Série Boa convivência- Quem arruma o quê?

Tania Rubim

Série Boa convivência- Quem arruma o quê?

Olá! E como esta a série Boa convivência para ti? Você tem perguntas? Deixe-as no campo de comentários que estarei respondendo no próximo post.Survive-a-Super-Clean-Roommate-Step-4            Quem lava o banheiro, varre a casa, cozinha ou lava a louça?

Essa é a hora que muitos não pesam a respeito e nem querem. Encontrar limpo todos querem não é verdade! Sim, eu sei que é. A responsabilidade de limpar e organizar a casa também precisa ser distribuída.  

Com 17 anos além da minha imaturidade, a minha colega também era imatura, me lembro que ela levanta muito, muito cedo e já começava a limpar a casa, sem me chamar para fazer junto com ela.  E por volta das 7:30 da manha eu saia para preparar o café e começar as atividades da casa, e ela já tinha feito tudo; talvez ela pensava que assim era o certo.  Eu não me sentia bem com aquela situação e achava que eu estava sendo preguiçosa, e então eu fui falar com ela para buscar saber que horas ela costumava levantar-se para estar junto com ela. Eu tinha meu banheiro separado, porem tinha os outros cômodos da casa ( tirando o quarto dela).  

 Em uma situação como essa, facilmente se gera uma discussão e sabemos que isso cresce como uma bola de neve. A divisão de tarefas precisa ser muito bem esclarecida, pode ser flexível dependendo do nível do relacionamento entre vocês.  Como eu falei no começo do texto, ambas éramos imaturas, talvez ela pensava que assim era o certo. Depois de passar por essa “má experiência” eu continuei em minha jornada em morar junto. Eu busquei então sempre dar a alternativa em fazermos juntas a limpeza da casa, e sempre esperando uma pela outra, e assim fazíamos com musicas nos divertíamos fazendo tudo.  

 Em questão quando por motivo de trabalho,  dia de folga  diferentes, fazíamos alternativas. É importante, veja bem  o que lhe vou dizer,  nunca comparar uma limpeza com a outra. Eu por varias vezes cometi esse erro no passado, me achando no direito disso.  Não vamos confundir as coisas, a pessoa quando é displicente é uma coisa,  quando ela faz tudo de qualquer maneira entende, não se importa em fazer o seu melhor, deixar a sujeira acumular.  Cada pessoa foi ensinada de uma maneira.  Eu nunca falava, nem discutia, só que por dentro eu ficava irritada quando via algo que não estava do meu agrado. Precisei ser humilde e mudar minha forma de agir e ver as coisas. Eu poderia ter evitado esse tipo de comportamento interno, por uma simples forma de ensinar, dar uma opinião. Sou detalhista, só que também cometo erros e tenho falhas,  agindo assim eu acabava ficando uma pessoa chata entende. Isso é uma atitude muito feia. Não me envergonho de contar, sim, me envergonho do que fiz, e por isso eu decidi tirar da minha vida esse tipo de atitude.  Eu fui melhorando em relação esse comportamento, me tornando mais compreensiva, e hoje sou uma pessoa bem melhor que antes.

Produzam métodos para manter a ordem na casa

Na hora de dividir tarefas, é importante frisar que impor  não é o mais apropriado,  lembre-se que isso é errado, não temos o direito de impor nada.  Podemos  estipular quais as tarefas que existem a serem feitas e cada um escolhe um número igual para cumprir. Eu já escrevi vários assuntos relacionados a organização, você pode  encontrar aqui no site na categoria Decoração.  Também  há a possibilidade se vocês puderem dividir o custo de contratação de uma faxineira, a limpeza não será um problema. Outra opção é dividir as tarefas fazendo uma escala de limpeza, alternando os cômodos que cada um vai limpar a cada semana. Assim, a limpeza não se torna uma atividade pesada para ninguém. Ainda que sempre tenha aquela pessoa que não se importa com limpeza, manter a casa limpa é uma obrigação de todos os moradores. Vale lembrar que se não for sua semana de fazer a limpeza você não pode abusar sujando e bagunçando a casa toda, tenha consideração pela pessoa que divide o lar com você.  

Evite os conflitos gerados por louças sujasSabe que apesar de parecer um problema simples de ser resolvido, a louça suja é capaz de gerar fortes discussões entre os moradores. Para evitar minha dica é nunca deixe a louça acumular para que isso não incomode os demais. E depois, ninguém sabe quem usou o que, e  quando  precisa utilizar os utensílios estão sujos. Essa situação incômoda pode ser evitada de forma bastante simples e válida para todos da casa: “Não deixar louça suja para outro dia; principalmente se foi você que sujou.  Após comer, lave tudo que sujar, não deixe acumular louça na pia”.  Veja bem, se você não gosta de lavar louça, o melhor é  não sujar e fazer a escolha por comer em restaurante. O que não é correto é você deixar  sua bagunça para  outra pessoa. Essas são apenas algumas sugestões.

Evitar problemas é extremamente necessário na boa convivência, é um exercício constante de paciência e boa vontade. Semana que vem com mais sobre o tema Boa Convivência.

Com carinho

RenataToledo

This is an evaluation image and is Copyright Pamela Perry. Do not publish without acquiring a license. Image number: 0515-1004-3019-1633. http://www.acclaimimages.com/_gallery/_pages/0515-1004-3019-1633.html

Olá! Me chamo Renata Toledo, sou esposa de pastor amo decoração e ser criativa. Poder saber que podemos criar e decorar nossa casa com todo carinho. Estarei ajudando vocês, a dar um toque todo especial em sua casa com ótimas dicas que lhe despertará ideias surpreendentes.


Comments (8)
  • Avatar

    Dayana Souza Nov 15 2015 - 9:12 am Reply

    Arrebentou, foi uma ótima dica muitas dicas que a partir de hoje colocarei em prática.
    Mas só uma pergunta>> uma dúvida que tenho>>> aqui em minha casa são 5 mulheres uma tem 7 anos essa tá fora , porém , minha mãe fica responsavel pela comida, e as minhas outra 2 irmão fica respnsavel por nada, eu que tenho que fazer tudo, ai eu só faço a minha parte mesmo assim minha mãe diz que eu estou errada.. realmente eu estou errada? até por que a casa é enorme e não dá mesmo para eu dá conta , para se ter uma ideia eu faço metade da metade das coisas porque se eu inventar de terminar tudo nunca que eu vou para igreja , e quando eu vou sempre que eu chegou ai começa o falatório … ai eu perdo as reúniãoe da igreja se eu terminar tudo e , o que eu tenho que fazer para evitar esses falatórios ?

    • Avatar

      Danielle Nov 17 2015 - 4:46 pm Reply

      Oi Dayane , tudo bem?
      Embora esta pergunta não esteja se referindo a minha pessoa, venho aqui escrever para lhe ajudar, pois ja passei por esta situação.
      Vou dar uma dica que para mim funcionou desde o momento em que aprendi.
      Quando você sai, você deixa sua marca para seus familiares. A escolha é sua deixar uma marca positiva, ou negativa. A marca revela o “produto” e eles são julgados pela aparencia, se essa marca falha 1 unica vez, com certeza vai ser alvo de criticas e sua marca fica sem crédito algum.
      O que isso significa?
      Quando você sai da sua casa, como esta o seu quarto? Bagunçado? Organizado?
      Na realidade, é lá no seu quarto que vão te rotular, se você acorda e não se preocupa em arrumar sua cama, seu quarto , enfim… E sai as pressas, a marca que você esta deixando é de uma mulher relaxada ! Esta é a Primeira coisa a deixar uma marca positiva sobre você , afinal, você representa a igreja.
      Segundo: Não é cobrando que seus irmãos vão querer ajudar, é os incentivando.
      Provavelmente, na maior parte das vezes, você faz; mas faz com um “bico” grande (Desculpe me usar esse termo) ou quando não, esta reclamando de dentro de você que só você faz as coisas. E as pessoas não são incentivadas quando são cobradas! Se você fizer sem reclamar, com amor , e mostrando como é bom manter organizado, com certeza você incentiva eles, ainda que seja no minimo dos afazeres. Digo isso por conta propria, pois acontecia isso comigo, e eu reclamava dentro de mim, e chegava ao ponto de reclamar com elas tambem, mas quando parei, e comecei a fazer tudo sem reclamar, elas passaram a fazer e a cooperar!

    • Avatar

      Renata Toledo Dec 1 2015 - 10:19 am Reply

      Olá querida Dayana,
      Realmente não tendo ajuda das outras irmãs, se torna difícil para deixar tudo arrumado, pelo tamanho da casa que você relata. Tenha uma conversa com sua mãe para fazer novas divisões exatas com respeito as tarefas da casa, caso isso já aconteceu então a outra alternativa é fazer buscar separar dois dias na semana, que você possa renunciar em não ir a igreja, e neste dia dedicar a casa. Os outros dias mais importantes de ir a igreja, você faz o básico; por exemplo: Terça você dedica limpar a casa, na quarta, apenas manter a organização e assim você consegue ir participar da reunião. Todas tem a idade suficiente para colaborar e terem regras dentro de casa. Fica impossível tudo sobre uma pessoa; a de 7 anos não precisa por exemplo lavar um banheiro, mais pode tira o lixo, recolher a roupa suja, pode ajudar arrumando a cama dela, mantendo os brinquedos organizados apos brincar, etc. Agora se as suas outras irmãs tento uma idade suficiente para colaborar, entra sim uma disciplina que precisa ser aplicada por sua mãe, para que todas possam colaborar e não haja o conflitos e desgostos.

      A diferença maior da sua parte estará em tudo o que você fazer, não faça reclamando, ou questionando. Deus te dará forças e te garanto que no tempo também Ele te ajudará, a partir do momento que você dá um bom testemunho neste ponto.

      Com carinho
      RenataToledo

  • Avatar

    Carla Nov 19 2015 - 9:24 am Reply

    Ola boa tarde este poste me ajudou ,pois somos 3 mulheres em minha casa eu e minhas filhas de 20 e 18 anos .e sempre a casa esta desaromada nunca estao as coisas no sitio elas dividem o quarto e é muita confusao porque acumula e nunca sabem quem usou a roupa , e nao tenho sabido lidar com essa situaçao.
    As vezes divido as tarefas mas nem sempre é comprida .
    Como faço nessas situações?

    • Avatar

      Renata Toledo Dec 1 2015 - 10:38 am Reply

      Olá querida Carla,
      Primeiramente agradeço por deixar seu pedido de orientação.

      Na minha casa eramos 3 mulheres, apesar de já estar casada na idade das suas duas filhas, eu por varias vezes dei muito trabalho para minha mãe em relação ao meu guarda-roupa, meu quarto, casa… Ela tinha uma maneira de aplicar as regras, não digo que você tem que fazer exatamente como ela fez comigo, mais eu acredito que é preciso sim que você como mãe, faça que suas filhas comecem a entender que elas já estão numa idade de ter responsabilidades e saberem cumpri-las.
      Por exemplo: na minha época, minha mãe começou a colocar sobre nós que as nossas coisas quem tinha que cuidar eramos nós. Minhas roupas, eu deveria cuidar; lavar e passar, se eu quisesse ter roupas limpas… uniforme da escola, etc. Era apenas colocar na maquina de lavar, depois estender as roupas, e claro passar. No começo eu reclamava, normal. Mais foi a maneira que minha mãe encontrou de me fazer entender que eu já estava numa idade suficiente para isso. Tínhamos dias de quem lavava a louça, limpava a sala e assim por diante.

      E as suas filhas acredito que estão na idade de ver que elas tem que ajudá-la, até porque um dia elas precisarão ter esse valor tão bonito que uma mulher ter do zelo pela casa.
      “Uma casa bonita é quando nós conseguimos amá-la e respeitá-la sem preguiça” assim como minha minha mãe dizia. Outra observação é não seja uma “mãe ingrata” que reclama que elas não fazem bem feito, um certo desiquilíbrio para aplicar as regras que você decidir fazer. Se não esta como você quer, então com paciência você ensina mostrando como é o correto.

      Espero que tenha lhe ajudado. Com carinho
      Renata Toledo

  • Avatar

    Geane marinho May 18 2016 - 11:45 am Reply

    Este post me ajudou, muito detesto lavar louça, más esse é um mau necessário, aprendi a não deixar pra depois o que tem que fazer hoje.
    Sempre deixava a louça do jantar para o dia seguinte, que vergonha, que transtorno!
    O dia começa uma guerra de panelas, sem falar no mau exemplo, cheguei no meu limite, decidi mudar isso.

  • Avatar

    Paula Jun 8 2016 - 5:39 pm Reply

    Todo lugar precisa de ordem e regras e no caso do nosso lá não é diferente. A vida fica mais fácil e prática.

  • Avatar

    Dianete paulo Mar 3 2017 - 3:27 pm Reply

    Boa noite dona, esse post me ajudou muito. Amei as dicas.

Leave a reply

Name (required)

Website