Serie Namoro Cristão 13 – Diferença no nível cultural

Tania Rubim

Serie Namoro Cristão 13 – Diferença no nível cultural

“Tem um obreiro que é responsável pelo grupo jovem da minha igreja. Eu sempre gostei de participar, dar ideias, então passei a ser auxiliar dele no grupo. O problema é que ele acabou gostando de mim. Eu tenho analisado com muita atenção e vejo quanto ele é dedicado. Tenho deixado Deus me mostrar se é a pessoa certa. A única coisa que vejo que pode ser problema é em relação ao estudo. Pois eu tenho mais estudo do que ele, tenho faculdade. Gostaria de saber como lidar com essa diferença de estudo entre eu e ele que geralmente é ruim para os homens.”

Nos dias de hoje isso pode ser uma situação muito comum, as mulheres estudam, têm sua profissão e se realizam no mercado de trabalho.
Claro que isto pode trazer alguns problemas no casamento quando a mulher tem uma formação acadêmica e o marido não, ou ate mesmo ganha mais dinheiro e ocupa posições mais altas e destacadas no mundo professional. Como fazer quando ela tem o “poder econômico”?

Ha alguns fatores a tomar em conta e os dois devem estar conscientes das barreiras que terão que enfrentar. Não desprezando nenhuma profissão pois todas são importantes, mas as diferenças podem sim causar algumas desavenças.

1-    Você deve ver se esta disposta a ter ao seu lado uma pessoa que tem menos estudos ou talvez um nível cultural inferior.

2-    Deve estar consciente que ainda que você tenha um salario mais alto que seu esposo, você jamais deve usar isso para o humilhar ou querer ter o controle da relação e das finanças por achar que tem esse direito devido a aportar mais dinheiro.

3-    Quanto mais o casal investe num projeto de vida a dois, em que considerem tudo dos dois por igual, maior será a sua capacidade para lidar com os preconceitos dos outros, que sempre existem.

4-    Quando ele tenha que compartilhar com os seus amigos,  você pode vir a sentir vergonha dele e ele por sua vez não querer acompanhar você a determinados lugares por não se sentir a vontade com seu grupo de amizades, se sentir fora de lugar e não saber manter uma conversa.

5-    No dia a dia também podem surgir diferenças, nas coisas mínimas, como comportamento, costumes, pois são dois mundos diferentes que se unem. Ambos têm que saber compreender e respeitar o outro.

6-    Veja se você ira admira-lo e ter prazer de apresenta-lo com orgulho.

7-    Tem que analisar se ele também esta preparado para conviver com uma mulher que ganha mais dinheiro, pois para muitos homens isso significa uma humilhação, sendo que eles têm a cultura de ser o provedor principal da família. Isso faz ele se sentir no controle.

8-    Podem surgir no futuro conversas do casal sobre a gestão financeira focadas nas diferenças de ordenado e na contribuição de cada um, com acusações mútuas. Argumentos como “Sou eu que pago, logo…” começam a se fazer presentes. Tudo isto deteriora a relação, quando existe uma disputa pelo domínio.

Do ponto de vista espiritual, sendo que os dois são de Deus não ha problema, mas ambos devem estar conscientes de tudo que terão que enfrentar dia atrás dia, e ver se realmente estão preparados a enfrentar tantos desafios.

Parecem coisas banais, mas devemos toma-las em conta, pois não deixa de ser uma incompatibilidade.

 

 

Autora do livro "Escolhida para o Altar". Faço a obra de Deus no Altar por 20 anos, espero através do blog ajudá-las, dividindo com vocês experiências e aprendizados.


Comments (23)
  • Avatar

    Aline Nov 23 2011 - 7:26 am Reply

    É verdade é complicado,pois ele não se sentirá a vontade do lado de uma mulher que tem uma vida financeira “melhor” que a dele,os homens gostam de ser o cabeça,e quando não é se sentem inferior,ou humilhado com a sra falou,mesmo ele sendo de Deus!

  • Avatar

    Ingrid Nov 23 2011 - 8:24 am Reply

    O que fazer se você entra numa relação em que a pessoa diz que irá estudar o tempo passa e nada. E você chega na conclusão de que isso não irá acontecer, e você se imcomoda com isso, mesmo a pessoa sendo de Deus?

    • Avatar

      Theani Inácio Nov 25 2011 - 6:57 am Reply

      A pessoa não pode querer progredir ou estudar só para agradar o companheiro ( a ) , deve fazer parte do espirito da pessoa . Se o rapaz diz que quer e não toma atitudes a respeito é porque esta acomodado. Eu não me casaria com uma pessoa acomodada

  • Avatar

    Dayana Girão Nov 23 2011 - 9:29 am Reply

    Com toda certeza Dn Tania, eu conheço um casal na IURD, que tem este problema ela trabalha ganha muito mais que ele e tem nível superior, pelo que eu aompanho os dois vejo que ela não tem sabedoria e sempre tras á conversa o fato dela pagar a maior parte das contas e fazer a maior parte das compras.
    é bem difícil, por esse motivo deve-se pensar muito bem em toooodos os sinais analisar se é compatível ou não, para que não venhamos a nos arrepender no futuro!

    Muitos beijinhos, Dn tania♥

  • Avatar

    Gregorio Leal Nov 23 2011 - 10:04 am Reply

    dona Tânia
    realmente isso e muito forte e praticamente uma historia que eu conheço de uma certa pessoa falou com mingo

  • Avatar

    Gregorio Leal Nov 23 2011 - 10:07 am Reply

    para colocar sua imagem no comentário entre nesse site íngua ao meu

    1. Vá até http://www.gravatar.com , clique em SIGN UP
    2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários
    3. Faça upload da foto que deseja
    4. Complete o cadastro e pronto. _o/
    Após o 4º passo, aguarde alguns minutos para a foto aparacer. Ás vezes demora um pouco, mas aparece!!!

  • Avatar

    Juliane Caetano (Bauru - SP) Nov 23 2011 - 12:29 pm Reply

    Puxa deve ser muito complicado vc gosta de uma pessoa e não poder ficar com ela por causa do nivel social dela, mais infelizmente isso faz toda a diferença em um relacionamento, depende de cada pessoa e casal pois sei de um caso que a mulher tinha faculdade formada em pedagogia o esposo não era formado em nada, ela sustentava a casa e cuidava dos dois filhos enquanto ele estudava engenharia hj ele dá de tudo pra ela, do bom e do melhor pagou faculdades para todos os filhos a melhor hj são formados e bem casados e felizes, claro cada um tem uma fé e disposição, além dela confiar nele, Ele era esforçado e determinado a conseguir o diploma dele e emprego.

  • Avatar

    Glenda Costa Nov 23 2011 - 6:09 pm Reply

    Olá D.Tania!
    Só hoje consegui acessar o novo site da senhora e devo dizer que está lindíssimo!

    Não resisti e tive que ler toda a série de mensagens que a senhora escreveu até hoje sobre o namoro cristão! É muito bom e com certeza já me abençoou!

    Creio que poderá ser até um futuro livro da senhora rsrsr

    Um grande abraço, que Deus lhe abençoe!

  • Avatar

    Pablo Nov 23 2011 - 8:08 pm Reply

    Boa noite, não querendo ser machista, não mesmo. Mas eu me sentiria frustrado e impotente sabendo que minha namorada ganha mais do que eu. Quanto a nível superior, bom isso não creio ser uma vantagem, pois quantos são os homens que nem formados são(vide Bill Gates, Steve Jobs) e tem um nível intelectual, cultural e financeiro superior a de muitos com diploma em mãos(no caso do grande Steve Jobs:tinha, era).

  • Avatar

    Débora Batista Assunção Nov 24 2011 - 11:14 am Reply

    Boa Tarde Dona Tânia,

    Está Corretíssima, para algumas mulheres ,as que valorizam em um homem “um conjunto” , ter compatibilidade é fundamental, eu acho que mesmo que o homem não possua uma formação equivalente a da mulher este deve compensar isso de outras formas, ser o responsável maior pelas despesas da casa, assumindo seu papel de cabeça e a mulher de auxiliadora, ele deve buscar e interessar-se em aprender coisas novas e buscar crescer o seu potencial, acho que ele deve procurar se por no mesmo nível intelectual da esposa, mesmo que quando se conheceram ele tenha um nível inferior.
    Acho que ele não pode é ficar conformado com a situação, deve buscar se igualar ou ser superior a sua esposa para ser mais admirado por ela e para que a mesma se sinta segura e a vontade ao seu lado. Eu tenho um primo que conheceu sua namorada e ela fazia Jornalismo, e ele só tinha o Ensino Fundamental e isso o incomodava muito. Então ele resolveu investir nele mesmo a pedido dela, hoje está se Formando em Professor e acompanhou o nível da sua noiva. Mas há casos de pessoas que não têm interesse em querer aprender mais, não possuem interesse em crescer mais, ficam sempre em um nível inferior aos seus parceiros e não procuram fazer nada a respeito para mudar a situação. Acho que as diferenças entre um casal podem existir de início mas logo devem ser excluídas, caso contrário isso não dá certo.
    Eu sou uma pessoa que levo isso muito em conta, não conviveria com um homem sem “EDUCAÇÃO”, e sem “INTELIGÊNCIA”. Há mulheres que se satisfazem só com o prazer sexual que um homem têm para oferecer para as mesmas e por isso se eles a satisfazem neste aspecto para elas está de bom tamanho. Mas há outras mulheres que só isso não basta, é preciso que um homem seja “COMPLETO”. Que ele assuma o papel dele na relação e passe segurança para a mulher e principalmente que a mulher se sinta realizada ao seu lado e não sinta vergonha do mesmo, mas o aprecie de todas as formas, para que aja uma admiração verdadeira. No casamento a mulher precisa se sentir “PREMIADA” pelo homem que têm, e da mesma forma o homem e as diferenças de escolaridade são um fator muito prejudicial a admiração mútua. Resumindo: Todas as pessoas querem alguém “INTELIGENTE E QUE CRESÇA” ao seu lado.

  • Avatar

    Graciana Nov 24 2011 - 7:38 pm Reply

    Na minha casa existe a diferença economica, porém o meu esposo além de ser de Deus ele é um homem bem resolvido e essas questões nem chegam nas nossas conversas porque o caixa aqui em casa não é individual é coletivo as contas não são minhas são NOSSAS, a casa é NOSSA, o nome dele também é meu além de que somos uma só carne aqui lutamos para um só objetivo. E não é nada inteligente da parte da mulher falar coisas que diminuam o seu marido!
    Agora se ele fosse preguiçozo, acomodado, molenga resumindo: uma mosca de vala nem casaria com ele!

  • Avatar

    Erica Moraes Nov 24 2011 - 7:41 pm Reply

    Bem eu acredito que quando as duas pessoas são de Deus isso não deva atrapalhar pois a mulher saberá respeita-lo ser submissa.
    Por isso antes do casamento é possível resolver isso, porém a mulher tem que ser muito sincera, se ela vê que não conseguirá suportar, terminar é a melhor opção, se no caso não forem casados, e se for, mulher seja sábia ajude seu esposo e incentive a estudar mais se possível enfim, pra tudo tem um jeito.

  • Avatar

    Theani Inácio Nov 25 2011 - 6:51 am Reply

    Bem .. vamos lá , este é um assunto que me interessou . Estou solteira , aguardando em Deus a pessoa certa , neste tempo que estou esperando investi em minha vida com Deus e em mim . fiz faculdade , me formei , progredi e prosperei. Tenho bem definida a minha fé e desejo servir no altar. A incompatibilidade , eu creio neste caso não deve ser só avaliada pelo nivel de estudo , pois como alguns comentários sugeriram muitas pessoas não tem diploma , mas tem Espírito , são desenvolvidas intectualmente apesar de não ter diploma etc. Quando penso nisto , temos que avaliar a compatibilidade de pensamentos , se consegue desenvolver uma conversa consisa que agrade a ambos.., isso sim deve ser colocado na balança , objetivos em comum , inclusive os que se referem a vida material , profissional.

    • Avatar

      Paulo Dec 9 2011 - 6:35 pm Reply

      Concordo em tudo que você argumentou nesse teu post, e acrescentaria que existe uma diferença entre um casal que é culturalmente diferente, de um casal dissemelhante de ordem financeira. Quando me refiro que um casal é culturalmente diferente, o que esta exposto são duas pessoas com educação e conhecimento em um grau desproporcional ao outro. Nesses casos há envolvimento do tipo de conversa, os gostos por determinadas coisas, a forma de-se comportar e tratar as pessoas. ( me refiro as formalidade relativas ao ambiente em que convive). porém pode acontecer que no caso concreto onde um dos indivíduos mesmo não tendo formação superior pode ter rendimentos financeiros mais elevado ao outro, vide exemplos de mecânicos, pedreiros, montadores de moveis e outros profissão que não requer um grau muito elevado de estudos, que hoje estão melhor remunerados que muitos Advogados recém formados, outros não, que ganham pouco. Professores de series iniciais, dentistas concursados onde as prefeituras oferecem 3.000 reais por mês de sálario, hoje estão ganhando menos que as pessoas que exercem o tipo profissional citado acima. (exemplo: Meu amigo que comprou apartamento novo, gastou 3,500 reais para o montador montar os moveis do seu apartamento, em 4 dias de trabalho).

      Mas quando o assunto for o estudo e o casal quer se ver junto e ambos formados, trabalhando e ter seu desenvolvimento intelectual é maravilhoso, porém vamos novamente nos deparar com o tipo de formação cada um teve, e que profissão resolveu exercer. e voltaremos ao dialogo anterior onde a esposa poderá sim ganhar mais que o marido e ambos serem formado e culturalmente desenvolvidos, hoje é difícil quantificar quem ganha mais homem ou mulher. E todo o homem, resolve desenvolver o pensamento -“deve ganhar mais do que a mulher” e não consegue, se fruta e fica se achando incapaz. desse modo o mesmo está gastando energia e preocupação no lugar errado. Deus nos deu a força e nos guia sempre pelo melhor caminho, e no relacionamento seremos um só homem e mulher, juntos em nome do amor. Louvado seja nosso senhor Jesus.

  • Avatar

    cris Nov 26 2011 - 3:28 pm Reply

    É mesmo é muito complicada essa diferença de nível cultural.

  • Avatar

    Rose Nov 27 2011 - 11:39 am Reply

    É importante ver o espírito dele se ele é acomodado na situação de não ter estudos ou se indepedente dele não ter tido oportunidade de estudar ele é guerreiro e não aceita ficar pra traz.Tem muita gente que não tem estudo mas é guerreira e vence porque tem um espirito valente se for esse o caso dele a felicidade entre o casal é certa mas se ele é conformado com qualquer salário é melhor pensar bem porque corre o risco de não se sentir segura ao lado dele

  • Avatar

    gabriella costa - juazeiro do norte Nov 28 2011 - 7:28 am Reply

    me ajudou bastante! Que Deus venha usar a senhora cada vez mais… beijos

  • Avatar

    DAYANE Nov 28 2011 - 10:26 pm Reply

    ola sr tania, hj eu li a serie do namoro confesso q estava anciosa para namorar ter uma pessoa ao meu lado, mais percebi q ainda ñ estava preparada as mensagens abriram os meus olhos, pois como a sr mesmo disse temos q esperar em DEUS para q ñ escolhermos errado pois a salvação esta em primeiro lugar…

  • Avatar

    Marina Feb 13 2014 - 12:45 pm Reply

    Estou pasando por essa situação. A maior diferença é devido ao nível cultural. Meu namorado é 4 aos mais novo que eu, está na faculdade e sou formada há 3 anos. No começo achava que esas diferenças não importariam, mas hoje percebo que incomoda bastante. Às vezes percebo que ele não sabe do que estou falando e às vezes parece que sou a cabeça da relação.Mas não sei como resolver a situação. Não sei como falar com ele. O que fazer?

    • Avatar

      Tania Rubim Feb 13 2014 - 1:11 pm Reply

      Olá Marina, conversem e veja bem a decisão certa a ser tomada, pois se agora essas diferenças já causam problemas, imagine depois que o convivio será todos os dias. Você deve verificar se está tomando a frente na relação ou se é ele que se sente incomodado ou inferior.

  • Avatar

    marcelo Nov 16 2014 - 6:51 pm Reply

    O mais interessante é q muitos homens (não todos ) jogam na cara de suas companheiras que eles pagam tudo, e por isso são chamados de machistas e inseguros, todavia quando a mulher está do outro lado faz a mesma coisa! Isso mostra que tal atitude não é do machista e sim do egoísta, independente de ser homem ou mulher! Se a irmã sente vergonha pela escolaridade do rapaz e acha que o fato de ganhar mais que te incomoda é melhor não iludir o rapaz e ser sincera com ele! Parta para outra e deixe ele viver a vida dele pois essa relação não será boa para ambos.Porem se isso não te incomoda e o que prevalece for o amor e o carácter do rapaz, com certeza a relação tem tudo para dar certo! Deus abençoa quando somos sinceros! Seja honesta consigo mesma e com ele!!abraço! !

  • Avatar

    Mauro Oct 5 2015 - 8:32 pm Reply

    O grande lance nisso é o que Deus pensa disso!
    Será que Deus olha com os mesmos olhos que o mundo olha? Oque é uma formação acadêmica para Deus? Deus olha uma mulher q tenha um curso universitário acima de algum homem?
    Acho que o tem faltado é se voltarem ao reino de Deus e não ao reino dos homens e temos que lembrar que Deus se aborrece com olhos altivos (Prov. 6:16-17).
    vivemos um evangelho secularizado as pessoas das igrejas seguem o padrão de vida estabelecida pelo mundo e tem virado as costas aos estatutos divinos.

Leave a reply

Name (required)

Website