Mulheres da Bíblia em tempo real: Rute e Noemi, testemunho

Tania Rubim

Mulheres da Bíblia em tempo real: Rute e Noemi, testemunho

Aqueles pareciam ser tempos felizes em Moabe, Noemi tinha seu esposo, seus dois filhos e suas duas noras.

De repente a morte chegou a sua casa, perdeu seu marido e logo seus filhos, de uma hora para a outra ela se viu sozinha e desolada, imaginem o sofrimento desta esposa e mãe, o único que ela tinha agora eram suas noras.

Ela insistiu que Orfa e Rute voltassem para a casa de seus pais pois ela iria regressar a Belém sua terra natal, Orfa voltou com a família, mas Rute escolheu seguir a sogra e o seu Deus.

O que será que Rute viu em Noemi que estava disposta a deixar sua família e sua cidade para segui-la?

Com certeza era algo que nem ela poderia explicar, mas nos sabemos muito bem o que era; a fe de Noemi no Deus de Israel, Rute via algo na sogra diferente, que a cativava e a fazia sentir prazer de estar perto. Seguro ela não era uma mulher chata e implicante, seu testemunho ganhou o amor de Rute que agora a tinha como mãe.

Assim partiram as duas, confiando e refugiando-se nos braços de Deus, que abençoou a ambas, Noemi tinha Rute para poder cuidar dela pois já era idosa e não podia trabalhar. Rute casou com um homem de Deus e foi muito feliz.

Rute teve filhos, imaginem agora a alegria de Noemi sendo avo e carregando um bebe no colo. Rute foi bisavó do rei David do qual segue a genealogia do Senhor Jesus.

Não é fácil lidar com este tipo de sentimentos, a perda de um ser querido, a mudança drástica de vida, a sensação de sentir que esta sozinha, desprotegida e abandonada, a hora de fazer uma escolha e que passam mil coisas pela nossa cabeça, o medo do desconhecido.

Parece que a pessoa fica sem chão. Mas quem nunca passou por alguma destas situações?

Todas nos já passamos mas sempre o que nos ajuda a não ficar paradas no tempo é o amor incondicional de Deus que cura todas as feridas e nos motiva a seguir em frente.

Quando achamos que tudo esta perdido, Deus nos mostra a luz no fim do túnel.

Autora do livro "Escolhida para o Altar". Faço a obra de Deus no Altar por 18 anos, espero através do blog ajudá-las, dividindo com vocês experiências e aprendizados.


Comments (10)
  • Avatar

    Paully Santos Aug 31 2010 - 9:30 am Reply

    Quando a Biblia fala que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados segundo o Seu proposito, inclui até mesmo situações drasticas, como foi o caso de Noemi. Se os seus filhos não houvessem falecido, jamais ela poderia ser avó de um homem do qual segue a genealogia do Senhor Jesus. Então quando a biblia fala "tudo coopera" é tudo mesmo. Basta apenas confiarmos e acreditarmos que Deus está no controle de toda situação que vivenciamos.

    Abraços D.Tania!

  • Avatar

    Natassia Souza Aug 31 2010 - 12:21 pm Reply

    D. Tania, obrigada mais uma vez pela mensagem… Falou forte cmgo…
    Saudades da sra!
    Beijinhos

  • Avatar

    Priscila zucula Aug 31 2010 - 12:50 pm Reply

    A biblia diz que nem olhos viram e nem ouvidos ouviram, e que jamais penetrou no coracao do ser humano aquilo que Deus nos tem preparado, pois entao ai e que esta o segredo, Rute se colocou a disposicao e nao olhou para as circustancias dicidiu seguir Noemi e servir o Deus de Noemi, ela escolheu a melhor parte e Deus a recompensou grandiosamente.

  • Avatar

    Aline Dantas Sep 1 2010 - 7:15 am Reply

    Quando tudo e todos nos deixam seja por um motivo ou outro, a única coisa capaz de nos manter de pé e eliminar sofrimento é o amor incondicional do nosso Deus! e que testemunho maravilhoso de conduta o de Noemi, capaz de converter sem dizer uma só palvra a conduta de que fala a Palavra, quero ser assim!

    Aline

  • Avatar

    Anonymous Sep 21 2010 - 4:59 pm Reply

    É verdade…
    Irei lutar e vencer.

  • Avatar

    lurdinha Apr 21 2011 - 7:54 pm Reply

    E verdade aprendi muito com essas mensagem

  • Avatar

    Ivone Andrade Jun 30 2013 - 10:57 pm Reply

    O bom testemunho de Noemi para Rute em tempos de paz, fez com que Rute cresse em um Deus que ainda não havia conhecido . Mas logo sua fé foi colocada a prova e ela mostrou que confiava nesse Deus e olha que grande exemplo para Noemi que, deveria estar segura e se desesperou. Enquanto Noemi escolheu se afundar em amargura e se tormar amarga ate no nome, Rute escolheu vencer. Que grande exemplo, enquanto Jacó lutou e teve o nome mudado por perseverar, Noemi também teve uma mudança de nome, passou a se chamar Mara mas, foi porque desistiu.

  • Avatar

    Bianca Inara Oct 11 2014 - 9:06 pm Reply

    É muito forte, quando confiamos em Deus então a resposta é certa! Noemi pelo seu bom caráter fez nascer uma mulher de Deus em Rute, e quando ela estava pronta então Deus pode abençoa-la, a alegria de Rute se transformou na satisfação de Noemi. Quando nós ganhamos uma pessoa pra Jesus através do nosso bom testemunho, então aquilo que essa pessoa alcançar vai ser como se nós o alcançássemos, a vitória dessa pessoa passa a ser a nossa também, e Deus se agrada disso! Momentos difíceis todas nós vamos passar, Noemi passou por um momento muito mais muito difícil, a perda de seu marido e filhos, a dor da perda comparada as outras é muito mais forte, mas pela sua intimidade e comunhão com Deus ela permaneceu firme! Não se abalou! Assim devemos reagir contra os medos e problemas, nesses casos a melhor defesa é o ataque! Reagir faz toda uma diferença!

  • Avatar

    lia Oct 22 2014 - 2:49 pm Reply

    O exemplo de Noemi, Fez com que Rute fosse ganha através de seu testemunho, de uma Mulher de Fé que Noemi era.

  • Avatar

    Tationara Oct 23 2014 - 9:23 am Reply

    Nunca se sabe quando vai perder um familiar, mas quando temos um apoio e Deus em nossas vidas tudo vai dar certo.

Leave a reply

Name (required)

Website