Fugir da aparência do mal

Tania Rubim

Fugir da aparência do mal

“Abstende-vos de toda a aparência do mal.” 1 Ts 5.22
A aparência fala muito por si só, e isso em relação às pessoas, aos lugares, às comidas, etc.

Você certamente já olhou um prato de comida e disse: ”hum, tem boa aparência, deve estar delicioso”, ou então: “essa comida tem uma aspeto ruim, não deve estar boa.”

Mesmo sem provar, somente pela aparência você conseguiu enxergar se era bom ou ruim. Ainda que aquela impressão possa não coincidir com a realidade, quase sempre coincide.

Vejamos o significado da palavra aparência: O que se mostra à primeira vista; exterioridade, aspecto, probabilidade.

Quando Deus diz que nos privemos de toda a aparência do mal, isso significa que quando enxerguemos a aparência das coisas e nos demos conta que aquilo mostra não ser bom, então não devemos nem “provar”, nem querer experimentar ou chegar perto. Veja que Deus disse “abstende-vos de toda a aparência do mal”, Ele não disse “abstende-vos de todo mal”, pois se vemos que determinada pessoa, lugar ou situação já aparente maldade, já devemos rejeitar aquilo antes de chegar ao mal.

Vou dar alguns exemplos:

  1. Você sabe que o menino que está paquerando você não é da sua fé, então não retribua ou comece um relacionamento, ao saber que ele não conhece a Deus já deve rejeitar antes de aceita-lo e depois sofrer.

  2. Todas as suas amigas a convidam para ir na balada, mas será que você não sabe o que acontece nesses lugares e que você lá ficará vulnerável? A aparência é do bem ou do mal?

  3. Você vê um grupinho de pessoas fofocando, a melhor coisa a ser feita é não se juntar a elas, de outro modo você vai acabar fazendo o mesmo.

 O melhor que podemos fazer é sempre fugir de tudo aquilo que aparenta ser mau e destrutivo para a nossa vida e para a nossa fé. Se não o fizermos acabaremos por cometer o mal e desagradar a Deus com nossas atitudes.

E você tem fugido da aparência do mal?

 

Autora do livro "Escolhida para o Altar". Faço a obra de Deus no Altar por 20 anos, espero através do blog ajudá-las, dividindo com vocês experiências e aprendizados.


Comments (3)
  • Avatar

    Karolina de Brito Aug 1 2017 - 3:12 pm Reply

    Muito forte Dnª Tânia. Como a Palavra de Deus também diz, aquele que teme a Deus se desvia do mal.

  • Avatar
  • Avatar

    liah Veine Aug 9 2017 - 1:48 pm Reply

    Muito bacana dn. Tania …estou meditando no livro de Provérbios e no cap. 1.17 fala q uma ave quando vê alguém preparando a armadilha ela não cai naquela armadilha q viu ser preparada para ela, e isso é muito forte, porque quantas são as pessoas que tem visto ali bem debaixo do seu nariz o diabo preparar uma armadilha para ela, e mesmo vendo não consegue resistir e cai, se uma ave q é irracional q não pensa sabe q não deve ir ate aquela armadilha q la ela irá morrer… o porque a gente o ser humano q é um ser racional, que pensa, tem inteligencia acaba caindo? porque se deixa levar pela sua carne… o segredo é termos e mantermos sempre dia apos dia a nossa comunhão com Deus e assim seremos sensíveis a Sua Voz… e teremos discernimento para não cair nas ciladas do mal.

Leave a reply

Name (required)

Website