Santidade ou orgulho?

Tania Rubim

Santidade ou orgulho?

A palavra santo, significa separado para Deus. Mas como manter -se consagrado ao Senhor, num mundo tão cheio de corrupção e pecado? A santidade está dentro nós, sem um coração santo é impossível viver em santidade. Quem vive em santidade não precisa fazer esforço para praticar o bem e a justiça, isso é algo natural.

A pessoa que tem uma vida consagrada a Deus foge do pecado, das fofocas, dos grupinhos, de tudo aquilo que possa interferir em sua comunhão com Deus.

Se você é pura, vai ver tudo com pureza, se o seu coração é impuro, você será exageradamente desconfiada e verá tudo com malicia.

Se santificar a cada dia, significa levar uma vida de acordo com a vontade de Deus, se apartar do pecado e submeter sua mente ao Espirito Santo.

Por outro lado existe o orgulho que não tem nada a ver com a santidade. Você sabe que a pessoa orgulhosa, sempre é arrogante e vaidosa em relação aos próprios feitos, ela se crê melhor e mais importante que as demais pessoas.

Normalmente crê que sabe tudo, não aceita a repreensão, muito menos ser ensinada por alguém.

Pedir perdão, reconhecer um erro ou se humilhar, jamais, isso seria demais para ela.

Agora, quando a santidade se pode transformar em orgulho?

Analisemos, a pessoa se esforça ao máximo para agradar a Deus, mas se ela começar a pensar que é a mais santa, vê os erros de todos e não consegue enxergar os dela, vive apartada dos demais, pois se acha superior em santidade e não quer se misturar. Neste caso já existe um orgulho que esta destruindo a sua santidade.

Veja o exemplo do Senhor Jesus que é Santo, e quando veio a este mundo, Ele compartiu com as pessoas mais criticadas pela sociedade naquela época, que eram os pecadores, mas o Senhor Jesus queria salva-los levando eles a se converterem de suas vidas erradas. Se fossemos   ver, era para o Senhor Jesus não se misturar com ninguém, mas Ele é o maior exemplo de humildade que qualquer ser humano deve seguir.

Santo é ser separado do pecado, e quando se tem um “orgulho santo”, cuidado porque orgulho é um pecado então como você pode ter um pecado santo?

“Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?”                                                        2 Corintios 6:14

Ha pessoas que querem aparentar que são santas, perfeitas mas sempre acabam por mostrar, quem são realmente.

É só você prestar atenção nas suas palavras e atitudes que logo se dará conta que é fanática, se escandaliza com qualquer coisa, tudo é pecado, mas fala mal dos outros, julga sem piedade, e então, onde está a santidade?

Ela se acha tão certinha, tão santinha, tão perfeitinha, que ninguém mais presta.

Temos visto pessoas assim na obra de Deus, estas são as problemáticas, que causam divisão, as que espalham fofocas e que arrumam confusão, enfim falta de um encontro real com Deus.

Busque em Deus uma santidade pura e genuína, não atue de maneira falsa ou fingida.

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento;”

1 Pedro 1:15

 

 

Autora do livro "Escolhida para o Altar". Faço a obra de Deus no Altar por 20 anos, espero através do blog ajudá-las, dividindo com vocês experiências e aprendizados.


Comments (49)
  • Avatar

    FRAN Aug 1 2014 - 1:09 pm Reply

    dona Tania, vivo em conflito em confusão total sei que errei muito,me casei sem amar meu marido.nem namorar com ele eu queria mas ele me ganhou pela canseira e pelo medo,eu estava em um momento muito dicifil com problemas a resolver e não precisava de +1 logo no inicio percebi que ele agia assim como a senhora descreveu criticava tudo e todos e se gabava de ser o maximo de ter carater fazer tudo certinho e blá blá blá. aquilo me consumia a alma a paciencia a paz a vida por isso e outros motivos terminei o namoro mas ele não acabou porque meu principe não aceitava por que dizia me amar de+ .?.já não sabia + como agir e o que fazer brigavamos todos os dias porque eu não o amava não queria continuar e ele não aceitava o fim do namoro não era facil eu já não consegia dormir e me consumia o dia todo no trabalho minha mente não parava meus dedos das mãos e dos pés cmeçavam se retorcer eu tinha que parar o trabalho e massagea-los creio que foi um milagre eu não ter tido um derrame um infarto ou sei lá o que, como eu não conseguia resolver meu problema acreditava ter que falar com alguem mas não conseguia sou muito timida naquele tempo então com 16 à 20 anos só em pensar em falar com alguem miha boca travava; tinha consciencia de que irria acabar tendo as mesmas titudes que ele pela convivência não gosto de quem me tornei hoje estou casada a 12 anos minha vida espiritual está muito longe de chegar perto do que já foi e sei que o que era já tinha que menhorar e muito quanto + o que sou agora,varias vezes decidi acabar de vez com meu casamento+a duvida se não estaria cometendo+ um erro cometi muitos pecados em consequencia dele (casamento)e acredito que ele tambem seja um pecado a+ da minha coleção porque não amo meu marido já nem tenho auto estima nenhuma só cabo tendo o direito de fazer as vontades dele as minhas nunca são uma possibilidade meu psicologico está destruido não consigo trabalho quando consigo ele (meu marido) nunca fica satisfeito acaba criando confitos me dou bem em trabalhos +puxados nos que são um pouco melhores meu pscologico abalado acaba me denunciando não dou conta;mas estou mesmo preocupada com minha vida espiritual e emocional confesso. me ajude por favor a sair dessa confusão que me aflige tanto pode repreender sem medo .que Deus te abençõe muito

    • Avatar

      Amanda Aug 1 2014 - 6:05 pm Reply

      Olá minha querida. Não sou dona Tânia mas acredito que posso lhe ajudar.
      Você cometeu um grande erro sim, devia ter pensado nas consequências desse casamento, já que não o ama.
      Mas nem tudo está perdido, você tem uma chance de ter sua vida transformada pelo Senhor Jesus.
      Primeiro você tem que se entregar, derramar o seu coração. Do mesmo jeito que vc se abriu aqui no blog, pedindo ajuda, fale com Ele, conte tudo, seu passado, sua dor, se derrame. Ele irá se revelar para você e você terá paz, terá a carteza de que Ele é contigo.
      Nào importa o que você fez, se vc esteve tão distante dEle, tome a decisão de mudar, de se entregar a Ele, peça perdão e perdoe quem te fez mau que vc será perdoada. Tenha uma nova vida.
      Quando vc tiver um Encontro com Jesus, Ele irá lhe guiar. Mas eu não aconselho que vc se separe do seu marido. Aprenda a amá-lo, peça a Deus. Tenha paciência e quando vc tiver o Srnhor Jesus contigo peça para ele. Pois se oa dois conhecerem a Jesus tudo será diferente.
      Não se condene pelo seu erro. Todos erramos.
      Uma dica: assista aos vídeos e ao progama The Love School – A Escola do Amor.
      Deus irá te abençoar. Não se desespere querida, não é o fim. Vai dar tudo certo. Confie em Deus, mude suas atitudes para agradar a Deus e mude suas atitudes com o seu marido. Dê o seu melhor, aprenda a amá-lo. Exqle o Perfume do Senhor Jesus que tenho a certeza de que seu marido verá a diferença e irá fazer o mesmo.
      Use a sua fé. Deus a abençoe. Beijos e espero ter ajudado :)

  • Avatar

    caroline Aug 1 2014 - 1:33 pm Reply

    muito forte esse post eu vou ser sincera eu nao sou santa nao nunca fui semrpe mostrei quem eu sou nao sou convertida nem tao pouco tem o espirito santo mais sou critca por pessoas que tem o espirito santo que sao ate obreiras e candidatas mais tudo bem nem ligo vamos em frente rsrs

  • Avatar

    Bianca Carvalho Aug 1 2014 - 3:58 pm Reply

    me ajudou muito,aliás todos os posts me ajudam bastante!!!!!!!
    OBRIGADA DªTÂNIA

  • Avatar

    Amiga Aug 1 2014 - 10:15 pm Reply

    Nossa Como esse post abriu meus olhos,obrigada estava sendo essa pessoa!!!

  • Avatar

    Osmara Oliveira Aug 1 2014 - 10:21 pm Reply

    Muito Forte D. Tania esse post, me levou a refletir e analisar se realmente tenho santidade ou orgulho…
    Obrigada, pois me ajudou bastante!!!

  • Avatar

    Talytha Cardoso Aug 2 2014 - 9:40 am Reply

    Pois é d. Tânia, aquém muito julga assim mesmo se faz.
    Tem até um ditado que a minha mãe costuma dizer: o gato que disso usa isso cuida!
    E é pura verdade. O problema de muitos, é essa ideia que pra ser de Deus, tem que ser puríssimo.
    Não pode usar tal roupa, não pode conversar com que não pertence ao seu círculo religioso e tantas outras baboceiras.
    Quem é nascido de Deus, possui em sí, a natureza de seu Pai, e consequentemente vê como Ele vê.
    É algo natural; sem cera, sem disfarces.
    Se fazendo de santa na igreja e lá fora, tendo uma postura desagradável aos olhos de Deus.
    E claro que o diabo só de olho!!!
    Por isso, temos a necessidade de nos refazer a cada manhã na presença do Eterno de Deus, assim, permitimos que Ele opere em nós tanto o querer como o realizar.
    Beijos d. Tânia. :-*

  • Avatar

    Yolanda Campos - Brasília Aug 2 2014 - 9:24 pm Reply

    Esse post me ajudou muito! Obrigada, dona Tânia!
    Deus abençoe sua vida!

  • Avatar

    mikaely Aug 2 2014 - 9:25 pm Reply

    Muito forte,esta mensagem me fez refletir na minha vida no meu comportamento,

  • Avatar

    Janaina Mendes Aug 4 2014 - 8:06 am Reply

    Muito forte esse post…

  • Avatar

    Angelina Aug 7 2014 - 9:53 pm Reply

    Muito forte! Obrigada por nos ajudar tão claramente
    Dona Tânia,sempre precisamos nos analisar com um olhar
    Rígido e crítico para dentro de nós e nos avaliar. Seguir e
    fazer a vontade de Deus é todos os dias de nossas vida ,um
    exercício diário !!!

    Grande beijo!

  • Avatar

    Joselene Lima Aug 15 2014 - 7:15 pm Reply

    Muito bom!

  • Avatar

    rosangela santos Oct 7 2014 - 12:45 pm Reply

    muito forte! Obrigada por nos ajudar tão claramente
    Dona Tânia,sempre precisamos nos analisar com um olhar
    Rígido e crítico para dentro de nós e nos avaliar. Seguir e
    fazer a vontade de Deus é todos os dias de nossas vida ,um
    exercício diário !!

  • Avatar

    rosangela santos Oct 7 2014 - 12:59 pm Reply

    muito forte! Obrigada por nos ajudar tão claramente
    Dona Tânia,sempre precisamos nos analisar com um olhar
    Rígido e crítico para dentro de nós e nos avaliar. Seguir e
    fazer a vontade de Deus é todos os dias de nossas vida ,um
    exercício diário !! e ser prévio para julgar.e se espelhar no senhor jesus
    pois ele sim é um exemplo de humildade..e santidade.e esta disposto sempre
    em ajudar o próximo e não a julgar.

  • Avatar

    Nicole Pinheiro Oct 7 2014 - 7:18 pm Reply

    Buenas noches Sra Tania, Muy fuerte este mensaje, es verdad lo que Dios hablo conmigo a través de su blog es que nosotros no somos nada, si Dios nos coloco en algun lugar es para glorificar su nombre y hacer su obra no para llenarnos de orgullo, Dios busca personas humildes así como el era y es…. Realmente quien es nacido de Dios entiende esto, ya que es una persona espiritual y sabe discernir las cosas, es verdad que tenemos que ser santo, mas no al punto de creernos mejor que alguien por que hay comienza el orgullo, Muchas gracias y que Dios la bendiga mucho mas!!!

  • Avatar

    Bianca Anely Oct 8 2014 - 6:43 am Reply

    Muito Forte essa mensagem pois as vezes o que mais tira nossa comunhão e o nosso eu de querer ser mais que as outras pessoas procurar sempre fugir daquilo que atrapalha a nossa vida espiritual temos que olhar tudo com bons olhos e se auto avaliar pois não é somente fugir do pecado pois o mesmo sempre estará tentando roubar a nossa vida espiritual.
    Seguir a Deus e fazer a vontade de Deus é todos os dias de nossas vida ,um
    exercício diário

  • Avatar

    Paloma-Manaus Oct 8 2014 - 11:30 am Reply

    Nossa muito forte, devemos ver o exemplo de Jesus, que mesmo Santo estava entre os pecadores para salva-los, devemos buscar essa santidade como a senhora falou pura e genuína, e sem falsidade.

  • Avatar

    Rayane Alves Oct 9 2014 - 10:09 am Reply

    Temos o melhor exemplo a ser seguido:o nosso Senhor Jesus. Pois mesmo sabendo que Judas era o traidor, Ele não o tratou com indiferença. E, mesmo assim, não Se contaminou com as impurezas das pessoas que estavam ao Seu redor.

  • Avatar

    micaela Fernandes - uberaba mg Oct 9 2014 - 10:16 am Reply

    Muito forte essa mensagem, pois faz a gente refletir como tem sido nossa vida perante a Deus e se realmente temos sido separadas para Ele. Procuro a andar sempre fazendo a vontade de Deus e sempre que alguem chega em mim para em repreender, mesmo que no primeiro momento doa eu levo para mim como um amigo

    • Avatar

      micaela Fernandes - uberaba mg Oct 9 2014 - 10:19 am Reply

      Muito forte essa mensagem, pois faz a gente refletir como tem sido nossa vida perante a Deus e se realmente temos sido separadas para Ele. Procuro a andar sempre fazendo a vontade de Deus e sempre que alguém chega em mim para em repreender, mesmo que no primeiro momento doa eu levo para mim como um amigo que quer o meu bem, pois quem nos repreende é quem nos ama e quer o nosso bem. A partir do momento que comecei a pensar assim muitas coisas mudaram. Temos que ficar atentas para que o orgulho não tome conta de nos. Aprendi muito com essa mensagem.

  • Avatar

    Jeicy Oct 9 2014 - 11:16 am Reply

    Muito forte esse tema,e tudo o que a senhora escreveu me ajudou bastante pois percebi a diferença entre santidade e orgulho,e a diferença entre ambos. Muito obrigado,me ajudou bastante!

  • Avatar

    Helen santos Oct 9 2014 - 5:32 pm Reply

    Muito forte! Realmente muitas pessoas confundem ser Santo com o Orgulho, as pessoas se acham tão Santas e muitas das vezes o orgulho nasce disso, temos que ser Santos, separados e temos que ser humildes também.

  • Avatar

    Jéssica Oct 10 2014 - 6:50 pm Reply

    Muito bacana. Muitas pessoas confundem santidade com orgulho, e por conta disso acabam deixando coisas ruins entrarem no coração. Devemos ser humildes acima de tudo e nunca deixar o orgulho prevalecer.

  • Avatar

    Paula Caxias Oct 11 2014 - 6:45 pm Reply

    Temos que ser sincera diante de Deus, nós não somos nada, não somos melhores que ninguém.
    Se vemos em nós esse sentimento do orgulho temos que colocar nosso joelho no chão e pedir ajuda a Deus, pois este sentimento coloca em risco a nossa salvação.
    na fė.

  • Avatar

    Valneide Oct 13 2014 - 1:27 pm Reply

    Esse post é muito forte…não me adequo a tudo o que esta descrito acima, mas concerteza em grande parte me vejo incluida, as vezes com consciencia, e outras que passam até despercebidas se não estamos vigilantes, muitas vezes não vemos que o problema não são os outros mas nós, é como uma longa estrada, as vezes a demora do percurso não é a distancia mas o veiculo inadequado que usamos pra efetuar o caminho.E como anda o meu veiculo da fé, quanto tempo faz que não é alinhado, balanceado dentro da palavra de Deus, como tenho abastecido qual o tipo de gasolina que tenho usado, estou com estepe, tenho as ferramentas necessarias caso fure o pneu, e quem tem sido meu mecanico…é tenho que me avaliar mais e vigiar mais na luz da palavra de Deus.

  • Avatar

    Jacqueline Antunes dos santos Oct 13 2014 - 9:56 pm Reply

    Muito bom essas palavras, nos ajudar a refletir a parar para pensar em nossas atitudes, pensamentos etc. Vi nessa postagem algo q tinha mania de fazer q aparti de agora nao farei mais.

  • Avatar

    Karina De Souza Oct 15 2014 - 8:37 am Reply

    Muito forte dona! por isso temos que nos avaliar sempre para que o orgulho não entre e acabe com a nossa Santidade, nosso temor!

  • Avatar

    Laicy Lopes Oct 15 2014 - 5:26 pm Reply

    Muito forte como Deus nos ensina em sua palavra que devemos ser santo porque Ele é Santo, mas devemos ter cuidado para que a nossa santidade não se torne em orgulho e pensar-mos que somos melhores que os outros ou julgar alguém, pelo contrario quem é santo também é humilde para ajudar os outros e não julgar.

  • Avatar

    Helen Oct 16 2014 - 1:13 pm Reply

    verdade, sempre devemos procurar sermos humildes, como queremos ter santidade, se julgamos os outros? esse post falou muito com migo

  • Avatar

    Bruna Ribas Oct 17 2014 - 9:50 am Reply

    fortissimo esse Post!

  • Avatar

    tais rayane Oct 20 2014 - 9:27 am Reply

    Muito forte essa mensagem, pois faz a gente refletir como tem sido nossa vida perante a Deus e se realmente temos sido separadas para Ele. Procuro a andar sempre fazendo a vontade de Deus e sempre que alguém chega em mim para em repreender, mesmo que no primeiro momento doa eu levo para mim como um amigo que quer o meu bem, pois quem nos repreende é quem nos ama e quer o nosso bem. A partir do momento que comecei a pensar assim muitas coisas mudaram. Temos que ficar atentas para que o orgulho não tome conta de nos por que realmente tem hora que agente precisa mesmo ouvir um verdade e mesma que doe é melhor doe agora do que agente não ouvir e quebra a cara e ainda morrer ir para o inferno não pode jamais deixa o orgulho entra pois foi por ele que o diabo viro diabo né verdade

  • Avatar

    Cintia Almeida Oct 21 2014 - 2:44 pm Reply

    Muito forte temos que conservar a nossa santidade nunca querer pensar que sabemos muito.
    Busque em Deus uma santidade pura e genuína, não atue de maneira falsa ou fingida.

  • Avatar

    Vanessa Santos Oct 22 2014 - 1:44 pm Reply

    O proposito de uma vida de Santidade é estar longe de tudo aquilo que pode nos afastar de Deus e mantermos focados em uma vida verdadeiramente cristã.

  • Avatar

    Denise Oliveira Oct 22 2014 - 2:44 pm Reply

    QUEM VIVE SEPARADO PRA DEUS, FAZER A VONTADE DE DEUS É UM PRAZER.
    ELE PROCURAR SE SEPARAR DO PECADO,PORQUE TEM PREZADO POR SUA SALVAÇÃO.

  • Avatar

    Gisele Pires Oct 23 2014 - 2:37 pm Reply

    Isso é muito forte d.Tãnia .Sem esse coração santo é impossível agradar a Deus
    e viver em Santidade. Na vida de quem é nascida de Deus o seu desejo em fazer o bem é algo natural,ninguém precisa lhe impor nada,ela tem uma vida intima com DEUS

  • Avatar

    marisa Oct 23 2014 - 5:20 pm Reply

    Quem vive separado do pecado e do mundo é santo,só que as vezes tem pessoas que confundem mesmo santidade com orgulho,á toda hora abrem a boca para dizer que são humildes,espirituais,mas no seu comportamento,no seu falar e agir mostram o contrario e acabam sendo orgulhosas.

  • Avatar

    Jardiele Cristina Oct 24 2014 - 9:37 am Reply

    Me ajudou muito esse post me fez entender melhor , não tenho que aparentar que sou santa para as pessoas , tenho que ser separada para agradar a Deus.

  • Avatar

    Raquel Lima Oct 26 2014 - 9:42 pm Reply

    A pessoa que se julga ser mais santa do que as demais não está bem com Deus, a santidade é sua intimidade com Deus, é algo íntimo, não caba a mim ficar julgando quem é santo ou não, muitos usam uma capa de santidade mais por dentro é um sepulcro caiado.

  • Avatar

    francinete-sao luis-MA Oct 27 2014 - 3:12 pm Reply

    Para se manter em santidade devemos ficar bem longe do orgulho. por qualquer coisa o nosso ego logo se enche e se não vigiarmos aos poucos perdemos a santidade e sem perceber o orgulho vai tomando conta da gente.
    O melhor exemplo de humildade a ser seguido é o do Senhor Jesus!

  • Avatar

    Jane Garcia Oct 27 2014 - 5:08 pm Reply

    Temos que a cada dia vigiar nossa vida, as vezes pensamos em estar certa, em santidade e na verdade estamos cheias de orgulho, achando que somos alguma coisa.

  • Avatar

    Paula Beatriz Oct 27 2014 - 10:40 pm Reply

    Querer sempre ajudar o próximo não querer ser melhor ou se achar melhor que os outros por fazer algo a mais ,assim como Deus nos abençoa quando passamos a ter um certo orgulho do que fazemos automaticamente perdemos pois não devemos esquecer que devemos tudo o que somos e o que temos ao Senhor JESUS!!

  • Avatar

    Islane Oct 29 2014 - 1:54 pm Reply

    quem vive em santidade não precisa fazer esforço para praticar o bem e a justiça, isso é algo natural. e isso é muito precioso.

  • Avatar

    Rayane Conceição Oct 30 2014 - 12:12 pm Reply

    Poxa muito forte.
    Temos que ficar em alerta, se estamos sendo orgulhosas ou não.
    Não adianta o nosso caráter vai mostrar quem de fato somos, orgulhosas ou santas.

  • Avatar

    Rosaria Ernesto Oct 30 2014 - 2:58 pm Reply

    Amém… temos que ser humilde para reconhecer os nossos erros!

  • Avatar

    Emanoela Nov 1 2014 - 7:13 am Reply

    Como venho aprendendo, é importante cuidar de mim mesma, sem se preocupar com os outros, claro que jamais deixar de servir a Deus, tenho sim que cumprir o meu dever até porque foi pra isso que fui escolhida por Deus, mas acima de tudo estar ligada ao Espírito Santo, me render 100% e analisar aquilo que estou sendo pra Deus e para com as pessoas também.

  • Avatar

    Regiane Costa Nov 1 2014 - 1:06 pm Reply

    Muito Forte, o orgulho tem sido o maior inimigo de muitos, pois até nós mesmos cometemos algo de errado e não queremos assumir para nós mesmas. Mas aquele que é nascido de DEUS É HUMILDE DE ESPIRITO que é a base para receber o Espirito Santo.

  • Avatar

    RACHELYNE VIEIRA Nov 2 2014 - 9:10 am Reply

    Devemos vigiar sempre e não deixarmos sermos levados pela super santidade, que vem sendo a queda de muitos.

  • Avatar

    Amanda Priscila Apr 19 2016 - 4:05 pm Reply

    uito Forte essa mensagem pois as vezes o que mais tira nossa comunhão e o nosso eu de querer ser mais que as outras pessoas procurar sempre fugir daquilo que atrapalha a nossa vida espiritual temos que olhar tudo com bons olhos e se auto avaliar pois não é somente fugir do pecado pois o mesmo sempre estará tentando roubar a nossa vida espiritual.
    Seguir a Deus e fazer a vontade de Deus é todos os dias de nossas vida ,um
    exercício diário

  • Avatar

    Bianca May 27 2016 - 12:57 pm Reply

    Muito forte como Deus nos ensina em sua palavra que devemos ser santo porque Ele é Santo, mas devemos ter cuidado para que a nossa santidade não se torne em orgulho e pensar-mos que somos melhores que os outros ou julgar alguém, pelo contrario quem é santo também é humilde para ajudar os outros e não julgar.

Leave a reply

Name (required)

Website