Mãe você tem sabido aconselhar?

Tania Rubim

Mãe você tem sabido aconselhar?

Olá queridas tudo bem? Estamos no jejum então vamos aproveitar para investir mais na nossa comunhão com Ele e tirar mais tempo para ler os Blogs que nos acrescentam. Muitas mães têm caído neste erro, pois aconselham os seus filhos segundo os seus interesses, segundo a sua visão, e muitas vezes segundo os seus maus exemplos.


Você mãe só é, e será um referencial para o seu filho quando a sua vida falar mais do que suas palavras.
Muitas mães falam de sacrificio, quando os seus filhos não vêem em nada suas mães sacrificarem, outras falam de valores quando sua conduta deixa tanto a desejar, outras falam de entrega quando não tiram tempo nenhum para os seus filhos.
Passam semanas que nem telefonam, nem convidam os filhos, não mostram interesse algum. Você pensa que seus filhos não reparam? Eu sou casada já faz anos e minha mãe me liga praticamente todos os dias nem que seja para perguntar está tudo bem filha? E eu amo esse cuidado dela.
Eu pessoalmente se existe uma coisa que me deixa mesmo chateada é aquela pessoa que aconselha, mas na vida dela não faz nada, ou aquela que fala para fazer mas na sua própria vida não faz nada. Essa pessoa para mim cai em descredito, pois não aje segundo os padrões do que prega. E por isso sua palavra não é considerada por ninguém.
Por exemplo você vê que o seu filho está em maus caminhos, ou se juntou com alguém que é nítido que não é a pessoa que o vai realizar, que é uma pessoa sem princípios, sem valores,sem ética, sem moral enfim… você como mãe se apercebe disso tudo mas,,, ao invés de você alertar o seu filho como lhe é conveniente, prefere deixar as coisas rolar, claro não o pode proibir, mas nunca se esqueça da grande influencia que você tem e a fé que você diz praticar.
Tenho visto que muitas mães não querem pagar o preço de ganhar a alma do seu filho, e sua visão é totalmente carnal, se limitam ao que vêem e preferem ignorar a situação do que lutar, e nunca se esqueçam que somente a oração não trará os resultados surpreendentes que você espera, pois afinal há quanto tempo você ora? Desde sempre não é mesmo? É preciso dialogar, aconselhar, sentar e fazer o seu filho ver aquilo que ele não está conseguindo.
Talvez seu problema é; você não está sabendo buscar em Deus essa ajuda e como se acha uma mãe excelente já não precisa melhorar em nada e tão pouco aprender nada, e por isso se limita aos conhecimentos que aprendeu e se agarra nisso, e os resultados são muito poucos ou até mesmo nenhuns.

As vezes você quer delegar esse responsabilidade a terceiros quando ela é somente sua.
E se seu filho está a viver uma vida totalmente errada,você deve lutar com todas as suas forças para que a situação se inverta, nunca se esqueça apoiar o seu filho não é operar com o erro dele e sim com amor lhe mostrar o perigo de tais escolhas erradas e as suas consequências.
Mas para isso nunca se esqueça sua palavra tem que ter credito, se você perdeu essa credibilidade procure lhe passar os valores que você diz acreditar e viver.
Não deixe seu filho ser orientado por ninguém a não ser por si, afinal você é a mãe, e se já é adulto, não deixa de ser seu filho, cuide e aconselhe da mesma forma, e que seu maior interesse seja ver a alma do seu filho salva.
Vou deixar um desafio a você mãe! Quem tem que dizer se somos boas mães são os nossos filhos não é mesmo? Eles têm o direito de nos avaliar pergunte para eles esta semana. Filho que mãe eu tenho sido? Onde posso melhorar?
Se calhar a resposta irá a surpreender, seja humilde e não pense que sabe tudo pois muitas vezes nossos filhos nos ensinam.
Talvez você pense ser uma mãe excelente, mas o seu filho não vê essa excelência em nada.
Talvez se você fosse mais espiritual e sábia teria livrado o seu filho de muitas situações das quais ele está vivendo hoje, mas está a tempo de se corrigir, ou vai continuar a cair no mesmo erro?
Não estou a julgar nenhuma de vocês eu estou incluída, e quero a cada dia melhorar como mãe e ser humilde para saber lidar com o meu filho, meu maior interesse é ganhá-lo para Deus e que ele veja em mim o que vivo e não o que falo.
Nunca vamos ser perfeitas, mas podemos melhorar a cada dia, e se o fizermos não tem como não ver-mos os resultados.
Aprenda aconselhar o seu filho na fé e não no sentimento!

Depois deixem seus comentários vamos partilhar umas com as outras o que os nossos filhos disseram acerca da nossa pergunta.
Não importa qual for, importa sim, que vamos trabalhar para mudar essa situação e talvez a resposta não era a que estava esperando, mas será a sua oportunidade para restaurar o vosso relacionamento, e assim poder conquistar de volta a confiança perdida.

Bjs doces

Meu nome é Cátia Rubim estou casada há 19 anos, com um homem temente a Deus e muito meu amigo. Servimos a Deus no atrio como obreiros. Amo as coisas de Deus e elas fazem parte principal do meu cotidiano, sou uma pessoa expontânea e decidida, tenho um filho fruto de um milagre em nossas vidas. Meu testemunho de vida tem edificado muitas pessoas e servido de inspiração para quem está passando por vales por mim conhecidos. Estou aqui para compartilhar isso com todas vocês.


Comments (28)
  • Avatar

    Luh Ramos Jun 9 2016 - 6:13 am Reply

    Não sou Mãe, mas sou filha e posso dizer que ouço os conselhos da minha Mãe até hoje, tenho em minha Mãe um exemplo de humildade e amor ao próximo..Vejo que todos os dias luta pela sua família, pela sua estrutura, não esquecendo jamais dos seus filhos, apesar dela não ser cristã,não seguir o mesmo caminho que eu,ainda sim vejo nela um exemplo a seguir, sempre sábia e submissa a sua Família.

    • Avatar

      ivanete Jul 1 2016 - 11:50 am Reply

      Minha mãe foi um referencial em minha vida.
      Hoje o que eu aprendi tento passar para meu filho, tanto valores, como o caráter da pessoa que e muito importante em nosso dia a dia.

  • Avatar

    Joelma Munira Pereira Alves Jun 9 2016 - 8:13 am Reply

    Realmente este post me fez refletir em coisas simples que posso mudar a tempo de Ensinar verdadeiramente os meus filhos. Muitas vezes na correria do dia-a-dia e na certeza de ser uma mãe excelente que se sacrifica e faz de tudo são tantas preocupações que os mais simples gestos podem ser esquecidos. Sempre me preocupei muito em demonstrar amor pelo meus filho e apresentar a eles sobre a Palavra de Deus pois quero fazer diferente do que foi comigo quando criança! Sempre tive esse pensamento comigo. Mas esse texto me fez pensar que somente isso não basta! As vezes o meu fazer diferente pode não ser o que realmente meus filhos precisem … Então vou seguir o conselho Sra Tania. Vou perguntar a eles!!!
    Obrigada!

  • Avatar

    Fabricia da Silva Jun 9 2016 - 10:43 am Reply

    Eu q me achava a perfeita a melhor mãe do mundo,fiz a pergunta para minha filha de 12 anos,e fiquei sem palavras com a resposta dela.me disse q sou séria e fico sempre mal humorada,e que as vezes me evita para não me aborrecer.
    Confesso q fiquei chocada não esperava essa resposta, mas estou aqui para mudar e ser uma mãe melhor e transformada pelo poder de Deus.

  • Avatar

    Ana Lucia Jun 9 2016 - 5:36 pm Reply

    Que mensagem forte!
    Nunca havia pensado em fazer esta pergunta á minha filha.Às vezes nós queremos saber a opinião de todos á nossa volta, menos de nossos filhos, que são nosso melhor termômetro de como tem sido o nosso desempenho como mãe.

  • Avatar

    Vera Brito Jun 10 2016 - 6:31 am Reply

    Filha que mãe eu tenho sido? Onde posso melhorar? Esta pergunta fiz as minhas 3 filhas no dia 31/12/2015. Mesmo sendo uma boa mãe, zelosa, da fé; diante da correria da vida, senti que além de exausta, estava faltando alguma coisa para “melhorar” como mãe. Não me surpreendi ao ouvir que muitas vezes sou crítica em algumas de suas atitudes, ríspida… Como mãe é minha a responsabilidade de corrigir, aconselhar, mas tudo tem que ser na fé. A palestra sobre APRECIAÇÃO” com a Cris me ajudou muito a apreciar as qualidades delas e colocar esta apreciação para fora, falar para elas…Não só corrigir, apontar suas falhas, mas ama-las com suas falhas, orientando-as, mas acima de tudo reconhecendo também seus valores. Tenho buscado exercitar esta fé todos os dias, porque não basta só orar, “sustentar”, dar comida, lavar suas roupas. Sei que tenho que aprender a cada dia como ser uma mulher melhor, uma mãe , uma servidora pública, para o meu próximo… Creio que APRECIAR” tem feito a diferença na minha vida nestes últimos meses em todos os sentidos. Há ainda muito a aprender; OPS todos os dias temos que aprender e não sou perfeita, mas estou aberta a ser moldada, estou disposta e aberta aos ensinamentos de Deus, as opiniões e observações das minhas filhas. Mensagem inspiradora. Deus não espera de nós perfeição, Ele espera disposição e determinação para que a Sua obra seja completa em nossa vida. Estou nesta fé! Quero sim, ser uma mãe moldada a cada dia.

  • Avatar

    cristina piveta Jun 10 2016 - 11:23 am Reply

    Muito forte este ensinamento, tenho pedido para Deus me ensinar a ser mãe, a me ensinar a educar o meu filho e me fazer ser uma mãe excelente.Pois eu sendo essa mae excelente o meu filho também será um filho excelente

  • Avatar

    ana lucia Jun 10 2016 - 12:54 pm Reply

    eu sou me e também me achava excelente. quando vi que não era. mais graças a DEUS despertei pra salvar meu filho e DEUS o salvou. hoje esta fazendo aula para ser obreiro. graças a DEUS.

  • Avatar

    Milena Carla Jun 10 2016 - 2:12 pm Reply

    O meu filho ainda tem 2 anos, mas vou seguir estas instruções e procurar ser um excelente exemplo para ele.

  • Avatar

    odenise reis moura Jun 10 2016 - 4:02 pm Reply

    A partir de hoje vou me alto vigia pois sou testemuho de JESUS para meu filho, pois quero velo salvo , apesar dele ser criança ainda quero ver ele com JESUS seguindo o mesmo caminho que eu e seu pai seguimos servir ao SENHOR JESUS

  • Avatar

    Tarcy Jun 10 2016 - 6:33 pm Reply

    “Você mãe só é, e será um referencial para o seu filho quando a sua vida falar mais do que suas palavras.”,isso é em todos os sentidos, vou levar esse pensamentos para outras áreas!

  • Avatar

    renata santos Jun 11 2016 - 7:24 am Reply

    estou aprendendo a ser essa pessoa melhor para minha filha !

  • Avatar

    Jaqueline A. Andrade Jun 11 2016 - 11:37 am Reply

    Não sou mãe, porém me chamou atenção a parte que ela fala a nossa vida tem de falar mais que nossas palavras e é a realidade, não só para mães, mas para todos aqueles que se consideram de Cristo e querem ganhar almas.

  • Avatar

    Dienifer Jun 11 2016 - 11:53 am Reply

    Devemos dar bons exemplos aos nossos filhos,e ensinar a eles o caminho de Deus..

  • Avatar

    Francisca de Assis Jun 11 2016 - 8:03 pm Reply

    Procuro ensinar com meu testemunho e comportamento.com esse ensinamento vai ajuda nos unir mais.

  • Avatar

    Natália Cruz Jun 13 2016 - 2:51 pm Reply

    Quero ser melhor a cada dia, que eu possa ser um exemplo vivo pra alguém, que Deus use minha vida.

  • Avatar

    Dalila Silva Jun 13 2016 - 4:25 pm Reply

    Boa noite! Eu não sou mãe, mas achei o post muito legal e positivo. Bem, na minha opinião, eu preciso ouvir mais o que os meus pais falam, principalmente a minha mãe, como eu já faço. Não sou perfeita, mas reconheço que se eles não existissem na minha vida, não sei como seria a minha vida e não sei onde estaria hoje.

  • Avatar

    Daiana Jun 14 2016 - 11:37 am Reply

    Mesmo diante de muitas dificuldades, tenho criado meus filhos nos caminhos de Deus, e mais do que isso, tenho tentado ser o exemplo de mulher de Deus, pois mais do que nossas palavras, são nossas atitudes que provam aquilo que somos, apesar de pequenos, eles me observam bastante e reconheço que já deixei muito à desejar, faltando com atenção à eles, estava sempre muito envolvida com a obra de Deus, mais graças a Deus dispertei à tempo de mudar essa situação, até por ser mãe solteira, tive um pouco de dificuldades de me habitar à essa situação, após a separação. Mais hoje tenho a situação sobre controle.

  • Avatar

    LUCILANE GONÇALVES Jun 15 2016 - 11:40 am Reply

    Boa tarde!
    Ontem eu li este post e resolvi perguntar o meu filho se eu sou uma mãe boa,e onde ele acha que eu preciso melhorar.
    Sabem o que ele mim respondeu? Mãe a senhora é uma mãe boa, mas precisa amadurecer, é muita imatura, qualquer coisa que eu faço a senhora esconde o cabo do WIFI de mim, rrrssss. Não é que ele tem razão. Vou mudar, eu decido mudar.

  • Avatar

    viviane paula Jun 17 2016 - 8:55 am Reply

    Muito forte, tive muito problemas com minha mae no começo, entendo hj o quanto faz diferenca vc dar bom testemunho em casa pois ela só mudou quando eu mudei.

  • Avatar

    Luciene de Oliveira Souza Jun 18 2016 - 3:37 pm Reply

    Muito proveitosa está pergunta,pois seja qual for a resposta que teremos, só vai acrescentar para melhorarmos muito mais.

  • Avatar

    Ana Paula Jun 18 2016 - 3:46 pm Reply

    “Você mãe só é, e será um referencial para o seu filho quando a sua vida falar mais do que suas palavras.”,isso é em todos os sentidos, vou levar esse pensamentos para outras áreas! vamos arrebentar!Deus abençõe.

  • Avatar

    Quezia Menezes Jun 19 2016 - 3:21 pm Reply

    Post reflexivo, desafio aceito. Realmente quanto mãe temos essa incumbência vinda do Senhor de instruir nos seus preceitos, de orar, de ser referencial e de não irrita-los com autoritarismo ditatorial que nem mesmo nós queremos para nossa vida(disciplina e obediência isso sim devemos apresentar, junto com suas consequências boas). Depois dou o retorno do que escreveram. Vou compartilhar num grupo de mães:)

  • Avatar

    Adriana Dimas Jun 21 2016 - 11:46 am Reply

    O filho sempre olha o exemplo da mãe, pois uma mãe tem experiência então temos sempre que ouvi e segui os conselhos de nossa mãe.

  • Avatar

    Elaine Cruz Jun 21 2016 - 12:38 pm Reply

    Desafio aceito. Vou perguntar pra minha filha o que ela pensa sobre mim. Tenho me esforçado para ser um referencial de Deus para ela. e quero saber se ela tem visto isso em mim.

  • Avatar

    adeni pereira lopes Jun 22 2016 - 2:00 pm Reply

    Ser mãe é um aprendizado , a cada dia instruímos os nossos filhos sobre o caminho a seguir mas muitas de nos não atentamos sobre o que nossos filhos ajam de nós , qual o referencial que estamos passando para eles.

  • Avatar

    Itala Biancha Salcci Zanardo Jun 26 2016 - 4:11 pm Reply

    Ser mãe é também aprender com os filhos. Sua opinião deve ter peso de como os guiamos.
    Nós temos uma grande responsabilidade de levá-los à Deus.

  • Avatar

    Magda sacaia Jul 23 2016 - 8:32 am Reply

    Quero ser melhor a cada dia, que eu possa ser um exemplo vivo pra alguém, que Deus use minha vida.

Leave a reply

Name (required)

Website