele inclusive já foi interessado em mim a um tempo atras. Hoje eu sou interessada nele, e fiquei naquela de não saber se era certo falar ou não. E ontem acabei falando, fui super discreta até pq não gosto de muita exposição. Disse a ele que de um tempo para cá passei a ve-lo com outros olhos. E ele me disse que esta numa fase complicada e não estava pensando em relacionamento agora, mas que poderias orar a respeito, e que não queria me magoar. Interpretei como uma possibilidade, mas pelo menos agora não fico ansiosa, sem saber o que fazer. Mas agora se ele quiser ele tem que vir ate mim e conquistar, pq o que ele tem também é uma possibilidade e não uma certeza.

  • Avatar

    Evellyn Oct 1 2017 - 10:12 am Reply

    Olá Tânia tudo bem?
    Me ajude eu estava com uma pessoa ele é evangelico e eu também até que pecamos e depois disso passamos a brigar por besteira e não conseguimos nas se entender. E agora estou gostando do amigo dele que também é evangélico e já fiz de tudo pra não sentir isso pois isso me faz pecar estou orando muito fiz outro facebook só pra não ter ele como amigo mas ele acabou me adicionando estou tentando esquece lo mas não consigo o que fazer?

  • Avatar

    Kauane Feb 27 2018 - 11:21 pm Reply

    Oi Dona Tânia.
    Então,eu gosto de um rapaz da igreja ,ele já foi casado, só que infelizmente sua esposa faleceu há uns dois anos,ele tem 11 anos à mais,e nos somos amigos, convivemos no mesmo círculo de amizades, só que ultimamente não temos conversado tanto como antes,como posso chegar até ele e dizer que gosto dele?(obs:sou um pouquinho tímida)!
    Beijos !

  • Avatar

    Flaviana Souza Mar 12 2018 - 11:51 pm Reply

    Ola dona Tânia agradeco muito se responderes meu comentário, bom sou evangélica e me mudei para uma outra cidade a qual conheci uma rapaz abençoado demais, filho dos meus pastores, bom toda essa mudança tem nos aproximado muito e sinto um sentimento forte a qual tenho orado pra Deus direcionar e me mostrar se é realmente isso e a cada dia sinto aproximação, tem um porém, ele tem 32. Anos nunca teve namorada, nem relacionamentos a vida dele sempre foi muito voltada a vontade de Deus e confesso que isso me deixa insegura para dizer oque sinto, afinal, tenho inseguranças e nao sei se estou sendo correspondida nas atitudes pelo fato dele um rapaz tão transparente, gostaria de uma ajudinha rs como faço, e oque falo a ele rsrs ?

  • Avatar

    Mariana Varela da Silva Nov 9 2018 - 6:27 am Reply

    Bom é assim, eu estou interessada em um rapaz da minha congregação, só que eu não tenho intimidade com ele só com a irmã dele, nos trocamos olhares um com o outro mais não sei se ele pensa como eu penso, aí fica aquela dúvida né

Leave a reply

Name (required)

Website