Serie Namoro Cristão 14 – Namoro Grudento

Tania Rubim

Serie Namoro Cristão 14 – Namoro Grudento

“Estou namorando um rapaz e vamos para 5 meses de namoro.  Quando começamos a namorar eu sabia que ele não gostava de mim o suficiente, mas mesmo assim aceitei começar nosso namoro. Nos conversamos bastante, mas eu tenho ciúmes dele. Recentemente ele me pediu para não ligar mais para ele, me disse que eu estava ligando demasiado. Ate o chefe dele reclamou com ele por que eu estava ligando toda a hora. Fiquei um pouco triste pois sou a namorada dele e gosto muito dele.  Ele fez certo em pedir para eu não ligar  e sim esperar que ele me ligue?”

Um(a) namorado(a) “chiclete” é aquela pessoa muito grudenta, que sustenta uma relação possessiva. Normalmente, é uma relação que sufoca.

Vamos detectar o problemas pela raiz, essa atitude sua de ficar ligando toda a hora é uma insegurança, você quer que ele pense em você, quer lembra-lo a cada momento que você existe e o ama, consequentemente espera o mesmo da parte dele. Isso se deve a você ter começado o namoro sem estar segura dos sentimentos dele para com você e não ser correspondida da mesma maneira.

Só que os exageros nunca são saudáveis e os ciúmes não trazem bons resultados.

Como já foi dito em artigos anteriores, o homem gosta do desafio de conquistar, se a mulher não lhe da essa oportunidade, ele perde o interesse, pois ela esta tomando o lugar dele.

Você deve conhecer o seu valor, se você precisa suplicar por atenção e carinho, algo não anda bem.

Nesse caso você  esta sendo exagerada ligando demasiado, pois se até o chefe dele se deu conta, é porque você liga em horários impróprios que prejudicam o trabalho dele.

Se ele pediu para esperar ele ligar, então faça isso. Não quer dizer com essa atitude que ele não gosta de você, simplesmente ele não quer ser interrompido no trabalho e quer ser ele a te conquistar, deixe que ele sinta saudades, que ele sinta a sua falta, e tenha desejo de procura-la, pois da maneira que você esta agindo só o afasta mais.

É difícil lidar com uma pessoa grudenta e ciumenta, que não é segura de si mesma, que mostra debilidade, desconfiança, que fica atrás o tempo todo fazendo o parceiro se sentir sufocado.

É hora de usar a fé inteligente e não deixar que as emoções falem mais alto, os homens não gostam de se sentir controlados, deixe ele tomar a iniciativa não fique muito atrás pois isso mostra uma insegurança da sua parte, permita que ele faça algo para conquista-la, se você fica ligando muito, ele nem tem a oportunidade de fazê-lo por ele mesmo, pois já sabe que você vai ligar.

Se você já viveu um namoro assim, deixe o seu comentário.

 

Autora do livro "Escolhida para o Altar". Faço a obra de Deus no Altar por 20 anos, espero através do blog ajudá-las, dividindo com vocês experiências e aprendizados.


Comments (30)
  • Avatar

    Ana Nov 29 2011 - 5:17 am Reply

    Bom dia Dona Tania,

    Realmente , é terrível um namoro assim , eu tive um namoro grudento durante um ano , eu não conseguia respirar , ele sempre estava me investigando por todos lugares que passava , e com todas pessoas que falava, ele não confiava em min , ele me ligava toda hora , no começo eu não me incomodava muito, porém com o tempo fui odiando … até que terminei tudo , e não conseguia nem ao menos sentir falta dele , ele já ficava chorando , vinha atrás de min e com essas atitudes só me confirmava a certeza de que havia feito o certo. Eu penso , que tanto pro homem quanto pra mulher não é bom ser ”chiclete” , a outra pessoa pode até suportar por algum tempo , mais não vai aguentar cedo ou tarde irá se sentir sufocada e colocar um ponto final ..

  • Avatar

    Karol Nov 29 2011 - 6:40 am Reply

    Bom dia!!!
    Nossa eu já convivi com isso é extremamente chatooo, só que era ao contrário pelo fato dele não está seguro, ele me ligava toda hora, e tentava me controlar não podia falar com ninguém se eu tivesse assunto para resolver no trabalho com homens logo ele aparecia na porta da sala para perguntar o que eu estava falando, e pelo fato de ser tão grudento e ter ciumes ele acabava gritando comigo, então o ciumes obsesivo dele acabou sufocando a relação, fui me afastando dele observação: eu gostava muito dele mas isso acabou me levado a se afastar dele, e o relacionamento acabou, bom ele não tinha confiança em mim ele não me dava espaço para nada, cansei o relacionamento acabou, para Sra ver, hoje estou em outro relacionamento e mesmo assim ele investiga a minha vida e do rapaz.
    Nossa ninguém merece gente assim.

  • Avatar

    luana Nov 29 2011 - 6:57 am Reply

    Bom diaaaa…Olha,ja vivi sim um namoro desse jeitooo…e nao terminou nada bem!Eu tinha 16 anos e ele 17…foi meu primeiro namorado ..hoje tenho 21..eu ainda nao cnheçia a Deus NAQUELA EPOCA..era taoo insegura,morriaa de ciumesss,havia vezes que eu chegava a matar aula pra ficar com ele…e ele ate falava pra mim que eu nao deveria..mais naoo..eu fazia aquilo que “meus sentimentos e inseguranças” gritavam…e quando eu matava aula pra ficar com ele a gente sempree brigavaa,ao inves daquele momento que eu pensava ser “BOM”,nossa..era um tempo ha mais para EU arrumar motivo para brigarmos pela minha NECESSIDADE EXCESSIVA que ele ficasse todo tempo ao meu lado!No final das contas eu dexei tantoo a insegurança me dominar,que um dia “ameaçei” em pe em cima da grade me jogar da sacada do meu apartamento…nossaa..foi o fim msmoo…nunca mais ele disse que queria me ver..que eu era louca,descontralada,que iria acabar com a vida dele..e eu achando que ele fosse voltar pra mim…foi ai que ele se afastou MESMO de mim!Hojee,graças a Deus estou liberta dessas loucuras,de todo mal!mais ate hoje,todas as vezes que a insegurança,o ciumes,o medo(em relaçao ate as amizades) tenta vir,eu digo pra mim mesma :Hoje em dia o que mais é RARIDADE É UMA MULHER ACREDITAR EM SI MESMA,COMO DIZEM…NO SEU TACO NEH? E CONFIAR EM DEUS,ENTAO,NAO QUERO SER IGUAL A VELHA LUANA E NEM SOU IGUAL A NINGUEM,NINGUEM TEM MEU JEITO DE SER,DEUS ME DEU UM JEITINHO(QUALIDADES)QUE SOMENTE EU TENHO,E QUE A PESSOA QUE ESTIVER AO MEU LADO POSSA TER O PRAZER DE ME TER COMO AMIGA,ESPOSA,COLEGA,PORQUE EU CREIO QUE SE VOCE QUER SER DIFERENTE,COMEÇE POR DENTRO,SE VALORIZANDO COMO MULHER,SE AMANDO,RECONHECENDO SEUS ERROS,DEFEITOS,E BUSCANDO SEMPRE SER UMA PESSOA MOLDADA POR DEUS ,O HOMEM CERTO ADMIRA E DESEJA UMA MULHER QUE SE AMA,QUE NAO ANDA PELO DESESPERO DE FICAR SOZINHA NAO,MAIS QUE SABE ESPERAR E APROVEITAR ESSE TEMPO SO PARA INVESTIR NELA MAIS E MAIS !E NÓS TEMOS DEUS,TEMOS TUDO PARA SE AMAR..SOMOS DIFERENTES,E NAO IGUAIS AS MULHERES DESSE MUNDO! DEUS NOS ESCOLHEU PARA SERMOS REFERENCIAIS DELE PARA AJUDARMOS ESSAS MULHERES QUE NAO SE AMAM,NAO ACREDITAM EM SI,E MUITO MENOS CONFIAM SUAS VIDAS AO NOSSO SENHOR JESUS :))))

  • Avatar

    Alessandra Nov 29 2011 - 7:33 am Reply

    Olá dona Tânia eu ja vivenciei essa situação, ao ponto que o rapaz que eu namorava tinha ciúmes até das minhas amigas, reclamava até se eu tinha passado um perfume diferente. Deus me deu um grande livramento
    beijos

  • Avatar

    Dulce Nov 29 2011 - 7:54 am Reply

    Olá D. Tânia!!!

    Eu já vivi um situação dessa , tive um namorado que me ligava mais de 30 vezes no dia….mais era muito Chato, se tornou insuportável, onde eu passava com ele, ele achava que todo mundo estava me olhando e me desejando, arranjava brigas com os outros….. bem resumindo esse namoro durou 5 dias, porque eu não aguentei!!!!

  • Avatar
  • Avatar

    Obr. Dayana Girão Nov 29 2011 - 9:51 am Reply

    Boa tarde Dn. Tania!
    Bem eu já vivi um relacionamento assim, e olha que nós estavamos apenas conversando nos conhecendo para um futuro relacionamento !
    Ele nem me conhecia direito já dizia que me amava ligava toda hora, no inicio até que fiquei toda boba, “ai que lindo”, mais nós sabemos que “chiclete demais” não é bom, até que “bem, não deu certo”.
    Cada coisa em seu lugar, p. tudo tem um momento, devemos vigiar e não sermos levada pela emoção, pensar primeiro com a inteligencia!

    Muitos beijinhos♥

  • Avatar

    Daniela Nov 29 2011 - 1:54 pm Reply

    Bem eu nunca namorei, mas um namorado assim deve ser insuportável mesmo. Dá a impressão não confia , é inseguro e não tem mais nada pra fazer.

  • Avatar

    Rose Nov 29 2011 - 2:11 pm Reply

    Já vivi uma situação,se ela não passar a se amar com certeza vai perde-lo pois ninguem gosta de quem não é segura é só observar as mulheres mas realizadas sentimentalmente elas amam mas se dão o valor a todo o momento.Se por medo de perder se desvalorisar.Perde,se machuca e quando cai em si sente vergonha de tanto que se desvalorisou

  • Avatar
  • Avatar

    Paula Nov 29 2011 - 2:33 pm Reply

    olá,Boa tarde muito forte!!!!!!!!!!!

  • Avatar

    Cirley Paiva Nov 29 2011 - 9:03 pm Reply

    Ja vivi ess situação e muito desagradavel, por conta disso terminei o namoro, e ele ficou me pesrguindo, onde eu ia, la encontrava ele, minha familia teve que interferir para que nao acontece algo mais grave.
    Por isso aconselho sempre esperar Deus agir, pois quando fazemos a escolha errada sofremos muito.

  • Avatar

    Anronio Batalha Nov 30 2011 - 11:04 am Reply

    O alvo de meu blog é divulgar o bom nome de Jesus. E levar cada crente mais perto de seu Senhor, ficarei feliz se quiser fazer parte dele, contudo não deixarei de visitar, e comentar em seu blog. Ficarei á espera da sua amizade virtual. Minhas saudações em Cristo Jesus.

  • Avatar

    Tati Nov 30 2011 - 3:03 pm Reply

    Oi Dona Tânia, eu já passei por isso sim!
    Meu ex namorado pedia que eu ligasse para ele assim que chegasse na faculdade, no intervalo queria que ligasse para ele também e conversasse só com ele e na hora da saída voltasse o caminho inteiro falando com ele. Ele tinha ciúmes de tios meus, eu não podia nem ir as reuniões do grupo jovem da igreja, trabalhar em uma reunião que ele não estivesse e tinha que ficar em casa com ele. Deus realmente me livrou!

  • Avatar

    Débora Batista Assunção Nov 30 2011 - 8:05 pm Reply

    Boa Noite Dona Tânia,
    É bem difícil ficar num namoro onde um dos dois é possessivo e grudento, principalmente quando você têm muitas atividades diárias, eu já passei por isso, o meu namoro foi bem “grudento”, não podia nem trabalhar em paz, não é que você não goste da pessoa, mas todo mundo precisa de um espaço para trabalhar, estudar ou até mesmo sair com as amigas a sós, no começo do meu namoro eu percebi umas atitudes semelhantes a desta moça, só que depois foi piorando a cada dia, a ponto de estar trabalhando e o meu antigo namorado ligar dizendo que estava indo pro meu trabalho me acompanhar, e não é só isso, as vezes eu saia do trabalho e todos os dias ia comer com as amigas num lugar, ficava uma meia-hora com as meninas, e lá estava ele, parecia um detetive atrás de mim, me incomodava bastante o fato dele não me perguntar se podia ir me ver na minha casa ou se naquele dia eu estava disposta a recebê-lo, ele só ia sem avisar e quando não me encontrava ia na casa de todas as minhas amigas procurando uma por uma até me encontrar, ia me deixar e buscar todos os dias na escola e até aí tudo bem, o problema foi quando ele praticamente parou de viver a vida dele, para viver só em função de mim. Não ia quase a faculdade, só para me acompanhar e fiscalizar, as vezes perdia aula só para me acompanhar no meu trabalho pois eu trabalhava externamente, parou de trabalhar porque o horário de trabalho dele as vezes o impedia de me ver todos os dias,deixou de cuidar do grupo jovem que ele era líder, só para ir me fiscalizar no meu grupo jovem, que eu liderava, ia ver se os jovens não davam em cima de mim. Ou seja, eu fui vendo isso e perdi o interesse pois imaginava como seria depois de casar, a gota d’água foi o dia em que ele me disse numa crise de ciúme que teve que depois de casar eu não iria trabalhar, falou isso depois de ter me envergonhado com ciúme na frente de um cliente. Eu me aborreci e isso foi me desgastando, me sentia sufocada, a insegurança sufoca, o medo de perder prejudica, o ciúme, o grude, a possessão, a falta de um pouco de liberdade, a desconfiança.
    Sou a favor que casais estejam sempre juntos desde que haja um equilíbrio, todas as pessoas precisam de um pouco de espaço, para se realizarem profissionalmente e para outras coisas também, ninguém gosta de um namorado(a) que vive em função do outro(a), e isso acontece principalmente com pessoas desocupadas e que não levam a sério suas responsabilidades, é a mulher ou homem que por exemplo não trabalha, não têm muito com o que se ocupar,não procura um curso pelo menos para fazer, aí vive em função do parceiro, vive para vigiar ,faz isso porque não têm o que fazer da vida, ou até têm mas não leva a sério suas responsabilidades, ou também há os que têm problema espiritual (ciúme, insegurança, precisam de atenção 24 horas por dia) não se conformam com a atenção espontânea que o parceiro têm para lhe oferecer. Atenção têm que ser uma coisa espontânea, dar um espaço faz parte de um bom relacionamento, dá para sentir um pouco de saudade, existem mulheres que acham que se desgrudarem um minuto dos parceiros a “POMBA GIRA” vai pegá-los e isso é muito prejudicial demonstra insegurança e possessão, e não têm nada haver com cuidado!!!!!!!

  • Avatar

    Karina Mendes Nov 30 2011 - 8:12 pm Reply

    Nós mulheres temos que conhecer o nosso valor diante de Deus e diante de nós mesmas. Todas nós já temos uma grande tendência a insegurança no que diz respeito a vida sentimental, e isso é uma das nossas maiores lutas. Por isso devemos manter uma comunhão com Deus, pois mesmo quando passamos por essas inseguranças, Ele nos guia e nos dá a direção de como devemos agir, a fé nos torna fortes e seguras.

  • Avatar

    ANGELA Dec 1 2011 - 2:55 am Reply

    Ola dona Tania eu era assim era insuportavel por isso meu casamento acabou só assim eu aprendi que eu tinha que mudar mas ser assim é terrivel é um descontrole emocional a gente quer a atenção do outro o tempo todo se não recebe fica assim.

  • Avatar

    KASSIA Dec 2 2011 - 8:15 am Reply

    EU ERA UM CHICLETE TBM
    UM NAMORO NAO DEU CERTO SÓ POR CAUSA DISSO E MUITO CIUME
    ISSO PREJUDICA MUITO EM UM RELACIONAMENTO.
    AGORA TO SOZINHA, MAS QUANDO ME RELACIONAR COM ALGUEM VAI SER DIFERENTE
    HOMEM NAO GOSTA DE MULHER GRUDENTA AGORA QUE EU ENTENDI
    BJUS DONA TANIA

  • Avatar

    Erica Moraes Dec 6 2011 - 10:11 am Reply

    A senhora falou tudo Dona Tânia,deve ser horrível ter uma pessoa assim…………..

  • Avatar

    leia Dec 6 2011 - 2:52 pm Reply

    pura verdade! eu era assim com meu amor grudenta e ele nem me ligava pq sabia q eu iria ligar para ele eu o sufocava e homem gosta de conquistar…

  • Avatar

    Esther Dec 7 2011 - 9:53 am Reply

    Hola Sra Tania, bueno yo tengo poco tiempo de novia con un colaborador, ambos tenemos el sueño futuro de hacer la obra en el altar, y a pesar de que todavía el no es auxliar, tenemos muchas responsabilidades en la iglesia, en especial yo, lo cual me parece una maravilla, pues en el lugar donde estamos es necesario dedicarse bastante en Fuerza Joven… Sin embargo a pesar de ser novios casi nunca tenemos tiempo para ambos, pues a pesar de varias veces planificar por lo menos 1 vez a la semana para salir, una llamada lo cambia todo… El realmente quiere pasar más tiempo conmigo, yo también pero la situación ya me está incomodando bastante, pues casi no tenemos tiempo de hablar y conocernos más a pesar de que siempre estamos juntos trabajando para Dios en la iglesia, quiero saber que debe cambiar en nosotros o en mí específicamente para que halla un equilibrio en nuestra vida sentimental, porque tampoco queremos dedicarnos todo el tiem po pero por lo menos una tarde, ya que también somos funcionarios del departamento de comunicaciones en la iglesia y nuestro trabajo exige sacrificio, no sé que debería hacer, pues a veces quiero estar con él y no puedo hacerlo.

    • Avatar

      Tania Dec 7 2011 - 5:23 pm Reply

      Ola Esther, si no les es posible sacar una tarde para salir, ustedes pueden optar por salir una o dos horas. Es importante que se conozcan, aprovecha también los momentos que están en la iglesia para poder observarlo y convivir un poco con el. Sigue en la fe, besitos!

  • Avatar

    Priscila Alves -RJ Dec 13 2011 - 9:43 am Reply

    olá …eu nunca tive esse problema de ser uma namorada ciumenta e grudenta, entretanto, ajudo uma jovem na IURD que vive um relacionamento totalmente errado. Não só ela é grudenta e tem um ciume excessivo, fazendo c que seu companheiro sinta vontade de fikar longe dela por não aguentar o controle da namorada. Do mesmo ele tbm não esta preparado para namorar por imaturo sendo ele 5 anos maiis novo que ela…já nem sei maiis como ajuda-los pois nem um nem outro quer dar o primeiro passo para uma mudança. Isso serve pra vc jovem que quer namorar observe que nada sem a direção de Deus vai pra frente! procure primeiro ter realmente um encontro c Deus ser batizada c o Espirito Santo para que haja um amadurecimento e vc aprenda a raciocinar, ter inteligencia para guiar a sua vida na palavra de Deus. Deus abençoe.

  • Avatar

    jaiane Dec 13 2011 - 10:56 am Reply

    oiii dona Tania eu já tive um namoro assim, mais graças a DEUS ele mim livrou, agora eu aprendi a esperar em DEUS.
    NA FÉ SEMPRE
    BEIJINHOSSSS

  • Avatar

    Cleonildo Dec 13 2011 - 12:52 pm Reply

    conheço um casal so de olhar pra esse casal da um coisa ruim, e pq são obreiros, agente fala eles, acham ruim, ele controla ele, ele tem ciumes dela com as amigas, sçao dois chiclete.

  • Avatar

    Yenifer Dec 20 2011 - 4:08 pm Reply

    Holaaaaaaaaa …. Yo ya pase por un noviazgo así, y no duro mucho xq el muchacho solo me controlaba y quería mandar en mi vida, la verdad es que nunca lo quise, y no veia la hora de que se fuera de mi vida… Lo deje, xq ya no aguantaba más……… Y ahora no lo quiero ni ver, xro el me sigue mandando sms. Que hago? Le contesto diciendo q no lo quiero ni ver, o djo quieto? AYUDAAAAAAAA……

  • Avatar

    valeria janga Dec 25 2011 - 7:08 pm Reply

    muito forte essa orientaçao.

  • Avatar

    emanuely Dec 27 2011 - 9:49 am Reply

    OLA DONA TANIA EU JÀ VIVI UM AMOR ASSIR EU LIGAVA MUITO PRA ELE POIS NA HORA QUE ELE ESTA LIVRE,MAIS MESMO ASSIN EU NÃO PODIA FALA COM NEN UM AMIGO MEU POIS ELE ERA MUITO SIUMENTO ELE BRIGAVA COMIGO HOJE ELE SOU NA OUTRA SEMANA ELE ERA ASSIM POIS COM O SIUME DELE DOENTIO EU ACABEI COM ELE

  • Avatar

    dayany Dec 28 2011 - 5:30 am Reply

    Bom dia dona tania,tenho 17 anos e sou da iurd e do força jovem,tenho um namorado que não é da igreja,mais ele vai quando chamo.O problema é que eu já o namorava por um tempo e nunca fui ciumenta,mais depois q descobrir uma traição dele o deixei,mais ele insistiu tanto pra voltarmos que voltei,só que agora eu não consigo confiar nele de jeito nenhum,pois tudo acho q ele tem amante e jogo isso na cara dele.o que eu devo fazer lutar contra esse sentimento ? ou o deixo? pois tb quero um homem de Deus e não quero perde meu tempo com ele se não for de Deus

  • Avatar

    Homem Nov 25 2014 - 1:27 pm Reply

    Concordo com o artigo. Porém, tem que ver também que tem gente querendo namorar SEM COMPROMISSO e dá desculpa que a outra pessoa é grude.

    É o que ta acontecendo comigo agora. Eu NUNCA ligo pra ela. E se deixar ela esquece que existo. Estou pensando seriamente em terminar.

    MULHERES, ENTENDAM: sou homem e não quero ficar conquistando pra sempre sem obter nenhum retorno. Isso é a maior mentira que dizem: ‘homem ama conquistar’. Homem maduro quer paz e estabilidade no relacionamento. Não mulher que fica fugindo e se fazendo de difícil.

    Pelo amor de Deus. Ajam de forma natural.

Leave a reply

Name (required)

Website