O que te atrapalha mais? – Timidez

Tania Rubim

O que te atrapalha mais? – Timidez

Chegou o grande dia em que vou-lhes revelar como vencer a timidez. Quem leu o post anterior já sabe como venci os complexos, e hoje vamos falar da timidez que  atrapalha tantas mulheres. Desce criança eu nunca gostei de ser o centro das atenções, sempre preferi escutar do que falar, não sei a que se devia e não via isso como um problema, afinal em família tudo estava bem e também tinha amigas, não era um caso drástico.

Já a minha irmã era a tagarela da família, então não havia preocupações, a minha timidez não atrapalhava ninguém, mesmo por que em casa me sentia super à vontade e quando estávamos entre amigos, minha irmã enchia o ambiente e eu não precisava sair do meu casulo, me sentia confortável lá, talvez pensava em meu subconsciente : “ela é minha representante, é extrovertida, engraçada, faz as pessoas rirem, e eu permaneço quietinha e pronto”.

Na escola agia da mesma forma, eu era a ouvinte e as demais as falantes, só que em determinado momento a timidez começou a me atrapalhar, situações que fui vivendo e vendo que por causa da timidez eu perdia oportunidades, não sobressaía, comecei a ficar incomodada com aquilo, mas não sabia como vencer.

Depois que comecei a servir a Deus, conseguia normalmente evangelizar e atender as pessoas na igreja, mas quando estava em grupo ou numa reunião de obreiros e depois pastores, lá aparecia ela, a importuna timidez. Isto lhe diz alguma coisa? Coração palpitava mais forte, frio na barriga, voz tremula, bochechas vermelhas, é amigas chegava a me irritar.

Como vocês podem imaginar, isto me atrapalhava, e comecei a ver isso como um problema, não gostava de ser assim. Como Deus me iria usar mais se a timidez me atrapalhava e muitas vezes me impedia de agir.

Eu precisava fazer algo a respeito! Comecei a orar nesse sentido, orava muito, mas não via grandes resultados, ate que consegui enxergar a solução: vencer a timidez não depende de oração e sim de atitudes, eu por mim mesma tinha que vencer, Deus estava comigo, mas eu precisava ir contra aquilo, agir contra o meu jeito de ser, fazer diferente, me desafiar.

Hoje posso dizer que é uma etapa vencida, não que sou uma pessoa super extrovertida, mas a timidez já não me impede de atuar, não ha nada que deixe de fazer, ela já não é um problema para mim.

Então amigas, por experiência própria lhes digo, quer vencer a timidez? Faça diferente,  tome iniciativas, nunca diga “não sou capaz” ou “não consigo”, mostre a sua fé, isso é vencer os desafios. Você deve orar, mas não se esqueça de tomar atitudes, para não perder oportunidades. A diferença não está  em se você é tímida ou não e sim se você vence a timidez em cada situação.

É, talvez você pensou que iria-lhe dar uma formula magica de como vencer a timidez, não é mesmo? Algo mais fácil, que você não tivesse que fazer muito esforço, nem sair da sua zona de conforto. Pois é isso seria muito bom, mas não existe, você precisa atuar.

Conte-me a sua experiência e o que vai fazer a respeito! Na próxima quarta vamos falar do medo.

 Para ler o artigo da semana passada sobre complexos, clique aquí!

A foto abaixo, eu com minha irmã Cátia, eu sou a da direita, ela é dois anos menor que eu, mas pela cara dá pra ver quem mandava, não é mesmo? kkkk No post da semana passada também tem uma foto nossa, corre lá pra ver!

007

Autora do livro "Escolhida para o Altar". Faço a obra de Deus no Altar por 20 anos, espero através do blog ajudá-las, dividindo com vocês experiências e aprendizados.


Comments (35)
  • Avatar

    Elaine Jul 23 2014 - 6:59 am Reply

    Bom dia!
    Esse post foi ótimo para mim, eu lendo a história da senhora e por incrível que pareça foi a minha vida também, eu sou mais nova que minha irmã, ela sempre foi muito tagarela extrovertida. E eu era uma menina que só ouvia, não queria ser mesmo centro das atenções, pouco falava e quando falava acontecia o que a senhora falou ficava vermelha, mãos geladas, minha voz trêmula e etc.. Rs… Participando do FJU, tive oportunidades de participar de grupo de coreografia, peças teatrais e canto. Gostava de tudo isso, mas minha timidez não deixava eu participar. Tive que me desafiar, pois Deus contava comigo para ser usada, seja na dança, em peça ou como cantora. Pq Deus queria me usar e eu que não estava deixando. Pensei que não conseguiria vencer isso. Pedi direção a Deus e orei. Foi ai que eu pensei: “eu não tenho nada a perder, se eu errar alguma coisa não tem problema eu começo de novo. Eu só quero ser usada por Deus.” Entrei para tudo que eu citei (teatro, dança e canto). A timidez não me venceu! Hoje sou outra. Sou bem discreta no falar, mas quando tenho que fazer algo e faço não tem timidez certa.

    Lembrei-me desta palavra:

    “Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
    Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.
    E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca…” Jeremias 1:7-9

    A minha timidez era por conta de não saber falar. Então através dessa palavra Deus me mostrou que quando queremos ser usadas Ele mesmo fala através de nós.

    Um grande beijo Dona Tânia. Agradeço por tudo!

  • Avatar

    Carolina Jul 23 2014 - 7:05 am Reply

    É exatamente isso que tenho e vou fazer, enfrentar tudo que me faz ser tímida.

  • Avatar

    Tainá Alves Jul 23 2014 - 7:19 am Reply

    Sempre fui muito tímida, desde pequena , depois que fui levantada obreira não tinha vergonha de atender o povo nem evangelizar mas, tinha muita vergonha de falar com o pastor, atém mesmo de perguntar se precisava de alguma ajuda… quando eu conseguia perguntar ficava vermelha e até com as mão tremendo, era horrível. Hoje em dia não tenho mais tanta timidez na Igreja, mas em meu local de Trabalho sim, DEUS sempre me coloca em lugares em que tenho que ter contato com pessoas “importantes” , nesse meu emprego sou secretária do Diretor da empresa e fico na recepção, tenho pedido muito a Deus para vencer isso que existe em mim, um medo de me expressar, fico vermelha, frio na barriga, e com muito medo de cometer ou falar algo errado. Creio que DEUS permite passarmos por essas situações para mudarmos e estou tentando, mas não é fácil. Beijos Dona Tania.

  • Avatar

    Renata Carolina - Alfenas Jul 23 2014 - 9:05 am Reply

    Ooi dona Tania… Esse artigo falou muito forte comigo , porque por mais que pensamos que não temos algo timido em nós, quando ligamos a lanterninha no nosso interior vemos que tem sim e que a atitude está em nós .. Eu estava ficando muito timida de uns dias pra cá, coisa que nunca fui, estava me anulando pensando que por não deixar a timidez tomar conta de mim estava sendo orgulhosa. Então comecei a ficar mais na minha e a pensar que tinha que andar com a cabeça baixa aonde fosse. Até nas reuniões no salão, comecei a olhar muito pra baixo , devido essa timidez que estava tomando conta de mim , mas tomei uma atitude de olhar pra cima, olhar pra Jesus e não deixar com que isso viesse a anular minha fé, porque sabia que poderia me prejudicar, poderia interferir na minha comunhão com Deus e eu não aceitei e nem aceito isso… Parei de me auto criticar e comecei a me amar, a acreditar em mim mesma e hoje venço dia após dia a timidez , é uma luta no começo não foi fácil , mas se eu não tivesse tomado iniciativa estaria anulada, apagada e sem comunhão com Deus, porque como iria conversar com Deus se estivesse timida , se os timidos medrosos não podem entrar no Reino dos Céus ? Hoje eu estou feliz comigo mesma por ter vencido isso e a todas que passam por timidez, vençam isso, vençam esse receio , olhe isso como um desafio que te dará uma oportunidade de crescer com Deus e depender mais ainda dEle.
    Beijos ! Na fé, Deus abençoe a senhora ♥

  • Avatar

    Daniela Poso Jul 23 2014 - 11:43 am Reply

    Olá

    Gostaria de dividir algo que descobri a poucos dias sobre a minha timidez.

    Eu não entendia o pq de ser tão tímida, e assim como a senhora, minha irmã sempre foi super falante, eu até orava a respeito mas nada mudava, mas foi em uma ATITUDE que tomei que entendi o pq de ser assim.

    Estávamos em umas 20 mulheres e eu tinha que contar algo que Jesus fez na minha vida,
    na hora fiquei vermelha, tremendo e suando, rssr mas eu vi ali a oportunidade de vencer.

    E venci, foi libertador, falei e falei sem parar, kkkk

    O mais interessante foi que depois comecei a meditar em tudo isso e descobri que a “timidez” que eu tinha era na verdade medo de ser rejeitada, de ser criticada, de ser mal interpretada e tudo isso estava ligado a minha infância, descobri a raiz do problema e assim pude mudar de verdade.

    Beijinhos

    • Avatar

      Amiga Jul 26 2014 - 8:02 pm Reply

      Oi amiga. Minha timidez é por medo de ser rejeitada, criticada e mal interpretada.
      Muitas vezes deixo de evangelizar, de orar com outras pessoas e de partivipar de danças e teatro no FJU. Isso também me atrapalha muito no colégio, pois não participo.
      Gostaria de saber se por exemplo: quando me chamarem para orar com um grupo de pessoas, e eu o fizer, enfrentar o medo, a timidez, estarei vencendo a timidez?
      Terei que fazer isso várias vezes que irei me acostumar, e isso já não será mais um problema pra mim?
      Desde já agradeço. Que Jesus a abençoe cada dia mais. Obrigada por compartilharem suas experiência com agente, saibam que ajuda e muito.
      Um grande beijo amigas! :-)

  • Avatar

    Gabrielly Jul 23 2014 - 1:22 pm Reply

    Nossa D.Tania lendo esse poste parece que a senhora conhece a minha vida e tudo o que eu paço por conta da timidez e por muitas vezes pela minha irmã ser mais falante,extrovertida, engraçada, faz as pessoas rirem, e eu vivia sempre a sua sombra fico só no meu canto e não saio da minha sona de conforto,as vezes ate me revolto contra mim mesma por ser tímida ,quero mudar me da mais pra Deus,mas essa timidez me atrapalha muito,não sou esposa de Pastor por conta da minha timidez e enquanto esse pastor esta com outra obreira eu ainda gosto dele,e perdi a oportunidade de seguir o meu chamado ao lado do homem de Deus que eu gosto por conta da minha timidez,isso pra mim e revoltante e quero mudar,vou sair da minha zona de conforto e mudar para Deus.

  • Avatar

    carol Jul 23 2014 - 2:17 pm Reply

    poxa muito legal rsrs eu sim era mais muito,muito timida mais aos poucos tive que enfrenta-la e consegui claro que algumas situaçoes eu sou sim timda preciso sim a cada dia vencer -essa timidez e sei que vou consequi-la enfrentando ela

  • Avatar

    milene Jul 23 2014 - 2:31 pm Reply

    oi dona . a sr vai falar de uma coisa q eu tenho é medo é sou timida eu sei q tenho q vencer isso vem me atrapalhando e muito.
    agora o jeito é vencer td isso .

  • Avatar

    Alice Jul 23 2014 - 3:03 pm Reply

    Sim comigo foi assim era super timida e descobri a raiz que era medo de ser rejeita da, mal interpretada, quando comecei a ir a força jovem , depois de um tempo, fiquei lider, foi umaalegria, agora sou tabm candidata, ai tive que mudar e como DNA Tania falou tem que agir, falar, meter a cara, e sempre tem que vencer, pk situações vem pra eu ser timida mas eu nego, e vou

  • Avatar

    neia Jul 23 2014 - 3:40 pm Reply

    Oi dona tania eu lendo seu post parece que a senhora esta falando comigo assim me sinto e muitas veces da raiva de mi como posso ser tao timida quero tomar atitudes mas quando vou tomar atitudes vem o medo de errar.obrigado por comparti o seu testimonio vou colocar em praticar

  • Avatar

    amiga Jul 23 2014 - 4:25 pm Reply

    e que fazer quando a pessoa e timida e tambem gaga

  • Avatar

    thais Aug 14 2014 - 4:33 pm Reply

    Lendo a historia da senhora, é como se estivesse lendo a minha historia, desde pequena eu era assim muito timida, e a minha irmã mais nova era a mais faladeira, e eu só ouvia, e na escola era a mesma coisa,na igreja eu atendia as pessoas, evangelizava, mas quando era para falar em publico ou ate mesmo em reunioes, ai vinha o medo a vergonha, gaguejava ao falar, e isso me atrapalhava muito, mas graças a Deus a cada dia estou vencendo a timidez, desafiando a me mesma.
    Estou vendo resultados

  • Avatar

    Aline Oct 7 2014 - 10:44 pm Reply

    A algum tempo venho trabalhando em cima da timidez, e como a sra disse no post, só oração não resolve, existe a necessidade de enfrentar. Eu já consegui alguns progressos, mas ainda tenho dificuldades de postar o que entendo de alguns versículos, que Deus fala comigo, e olha que são coisas bacanas de se compartilhar, tenho vergonha de escrever algo errado. Mas embora os desafios, estou na fé que vencerei.
    = D

  • Avatar

    Marina Oct 8 2014 - 7:21 pm Reply

    Gostei muito deste post , lendo ele me lembrei de algumas situaçoes , onde eu podia ter falado , mas perdi a oportunidade por causa da timidez , eu quero vencer essa timidez , e tenho que aproveitar as oportunidades onde eu possa tomar atitudes contra a timidez para poder vence-la.

  • Avatar

    Larissa Dantas Oct 9 2014 - 6:09 pm Reply

    Falava muito, agia, não tinha medo e nem timidez… Até que começaram a interpretar mal o que eu falava, então parei de falar… Por diversas vezes prefiro até mesmo ouvir e ficar quieta! Mas tenho vencido pouco a pouco, graças a Deus.

  • Avatar

    Rubiane Bueno Oct 9 2014 - 8:00 pm Reply

    Olá!!D. Tania mim identifiquei muito com esse post, eu era uma pessoa muito tímida, quando tinha muitas pessoas ao meu redor ficvaa sempre no meu cantinho e isso me atrapalhava muito, tudo começou a mudar quando comecei a vencer minha vergonha (timidez) com atitudes como a senhora mesma escreveu… Gostei muito do post pois tenho certeza que está ajudando muitas meninas.

  • Avatar

    clarisse Oct 12 2014 - 7:08 am Reply

    a muito, mas não via grandes resultados, ate que consegui enxergar a solução: vencer a timidez não depende de oração e sim de atitudes, eu por mim mesma tinha que vencer, Deus estava comigo, mas eu precisava ir contra aquilo, agir contra o meu jeito de ser, fazer diferente, me desafiar.
    Je commence a comprendre, que finalement, les prieres finalement, servent a “informer” Dieu de la situation, Il en prend note et permet des situations qui vont permettre de s’exercer.Si je refuse ces opportunites, alors ma priere ne sera jamais exaucee, car c’est moi meme qui vais l’exaucer.

  • Avatar

    Jussara Assis Oct 19 2014 - 6:03 pm Reply

    Eu tenho apreendido a vencer a timidez dia a dia, não deixo ela me dominar, faço aquilo que ela não quer que eu faço, eu não gosto de falar em publico, tenho muita vergonha, isso no inicio quando fui levantada a obreira me atrapalhou bastante, não conseguia orar nas pessoas, colocava a mão na cabeça delas minha voz não saia, e percebe o quanto estava impedindo o Espírito Santo de me usar, então fiz um proposito, e tomei uma atitude, e cresci espiritualmente, hoje tem um pouco de dificuldade em fazer amizade, vergonha, mais tudo me a timidez me pede pra fazer eu não obedeço, eu aborreço ela, e uso a minha fé.

  • Avatar

    Fernanda Oct 22 2014 - 9:33 pm Reply

    Enfrentar a timidez não é fácil no começo, mas é preciso a cada dia, afinal Deus sempre foi com os corajosos, os tímidos sempre fugiam das batalhas, Deus quer que sejamos corajosos e devemos partir para cima da nossa timidez e vence-la todos os dias.

  • Avatar

    Tayane Oct 27 2014 - 6:25 pm Reply

    Ser timida é muito ruim,por diversas vezes ja perdi oportunidades por conta dela,as vezes queremos expressar o que pensamos a respeito de algo,só que aí imaginamos o que todos vão pensar a respeito, se vamos agradar ou não, e ficamos nos torturando depois, remuendo as oprtunidades perdidas,mas é como a senhora falou,não a outro remédio para vence-la temos que deixar ela de lado e seguir sem dar ouvido as vozes que querem nos atormentar,tomar atitude e acreditar que Deus é conosco e que somos capazes.

  • Avatar

    Cleyde Vitória Oct 28 2014 - 8:33 pm Reply

    Vencer a timidez não tão facil assim como se imagina tem que tomar atitudes e ai que tudo começa, dar um frio na barriga,tremedeira nas pernas e muitas das vezes um branco que não aparece palavras alguma para ser fala. Então, lembra-se da atitude a ser tomada naquele momento respirando firme então, começa e vai enfrente. Colocando que vai conseguir que pode vencer. Então vai enfrente.

  • Avatar

    Joyce Costa Oct 31 2014 - 1:13 pm Reply

    Eu era muito timida, não conseguia fazer nada, tinha vergonha de Tudo, sempre fui a mais quetinha, etc. Mas quando nasceu dentro d mim o desejo de fazer a obra de Deus primeiro com obreira e agora o desejo do Altar, eu tive que me sacrificar e veio esse msm pensamento q foi na cabeça da dn ” COMO DEUS VAI ME USAR SE EU SOU TÃO TIMIDA ASSIM” esse foi o basta! resolvi mudar naquele momento, lógico que não foi facil, mas eu consegui, pq eu tomei uma iniciativa!

  • Avatar

    Ana Oct 31 2014 - 2:26 pm Reply

    A timides nos deixa presa dentro de um casulo.

  • Avatar

    Joana Nov 1 2014 - 9:27 pm Reply

    Eu sempre ficava muito vermelha em falar em publico e sempre procurava nao chamar muita atencao,e mesmo assim o rosto esquentava na hora.Comecei a lutar contra isso,ficava revoltada porque nao queria ficar vermelha ou ser timida.Hoje eu consigo cantar falar sem vergonha alguma.Nao foi facil! Mais se eu nao tomasse a atitude que enfrentar podia estar ate hoje sendo mais uma “timida” e perdendo oportunidades ou em coisas que Deus pode me usar.

  • Avatar

    Leandra Vasconcelo Nov 3 2014 - 2:04 pm Reply

    Expulsando a timidez

  • Avatar

    Elaine Vitória Nov 7 2014 - 8:37 pm Reply

    Timidez sempre me atrapalhou , assim como a senhora isso sempre me incomodou , eu sempre fui tímida e pouco comunicativa, se as pessoas não chegassem em mim , eu não iria até elas , até que ao longo do tempo isso veio a melhorar , resolvi fazer teatro e isso me deu um impulso muito maior , fiz dança enfim … mas eu nunca perdi de vez a timidez e quando eu entrei na igreja não foi diferente , é como se eu relutasse contra mim mesma , uma hora eu vou contra a minha timidez , se é preciso falar com uma alma a qual ninguém vai ir falar , eu vou , orar pela nação , eu oro , mas o meu maior desafio é na evangelização , tbm acompanhada pela insegurança a minha dificuldade é chegar nas pessoas , simplismente por se aproximar , talvez insegura do que eu posso ouvir , ou porque os pensamentos negativos já tentam me convenser de que eu vou levar um fora ou um não , enfim … mas venho relutando incansavelmente contra isso e creio que esse post me ajudou ! Pretendo não somente ir contra as minhas vontades , fazer o que eu não quero , o que eu me sinto insegura como pedir ajuda , afinal , reconhecer que precisa é essencial .

  • Avatar

    cecili Nov 23 2014 - 8:15 am Reply

    muito boa tar de, sabe verdadeiramente ha muita coisa que tenho que vencer, e timidez e uma delas. eu tenho tudo, medo,timidez,orgulho,insguranca,ansiedade, e estou a ver que tenho que dar um tempo e olhar atentamente para o meu interior, esta muito sujo e porco de tudo que e mau sentimento e complexo. tenho que nascer de novo, por isso que so faco besteira e tomo decisoes erradas. obrigada pela ajuda, vou procurar mudar de atitude. Deus continue abencoada a sra com tanta sabedoria

  • Avatar

    Ivonete R Santanna Mar 17 2015 - 5:18 pm Reply

    Deus nunca chega atrasado ,o diabo sempre causa uma situação pr eu para.
    Eu enves de seguir eu volto atrás,eu tenho que avança e procegui .

  • Avatar

    Raquel Apr 26 2015 - 3:24 pm Reply

    Na minha infância eu era extremamente tímida, isso durou até metade da minha adolescencia, mas quando me converti isso começou a mudar, mas de alguns anos pra cá, percebi que a timidez voltou a me atrapalhar.
    Me sinto excluída, sem amigas, consigo conversar normalmnete com uma pessoa, duas no máximo e depende das pessoas, passou disso sem chance. Vou começar a enfrentar isso!!

  • Avatar

    Jhennifer May 30 2015 - 2:00 pm Reply

    me ajudou muito , pois Deus tem me usado na obra e as vezes Ele me pede para orar pra enfermos e a vergonha me atrapalha tenho ke vencer isso , pois Ele está comigo , obgda por partilhar sua historia

  • Avatar

    sara Jun 2 2016 - 9:30 pm Reply

    Temos que enfrentar nossos medos

  • Avatar

    Caren Jenifer Oct 24 2016 - 9:02 am Reply

    oi Dona Tania…. Bom dia!

    Eu me considero bastante tímida com as pessoas e muito mais com Deus.
    Eu só queria saber se a senhora tinha essa timidez com Deus, em seu relacionamento com Ele?
    Se a senhora poder me responder eu agradeço muitoo.
    obrigada.

  • Avatar

    Aline Mar 7 2018 - 10:50 am Reply

    É verdade Dona Tânia , Sempre fui tímida desde de pequena , porém antes de conhecer a Deus , eu era extremamente tímida , depois que tive o encontro com Deus posso dizer que a timidez excessiva foi arrancada de mim porém , sempre foi um desafio pra mim orar pra muitas pessoas , ou até mesmo fazer reuniões , nunca tive problema na questão de atender as pessoas , de evangelizar , posso dizer que isso pra mim é super tranquilo , mas sempre que falavam pra mim orar , parecia que não sabia está , até que entendi que era nescessário me desafiar , vencer essa timidez que me impede de evoluir ,comecei aos poucos a fazer orações nas rodas do fui , ou com os obreiros antes das reuniões , comecei a reunir todos os sábados minha tribo passar recados e uma palavra , só que reunião ainda era algo que não conseguia , e quando me pediram eu fui sincera e falei que não conseguia , mas aí que Deus eu começou a contar de mim uma atitude , passei a ver essa timidez como algo que me atrapalhava emevoluir , me revoltei , começei a fazer o que não fazia, minha disposição de vencer , fazia com que Deus me desse oportunidades , toda semana alguém aparecia , ” obr pode fazer o núcleo pra mim ” , até em reunião do projeto ele pediu para eu orar , tenho vencido isso todos os dias tomando atitudes.

Leave a reply

Name (required)

Website