Mãe incentive, não imponha!

Tania Rubim

Mãe incentive, não imponha!

Olá queridas tudo bem? Li um comentário que chamou muito a minha atenção uma leitora mencionava que não lia os posts porque o titulo não lhe dizia nada uma vez que não é mãe. Mas foi abençoada pelo que leu! Estes posts não são só para mães, são para filhos também, e também serve para quem faz a obra de Deus afinal não temos filhos espirituais?


Eu mesma aprendo com cada post que eu mesma escrevo, pois enquanto o faço estou a meditar onde posso sempre melhorar como filha como mãe e como serva.

Hoje vou falar deste assunto, pois vivi isso com a minha irmã mais nova que para mim é uma filha.
Todas as vezes que quis impor as minhas ideias, até mesmo as minha expectativas em relação ao que eu queria para ela, sempre me frustrei, não que as minhas motivações fossem erradas, muito pelo contrário só queria o melhor para ela , mas impunha da forma errada.
Todas as vezes que obrigamos os nossos filhos a serem o que nós desejaria-mos que fossem, ou que façam somente o que desejaria-mos que fizessem, não deixamos eles desenvolver emocionalmente, e nem formarem a sua própria personalidade.
Tenho visto muitas mães imporem dos filhos aquilo que eles não querem , somente por não querer julgamento dos demais.
Afinal você está a criar os filhos primeiramente para Deus e para si, ou para os demais?
Esse estilo de viver sufoca e nem você é livre e nem deixa seus filhos serem.
Cada criança tem sua individualidade, deixe de ficar comparando os seus filhos com os filhos dos seus amigos. Eles são únicos e devemos trabalhar neles incentivando e não comparando, isso é um erro muito grande.
Devemos ensinar, incentivar, mas não obrigar e impor, eles mesmo vão descobrir os resultados de não saberem fazer as boas escolhas. Se você impor, nunca vai deixa-lo descobrir o que ficou a perder por não ter feito aquilo que você o orientou que fizesse, mas não obrigou!
Por exemplo você obriga seu filho a orar a ler a Biblia, a ir á igreja, e ele vai porque você obriga, mas essa vontade não está dentro dele então ele vai por imposição isso trará alguns resultados? É bem melhor você o incentivar para que ele descubra o quanto bom é ir á igreja, do que ir sem entender o porquê de estar a ser obrigado a ir.
Isto acontece muito na adolescência, e não adianta bater de frente com seu filho, pois nunca se esqueça que é uma questão de tempo para ele fazer as suas próprias escolhas. Então vamos motivar, incentivar e ser equilibradas, pois tem mães que pensam que seus filhos por elas irem á igreja, que eles já tiveram as suas experiências com Deus e algumas até exigem como se os filhos já fossem batizados com o Espirito Santo.
Talvez você tem sido aquela mãe que tem sempre disponibilidade para atender os filhos das outras mães e orar por elas, mas será que tem tido esse mesmo cuidado com o seu filho? Mães que sempre estão disponíveis para a igreja, mas nunca tiram um tempo de qualidade para fazer aquilo que os filhos gostam, nunca se esqueçam eles observam muito mais suas atitudes do que aquilo que você fala ou prega.
Vou dar um exemplo meu, meu filho só tem cinco anos é evidente que eu ensino para ele e falo a respeito das coisas de Deus. Neste ultimo Jejum eu expliquei para ele o significado do mesmo, e sabem o que ele me respondeu? Mãe eu vou fazer mas não vou deixar de ver desenhos, mas vou fazer assim; vou deixar de ver as coisas que mais gosto! Eu não impus. Vais fazer sim! Estás proibido de ver desenhos!
Não! Eu falei está bem filho é entre ti e Deus, se vais sacrificar somente os que mais gostas de ver, Jesus vai te honrar também.
Lhe dei liberdade de escolha, afinal Deus não se impõe para ninguém , se transmite.
E sabe o que aconteceu? Eu e meu esposo á noite sempre colocávamos na televisão musicas, pregações para a idade dele, e ele esteve os 21 dias connosco sempre ouvindo todas elas, até fez um audio dele a cantar uma musica de principio a fim.
Mas foi porque lhe demos a liberdade de escolha, talvez se tivéssemos imposto ele não assistiria.
O incentivamos não impusemos… Tudo que é imposto ou sob pressão não dá frutos!

Vou dar um exemplo claro! Você foi obrigada ou lhe impuseram a casar com o seu marido? Talvez você me responda até que sim! E o quanto você sofreu com isso não é mesmo? Mas você que conquistou alguém, e depois assumiu o compromisso ou seja uma aliança, foi algo tão natural não é mesmo?
Foi algo que nasceu naturalmente certo? Assim nossos filhos têm que ser levados a amar e a descobrir quem é Deus de forma natural e não imposta.
Seja o veiculo que seu filho precisa para se chegar até Deus.
E nunca se esqueça que a oração é a arma mais poderosa que temos a nosso favor!

Mães nunca se esqueçam de uma coisa, independente se você tem responsabilidades na igreja ou até mesmo uma posição.
Você tem um ministério sabe qual é? O de ser mãe, Deus confiou ele nas nossas mãos também temos que desenvolve-lo, ser humildes para aprender, e sobretudo tementes a Deus para sempre buscar-mos a Sua direção para fazer-mos e ser-mos o que de melhor sabemos e somos!
Nunca seremos mães perfeitas! Mas podemos ser a cada dia melhores mães!
Se lhe ajudou escreva aqui! Seja participativa!

Bjs doces!

Meu nome é Cátia Rubim estou casada há 19 anos, com um homem temente a Deus e muito meu amigo. Servimos a Deus no atrio como obreiros. Amo as coisas de Deus e elas fazem parte principal do meu cotidiano, sou uma pessoa expontânea e decidida, tenho um filho fruto de um milagre em nossas vidas. Meu testemunho de vida tem edificado muitas pessoas e servido de inspiração para quem está passando por vales por mim conhecidos. Estou aqui para compartilhar isso com todas vocês.


Comments (61)
  • Avatar

    Thalyane Martins Mar 4 2016 - 7:24 am Reply

    Achei muito interessante esse poste ,e eu venho passando por uma situação muito complicada com a minha mae ,somos da IURD ,e somos obreiras ,porem minha mae vivi me julgando ,quando faco algo que não é do feito dela ,ela fica furiosa ,e não deixa eu tentar fazer novamente até acertar ,ela nao me ensina a fazer nada ,e diz que eu devo aprender sozinha ,quando eu tento ela vem com palavras negativas ,sempre colocando para baixo ,eu peco a Deus todos os dias ,para me ajudar a mudar ,a ser melhor a cada dia ,e estou buscando isso ,mais quando minha mae vem ate mim ,para me criticar eu desanimo parece que eu estou buscando mudar mais e envão! Queria um poste para me ajudar nisso por favor obrigada desde já

    • Avatar

      Adriana Mar 5 2016 - 5:40 am Reply

      Verdade ! Eu por exemplo amo meu trabalho e minha profissão,mais quando sou imposta a fazer algo fora do comum ,ai não dar ,pareçe que eu travo. É muito ruim fazer as coisa dessa maneira ,nós temos mais é que ser insentivados a fazer as coisas.

  • Avatar

    Misleide Sales Mar 4 2016 - 8:54 am Reply

    Esse post coube muito bem para minha vida, meu filho de 9 anos não queria ir para a EBI, para igreja ele até ia, embora ficasse ansioso para que a reunião acabasse logo, e não entendia o que era dito, as obreiras conversavam com ele, mas ele estava irredutível. Um dia em uma reunião, o pastor citou um exemplo no meio de uma pregação sobre como conduzimos e cedemos às vontades dos nossos filhos e que mais tarde colheríamos os frutos da desobediência deles, e falou inclusive sobre os pais cederem sobre levarem seus filhos para a EBI quando eles não queriam ir, daí eu e meu esposo tomamos a decisão de levá-lo mesmo sem querer para a escolinha, no segundo domingo em que ele esteve, já gostou e se adaptou, e está até hoje, porém esse post me abriu os olhos para que eu converse mais com ele sobre isso, sobre o que ele tem sentido, aprendido e se está feliz por continuar frequentando, quais são suas expectativas, saber ao certo se ele continua indo para nos agradar ou se por ele mesmo. Muito obrigada por esse post, já me ajudou, as vezes começamos a fazer e conduzir as coisas mecanicamente.

  • Avatar

    karina Souza Mar 4 2016 - 9:06 am Reply

    Legal dona Cátia, é verdade o que a senhora disse, por exemplo: eu não gosto quando minha mãe me obriga a fazer algo, mas prefiro que ela me fale o que fazer e espere que este algo aconteça. Mas é difícil ouvir reclamações Rsrsrs, sei que tenho que agir com sabedoria. E em relação a obra, como obreira não devo obrigar a ninguém, mas orientar ela mesma irá fazer suas escolhas!
    DEUS abençoe!

  • Avatar

    Patricia Moreira Mar 4 2016 - 9:42 am Reply

    Olá d. Cátia,

    Este post é muito bom, como a sra disse não só para as mães, mas para todas nós.
    O impor não é ruim só na relação mães e filhos, mas sim em todos os relacionamentos. Como a sra comentou:
    “… tudo que é imposto ou por pressão não dá frutos.”, uma vez que ninguém gosta de fazer algo obrigado. Conscientizar e incentivar é a melhor forma de ajudar as pessoas que queremos bem.

    Bjus.
    Patricia

  • Avatar

    monica fortaleza Mar 4 2016 - 10:10 am Reply

    bom eu agradeço a deus, pois minha mãe mim levou a igreja pequena . pois fico feliz porque fiz uma boa escolha nascer nos caminhos de deus atravez de minha mãe querida.

  • Avatar

    Marynalva Mar 4 2016 - 12:04 pm Reply

    Muito bom todos estes posts sobre dicas de coo educar nossos filhos. Esse de hoje então, uma pérola para mim, pois eu em algumas situações vinha impondo coisas espirituais a meu filho que também tem cinco anos. Aprendi e vou incentivá-lo mais a se interessar ele mesmo nestas coisas. Um beijo dona Cátia e mais uma vez obrigada por compartilhar aquilo que Deus tem lhe dado conosco.

  • Avatar

    IVANIA Mar 4 2016 - 1:38 pm Reply

    e muito bom ver nossos filhos se desenvolvendo espiritualmente nao por imposicao mas porque gostam de servir a Deus. o exemplo e o melhor caminho.

  • Avatar

    marcia azambuja Mar 5 2016 - 10:15 am Reply

    Tenho lido a pouco tempo suas postagens e tem aberto muito a minha visão com relação a educação aos meus filhos.Tenho aprendido coisas que não me dava conta ,mas, agia errado.

  • Avatar

    jenifer Mar 6 2016 - 11:03 am Reply

    Bom, achei mega interessante esse post, pois não sou mãe, não sou casada e não tenho o objetivo de ser mãe. Mas li pois me vejo como mãe das almas que Deus confia nas minhas mãos . Na parte de impor as vezes queremos tanto que uma pessoa nasça de Deus que acabamos por comparar com as outras pessoas que chegaram no mesmo período e achamos que está lento de mais a obra na vida dessa pessoa, mas Deus age na vida de cada pessoa de uma forma, pra Deus não existe padrões, cada pessoa vai ter seu tempo.
    E com essa “ansiedade” acabamos por impor mesmo sem querer e perceber o que queremos para aquela pessoa, sem respeitar a obra e vontade de Deus e ainda violamos o que Deus nós deu, o livre arbítrio.

  • Avatar

    Gilvania tomaz Mar 6 2016 - 9:23 pm Reply

    Não é nada fácil criar filhos hoje em dia,tenho dois,uma menina de três anos e um menino de cinco anos,e é um desafio ensina-los.Graças a Deus estamos na presença de Deus,e mostramos com o nosso exemplo como é bom estar na presença do Senhor,eles ficam super felizes quando eu digo que vamos a igreja. Mas no dia-a-dia nem sempre eles querem fazer o pedimos,as vezes acabo impondo a minha vontade,e eles ficam super chateados,até fazem o que peço,mas contra a vontade deles. As vezes não consigo me segurar,mas tenho orado ao Senhor e peço pra ser uma mãe melhor,só Ele para nos dá sabedoria.

  • Avatar

    Renata Costa Mar 8 2016 - 9:58 pm Reply

    Muito forte esse post, é só olharmos para o Senhor Jesus, Ele nunca obrigou a ninguém a aceitá-lo ou segui-lo, pelo contrario, nos deu livre arbítrio, podemos escolher se queremos ou não. Assim devemos agir, seja com os filhos de sangue ou filhos na fé, temos que lhes mostrar o caminho, porém nunca obrigá-los, mas eles é que decidem qual caminho vão seguir.

  • Avatar

    maria de nazare gonçalves galisa Mar 9 2016 - 9:46 am Reply

    Muito interessante e importante esse post, sou mãe de uma menina de 03 anos e me preocupo muito com isso (impor), fui pra igreja com 11 anos e nunca gostei de imposições, hoje eu trato, falo e ensino a minha filha da maneira que gostaria de ser tratada e ensinada. Sempre procuramos dar um bom exemplos de como somos feliz com Deus e como é bom ir pra igreja e ela fica muito feliz quando vamos pra igreja.

  • Avatar

    Erika Mar 9 2016 - 9:50 am Reply

    Encontré por el blog de la Iglesia este blog porque precisamente tengo un adolescente y había pedido a Dios que me guiara para enseñarlo a ser buen hombre y sobre todo temeroso de Dios. Y al encontrar este blog se que es la respuesta de Dios gracias por los consejos me han ayudado a entender como tratar a mis hijos no como yo creía sino como Dios quiere. Que Dios la bendiga

  • Avatar

    Eliana Zanetti Mar 9 2016 - 6:12 pm Reply

    Olá dona Tânia quero dizer que gostei muito deste posts da senhora!
    Eu não tenho passado uma boa fase com meu lindo filho de 12 anos.
    Pois ele está naquela fase que acha que todos estão errado e ele certo! Na escola tem tido muito mau comportamentos, e não quer saber nada de estudar! Ele vai à igreja comigo, e em casa nos damos bem, na igreja ele é totalmente diferente do que é na escola. Agora lendo o posts, vi que eu sou aquela mãe que cobra muito, que acha que ele tem de fazer as coisa bem pois ele sempre viveu na igreja! No último jejum de Daniel, briguei com ele pois queria que fizesse o jejum, mais ele não quis! E não fez! Às vezes me sinto frustrada, pois parece que tudo que eu falo não tem valor para ele. Eu estou tentando vigiar o que falo para ele, pois sei que tenho de ter paciência e buscar em Deus para ele mudar! Mais reconheço que é muito difícil esperar quando trata do nosso filho! O Progecto mães em Oração tem me ajudado muito! Eu me endendifiquei muito com este posts, obrigado dona Tânia Rubim.

  • Avatar

    Daniela Duarte Mar 10 2016 - 4:05 pm Reply

    Ola,quero dizer que passei por essa fase de impor as coisas com a minha irmã mais nova, e mais tarde com a minha filha.Mas quando chegou a hora de leva la para a igreja percebi que por imposição eu não ia conseguir nada, então usei a cabeça, e ela foi de livre vontade e hoje serve a Deus.

  • Avatar

    Maria Das Dores Mar 10 2016 - 8:51 pm Reply

    É muito importante deixar nossos filhos decidirem suas vontades, já ouve vezes que eu impôs ou coloquei meu filho em curso que ele não queria fazer e acabou deixando pela metade, então aprendi que so iria apoia-lo naquilo que realmente fosse uma decisão dele, graças a Deus tem dado certo.

  • Avatar

    Margarida Mar 11 2016 - 3:47 am Reply

    Eu estava agindo dessa forma impondo tudo a minha filha. Muito obrigada

  • Avatar

    Andreia Paula Mar 11 2016 - 7:51 am Reply

    MUITAS VEZES ESQUECEMOS QUE QUANDO CRIANÇAS, NÃO GOSTÁVAMOS DE FAZER NADA OBRIGADO E QUANDO NOS TORNAMOS MÃE, QUEREMOS OBRIGAR OS FILHOS, A SEREM DO NOSSO JEITO. E O MAIS ENGRAÇADO É QUE MUITA DAS VEZES QUEREMOS QUE ELES SEJAM TÃO CORRETOS, QUE SE OLHARMOS PARA NOS MESMAS, NÃO FOMOS E NEM SOMOS COMO QUEREMOS OBRIGÁ-LOS A SER. ISTO SIM É UMA HIPOCRISIA!

  • Avatar

    susana Mar 11 2016 - 1:10 pm Reply

    muito interessante este post,é verdade quebrei varias vezes a cara quanho obrigava meus filhos a tomar decisao, hj vou fazer diferente tentar conversar mais e ensinar para serem pessoas melhores nos temos essa responsabilidade

  • Avatar

    Marina Mar 13 2016 - 7:41 am Reply

    Me ajudou mto, realmente preciso mostrar o caminho,
    Através do meu exemplo tbm, e deixar ele ir tendo
    Suas experiências com Deus, até conhece-Lo pessoalmente.
    Creio que assim.como Deus me cuidou e se rebelou a mim…Irá se revelar a ele.tbm
    ..tenho que deixar o Espírito Santo agir.

  • Avatar

    Sara Reis Mar 13 2016 - 7:53 pm Reply

    Obrigada, muito esclarecedor. Tenho 2 filhos adolescentes e os forço a ir na igreja a hora que vou. Deixo eles a vontade e procuro sempre passar que nós é que precisamos de Deus e não Deus de nós. Graças a Deus vão e tenho certeza que muito em breve terão um encontro com Deus.

  • Avatar

    Sara Reis Mar 13 2016 - 7:58 pm Reply

    Ops. Não forço eles irem não rsrsrs. Faltou o NÃO.

  • Avatar

    Ana Maria Mar 16 2016 - 9:11 am Reply

    Muito bacana esse texto, as vezes tenho imposto algumas coisas pra minha filha, vou repensar as minhas atitudes como mãe.

  • Avatar

    sirlei silva Mar 16 2016 - 10:37 am Reply

    Quando incentivamos é diferente de impor,pois é muito ruin fazer algo que nao queremos,o incentivo é a melhor opçao.

  • Avatar

    Flaviana Mileski Mar 16 2016 - 10:57 am Reply

    Olá boa tarde…
    Achei este post de grande ajuda , para descobrir coisinhas por mais pequenas que sejam , mas que dá uma diferença grandiosa em nossa vida ,sou mãe há 15 anos tenho dois filhos (um casal), mas passei aqui para ler está mensagem que me chamou bastante atenção em relação a ” impor ” algo ao nossos filhos , aprendi que devemos deixá-los tomar suas próprias decisões sozinhos mesmo, sou franca em dizer que as vezes sem ser proposital acabo impondo certas decisões que cabe a eles mesmo decidirem , sou grata a Deus por mais um ensinamento e a partir de agora vou incentivá-los e não vou mais me impor !!!

  • Avatar

    Itamara Mar 16 2016 - 5:21 pm Reply

    Como bem relatou o psicoterapeuta Flip Flippen, é páreo duro conviver com indivíduos excessivamente dominantes, que acreditam que têm a resposta e a palavra final para tudo, que atropelam aqueles que não cedem do jeito que elas esperam, que gostam de intimidar e não se importam com o que os outros sentem. Ainda que tenham razão 90% das vezes, estão 100% erradas nas forma como lidam.

  • Avatar

    Diana Carvalho Mar 17 2016 - 8:24 am Reply

    Para mim, tudo o que é imposto perde a graça, eu não quero mais fazer. Porém eu agia assim com os meus filhos. Sempre impunha oque eles tinham que fazer em relação a vida espiritual. Nossa, quanto tempo perdi e me desgastei!!! Hoje, o que não quero pra mim, não faço para os outros. Hoje, converso, ensino e mostro os caminhos e consequências. A escolha é deles. Já vejo amadurecimento neles!

  • Avatar

    Andrea Oliveira Mar 18 2016 - 1:09 pm Reply

    Verdade absoluta! Ser mãe não é sair por ai impondo autoridades aos filhos, temos a obrigação de sermos mais que isso. Amar o filho também, só não basta, é necessário ser amiga, companheira, conselheira entre outros. Temos que incentivá-los ao que é bom e principalmente aos caminhos de Deus. A imposição cria um abismo entre mães e filhos, o incentivo é a melhor opção!

  • Avatar

    Josiana Almeida Mar 20 2016 - 3:25 pm Reply

    É muito bom ver nossos filhos se desenvolvendo espiritualmente nao por imposicao mas porque gostam de servir a Deus.
    O exemplo é o melhor caminho.

  • Avatar

    Alexandra Mar 21 2016 - 12:35 pm Reply

    Os posts dos blogs universal sempre terão algo para acrescentar se não na nossa vida pessoal, na espiritual . Devemos sempre ensinar as pessoas sem impor a elas a nossas vontades, afinal as vezes é preciso sofrer os resultados de nossas escolhas para que venhamos amadurecer

  • Avatar

    Eloisa Brito Mar 22 2016 - 6:20 am Reply

    Tenho uma filha de quase 5 anos,confesso que tenho uma certa preocupação na educação dela em todos os níveis,principalmente na área espiritual,tenho me focado em ser um exemplo para ela para que não comece a procurar referências em outras pessoas do mundo porque eu sou mãe solteira,e o pai dela não quer nada com Deus,então eu quero apreender e quero ter sabedoria para que ela não se sinta seduzida pelas coisas que dá parte do pai é normal não tem problema mas que possa vir a influenciar de forma negativa.

  • Avatar

    Fabiana Santos Mar 27 2016 - 11:30 am Reply

    Quando obrigam os eles fazer alguma atividade eles se estância por que querem fazer suas própria vontade eu aprendi que não devemos obrigar lo a fazer algo mais ele mesmo decidi o que e melhor para ele.

  • Avatar

    Giana Apr 4 2016 - 9:41 am Reply

    Muito bacana, Deus falou comigo ,pois em algumas situações tento forçar minha filha mais velha de como ela deve ser com as coisas de Deus e ela tem uma certa resistência, vou cuidar mais da maneira que falo para ela.

  • Avatar

    Adriana Apr 6 2016 - 3:55 pm Reply

    Gostei muito e um aprendisado tenho Duas filha nunca obrigo a elas a nada , uma e jovem outra do t f tim nunca obrigo nas tarefa delas oriento e ajudo elas post mais sobre filhos e bom.

  • Avatar

    Fátima Medeiros Apr 8 2016 - 7:57 am Reply

    Muito forte esse post,
    eu tenho passado por muitas lutas com minha filha de 20 anos, e já há alguns meses, decidi não mais chamá-la para ir à igreja aos domingos, expliquei pra ela que Deus não é coisa que se impõe mas que se a gente precisa dEle, devemos buscá-lo. Ela não deixou de ir, mas sempre chega atrasada, se distrai com outras coisas na hora da reunião. Eu resolvi não mais interferir, isso me deixa muito estressada e triste ao mesmo tempo. Mas eu tenho visto que ela está mais receptiva aos convites que faço, ela passa por muitas lutas na vida sentimental, seu namoro não dá certo, tem muitas brigas, ela é muito ciumenta, já chamei pra terapia mas ela ainda não aceitou o convite, mas está indo para as reuniões mensais do Godllywood comigo, eu chamo e ela vai. Creio que Deus tá agindo na vida dela.
    Deus abençoe a sra!

  • Avatar

    Eneide mesquita Apr 14 2016 - 8:46 am Reply

    É verdade, e também não vamos ter resultado porque até então O senhorJesus não invade coração.

  • Avatar

    Erika Queiroz Apr 15 2016 - 7:58 am Reply

    Com certeza todas as palavras deste post são valiosas e, obviamente, as ações que serão realizadas a partir dele, mais ainda abençoadas. Para ser exemplo, temos que dar o exemplo, assim tenho me concentrado em me portar como mãe, esposa e serva de Deus. A cada dia tenho feito mais para melhorar em todos estes sentidos. E claro, sempre embasada na Palavra de Deus e sendo sensível à Sua voz. Tudo isso tem me ajudado e me fortalecido muito, principalmente agora com o crescimento do meu filho que já tem 10 anos. Peço a Deus para me preparar e preparar meu esposo e filho todos os dias, para aquilo que Ele intenta sobre nós e agradeço todos os dias por Teu imenso amor e misericórdia pelas nossas vidas. Tenho certeza que vencerei tudo!

  • Avatar

    Rosilene Santos Apr 15 2016 - 7:02 pm Reply

    Muito bacana esse texto,quando incentivamos e diferente de impor, pois e muito ruim fazer algo que não queremos,o incentivo e a melhor escolha.

    • Avatar

      Cassiene Berto Apr 22 2016 - 12:26 pm Reply

      Boa tarde!
      Quando li este post, me identifiquei bastante. Sou filha de obreiros e minha mãe nunca me obrigou a nada, sempre me fez ver se o que eu queria fazer seria bom pra mim. Me ensinava e incentivava a fé. Mas diferente de minha mãe, tenho um sobrinho de 10 anos que tem dado muitos trabalhos e não tem sido fácil. E uma das coisas erradas que realmente estava sendo feito, era a imposição sobre ele. Quando li decidi mudar de estratégia. Farei um cronograma para ele com suas atividades pessoais e da igreja. Por exemplo (dias de reuniões tf teen e libertação). e explicarei pra ele, a importância das reuniões sem o impor nada. De acordo com suas atividades pessoais, procurarei ver se ele está satisfeito com o esporte que tem praticado ou se deseja mudar para outro de seu agrado. Isso, é só uma das idéias que tive, após ler este post e já tenho outras em mente. Muito obrigada pela ajuda.

  • Avatar

    Elane Rafaela Apr 18 2016 - 11:50 am Reply

    Muito forte. Não podemos impor nada pq fazemos com que fiquem até com raiva. Devemos deixar que ele mesmo veja o que vai ser melhor.

  • Avatar

    Elane Rafaela Apr 18 2016 - 11:52 am Reply

    Quando a gente incentiva e não obriga, aí sim temos resultados. Deus não obrigou a ngm a seguir-lo e hj olha a multidão, da mesma forma é com os filhos, não podemos obrigar, mas ensinar.

  • Avatar

    Cassiene Berto Apr 22 2016 - 12:27 pm Reply

    Boa tarde!
    Quando li este post, me identifiquei bastante. Sou filha de obreiros e minha mãe nunca me obrigou a nada, sempre me fez ver se o que eu queria fazer seria bom pra mim. Me ensinava e incentivava a fé. Mas diferente de minha mãe, tenho um sobrinho de 10 anos que tem dado muitos trabalhos e não tem sido fácil. E uma das coisas erradas que realmente estava sendo feito, era a imposição sobre ele. Quando li decidi mudar de estratégia. Farei um cronograma para ele com suas atividades pessoais e da igreja. Por exemplo (dias de reuniões tf teen e libertação). e explicarei pra ele, a importância das reuniões sem o impor nada. De acordo com suas atividades pessoais, procurarei ver se ele está satisfeito com o esporte que tem praticado ou se deseja mudar para outro de seu agrado. Isso, é só uma das idéias que tive, após ler este post e já tenho outras em mente. Muito obrigada pela ajuda.

  • Avatar

    Milena Monteiro Apr 28 2016 - 8:39 am Reply

    Eu sei que o sonho da minha mãe pra mim é me ver formada e empregada em um bom emprego… aaah como eu tenho lutado pra isso, não esta sendo nada fácil, mas quero dar essa alegria a ela, porem como diz o post acima, ela tem me obrigado bastante e me comparado com “filhos de fulanos”, e vez ou outra temos problemas, eu procuro entregar nas mãos de Deus e entende-la, através deste port minha mente se abriu para a situação que estou passando.

  • Avatar

    ivoneide do nascimento May 7 2016 - 6:59 am Reply

    Voce deve ensentiva mais nem todos gostam….

  • Avatar

    Raquel Oliveira May 7 2016 - 3:15 pm Reply

    Não sou mãe, mas adaptei o texto para a minha realidade de filha. Antes de me converter sofri muito por não dar ouvido ás orientações da minha mãe. Eu realmente aprendi com as minhas escolhas. Hoje tenho bons olhos para as orientações dela porque sei que visam o meu bem. Mas realmente impor não é a solução, porque a tendência é que o filho não obedeça por se sentir obrigado.

  • Avatar

    Marcela Souza May 17 2016 - 1:40 pm Reply

    Bem verdade. Não tenho filhos, mas antes eu fazia isso com a minha irmã. Queria impor a ela o jeito como se vestir, como se comportar, quase tudo. Aprendi a me colocar no meu lugar e incentivar de outras formas, as atitudes dela mudaram muito e o nosso relacionamento também.

  • Avatar

    Geane marinho May 18 2016 - 7:59 am Reply

    Mãe incentive mais não obrigue. Que maravilha, este veio do próprio Deus!
    Sempre tive a intenção de orientar meus filhos e respeitar suas escolhas.
    Más quando vi escolher errado uma terrível tempestade de insegurança veio sobre mim.
    Fiquei muito triste, até angustiada quando percebi que não poderia me deixar levar por sentimentos ruim, não era a culpada, era escolha dela, ficar triste não mudaria e nem ajudaria em nada.
    A confiança em Deus é tudo!
    Se Deus acredita em nós, devemos seguir o exemplo dele ele sabe tudo.
    Isso é viver pela fé!

  • Avatar

    Ana Paula Santos Cunha de Oliveira May 21 2016 - 2:41 pm Reply

    As mães devem incentivar seus filhos com suas atitudes e não com imposições que os levam a fazer o que é certo somente por obrigação.

  • Avatar

    Cleide Neide May 23 2016 - 5:17 pm Reply

    Verdade, muitas das vezes vemos como exemplos maus médico, advogados e etc, mais porque , porque talvez não era a vontade do filho mais muitas das vezes de seus pais.

  • Avatar

    Cristiane May 25 2016 - 8:30 pm Reply

    Este post me levou a refletir como filha e consequentemente como mãe também. Minha reação a imposição sempre é a mesma, fazer tudo ao contrário. E minha posição quanto a um incentivo ou sugestão é sempre tentar verificar se aquilo que está sendo mostrado é uma melhor alternativa. Ambas vem de pessoas que me amam e querem melhor para mim, mas a abordagem me leva a reações diferentes, completamente opostas. Então preciso trabalhar com o meu filho o mesmo. Jesus não nos obriga o Caminho da Palavra de Deus. Mas nos incentiva a seguir este que é o melhor caminho para as nossas vidas. Preciso atentar mais para as minhas atitudes e as reações provocadas no meu filho, pois como o texto mesmo fala a família é um ministério.

  • Avatar

    CLAUDIA COSTA May 26 2016 - 8:44 am Reply

    Mães jamais compare seu filho com outros,não imponha sua autoridade para eles fazerem o que você quer.Dialoguem e mostre para eles os dois lados e se você for serenas em suas palavras eles seguiram o caminho certo.

  • Avatar

    CARMEM May 31 2016 - 12:19 pm Reply

    Belíssima mensagem! Realmente, inspirada por Deus para nos auxiliar e socorrer em nossas debilidades , enquanto mães e ou enquanto servas do Senhor! Muito obrigado pelas lições contidas nesta mensagem!

  • Avatar

    Patricia calixto Jun 2 2016 - 6:56 am Reply

    Claro que esta série tem me ajudado, tudo que nos faz melhorar é importante. Principalmente para melhor como mãe.

  • Avatar

    antonia bastos rocha Jun 9 2016 - 8:46 am Reply

    sim esta mensajem me mudol como mãe e como filha e serva de DEUS apredi a encetivar e nao inpor nada a niguem

  • Avatar

    Ray Almeida Jun 9 2016 - 3:00 pm Reply

    Muito bacana, nós como mães precisamos ser testemunhas vivas do Senhor Jesus para nossos filhos e somente assim conseguiremos atraí-los para Deus e consagra-los ao Senhor Jesus pois somente Ele tem o poder de transformar a mente e o coração de nossos filhos.

  • Avatar

    Paula Jun 9 2016 - 6:06 pm Reply

    Eu não sou mãe,mas vejo que a maior parte delas acabam sendo acusadoras e críticas do que incentivadoras. A mãe que diz ter o Espírito Santo deve aprender a ser diferente, cuidando e amando mais o filho, sem deixar de educar corretamente.

  • Avatar

    Ana Letícia Jun 29 2016 - 4:10 pm Reply

    Muito bom, uma ótima dica para as mães lidarem com os seus filhos, as mães tem tantas coisas pra resolver que elas acabam descontando em seus filhos, não sabendo lidar com eles, a partir dessa matéria eu tenho certeza que tudo irá mudar na vida delas!

  • Avatar

    adriana Jun 29 2016 - 4:59 pm Reply

    Muito bacana esse texto, as vezes tenho imposto algumas coisas pra minha filha, vou repensar as minhas atitudes como mãe.

  • Avatar

    Valesca Jul 6 2016 - 4:03 pm Reply

    Muito forte essa palavra da dona posso ver o ensinamento de Deus

  • Avatar

    Erika Queiroz Jun 20 2018 - 10:42 am Reply

    Muito obrigada por essas palavras, esse post me ajudou muito e compartilhei com outras amigas mães que precisam dessa palavra.Muitas vezes, queremos que nossos filhos sejam como nós gostaríamos, pura verdade, mas a partir de agora vou me atentar mais ao que Deus quer para ele, para que se desenvolva de fato como Deus deseja que ele seja. Obrigada mais uma vez!!!

Leave a reply

Name (required)

Website