Faça você primeiro!

Tania Rubim

Faça você primeiro!




Era uma vez, uma jovem chamada Lin, que se casou e foi viver com o marido na casa da sogra. Depois de algum tempo, começou a ver que não se adaptava à sogra. Os temperamentos eram muito diferentes e Lin cada vez se irritava mais com os hábitos e costumes da sogra, que criticava cada vez com mais insistência.


Com o passar dos meses, as coisas foram piorando, a ponto de a vida se tornar insuportável. No entanto, segundo as tradições antigas da China, a nora tem que estar sempre ao serviço da sogra e obedecer-lhe em tudo.

Mas Lin, não suportando por mais tempo a idéia de viver com a sogra, tomou a decisão de ir consultar um Mestre, velho amigo do seu pai. 
Depois de ouvir a jovem, o Mestre Huang pegou num ramalhete de ervas medicinais e disse-lhe:

“Para te livrares da tua sogra, não as deves usar de uma só vez, pois isso poderia causar suspeitas. Vais misturá-las com a comida, pouco a pouco, dia após dia, e assim ela vai-se envenenando lentamente. Mas, para teres a certeza de que, quando ela morrer, ninguém suspeitará de ti, deverás ter muito cuidado em tratá-la sempre com muita amizade. Não discutas e ajuda-a a resolver os seus problemas.

” 
Lin respondeu: “Obrigado, Mestre Huang, farei tudo o que me recomenda”.


Lin ficou muito contente e voltou entusiasmada com o projeto de assassinar a sogra. 
Durante várias semanas, Lin serviu, dia sim dia não, uma refeição preparada especialmente para a sogra. E tinha sempre presente a recomendação de Mestre Huang para evitar suspeitas: controlava o temperamento, obedecia à sogra em tudo e tratava-a como se fosse a sua própria mãe.

Passados seis meses, toda a família estava mudada. Lin controlava bem o seu temperamento e quase nunca se aborrecia. Durante estes meses, não teve uma única discussão com a sogra, que também se mostrava muito mais amável e mais fácil de tratar com ela. As atitudes da sogra também mudaram e ambas passaram a tratar-se como mãe e filha.

Certo dia, Lin foi procurar o Mestre Huang, para lhe pedir ajuda e disse-lhe:

“Mestre, por favor, ajude-me a evitar que o veneno venha a matar a minha sogra. É que ela transformou-se numa mulher agradável e gosto dela como se fosse a minha mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que lhe dou.

” Mestre Huang sorriu e abanou a cabeça: “Lin, não te preocupes. A tua sogra não mudou. Quem mudou foste tu. As ervas, que te dei, são vitaminas para melhorar a saúde.

O veneno estava nas suas atitudes, mas foi sendo substituído pelo amor e carinho que lhe começaste a dedicar.

“

Na China, há um provérbio que diz: “A pessoa que ama os outros também será amada”. 



Autora do livro "Escolhida para o Altar". Faço a obra de Deus no Altar por 20 anos, espero através do blog ajudá-las, dividindo com vocês experiências e aprendizados.


Comments (32)
  • Avatar

    Raquel Oliveira Jan 27 2010 - 11:42 am Reply

    Verdade! Se quisermos ser amados temos que amar primeiro. Por isto e muito mais que Jesus nos disse para amar o próximo como a nós mesmos. A única coisa que lamento é que muitos lêem histórias com mensagens maravilhosas como essa de forma automática, sem meditar ou refletir e sem perceber lições valiosas como essas passam desapercebidas.

  • Avatar

    juliana Jan 27 2010 - 12:18 pm Reply

    adorei! muito obrigada pois eu estava querendo muito ajudar a minha amiga que casou-se recentemente e tem alguns problemas com sua sogra(ela mora com a sogra agora) e como sou solteira não tinha como ajuda-la!Q Deus lhe abençõe..
    ass :Juliana Rodrigues

  • Avatar

    Alessandra Jan 27 2010 - 2:47 pm Reply

    Dª Tânia amei essa mensagem. O blog da senhora está nos edificando a cada dia! Que Deus continue abençoando a senhora a cada dia mais. Um grande Beijo e que Deus a abençoe abundantemente!!!

  • Avatar

    Renata Jan 27 2010 - 5:39 pm Reply

    Que Historia…
    simples; mas a mensagem…
    ajuda em qualquer circunstancia.
    Agradeço por essa mensagem.

  • Avatar

    Natassia Souza Jan 28 2010 - 12:52 am Reply

    Que bacana, dna Tania… Essa msg me lembrou a minha patroa… a convivencia com ela tem sido dificil, mas tenho agido com paciencia e servindo ela… Espero que Deus transforme o nosso relacionamento tbm… Na fe!

  • Avatar

    palomynha_monteiro Jan 28 2010 - 9:09 am Reply

    Oiii D.Tania amei a mensagem aprendi muito com ela…e é bem isso se queremos que as coisas mude essa mudança tem que começar por nós o primeiro passo somos nós que temos que dar
    Beijinhooos Obr.Paloma

  • Avatar

    Núbia Onara Jan 28 2010 - 11:32 am Reply

    AMEI. MUITO FORTE. ESSA É UMA LIÇÃO QUE NO FUNDO TODOS NÓS SABEMOS, MAS SEMPRE PRECISAMOS DE PARÁBOLAS COMO ESTAS PRA TERMOS AINDA MAIS ÂNIMO DE PO-LA EM PRÁTICA.

    DEUS A ABENÇOE

  • Avatar

    Carol Vizcarra Jan 28 2010 - 3:07 pm Reply

    amei seu blog dona Tania. fiz uma subscrição atraves do Google Reader e vou visitir todos os dias.

  • Avatar

    shell Jan 30 2010 - 6:46 pm Reply

    esse proverbio nos mostra o quanto e importante amarmos uns aos outros mesmo quando parece ser bem dificil e nao temos retorno da outra parte mas o maior exemplo disso foi o senhor jesus que nos amou apesar de todos nosso erros

  • Avatar

    rosA May 6 2010 - 2:45 pm Reply

    amei esse blog dona que deus abençoe !!!

  • Avatar

    ROSA May 7 2010 - 1:52 pm Reply

    ESSE BLOG E MARAVILHOSO ….PARABENSS…..

  • Avatar

    Benvinda Macedo Nov 7 2010 - 8:55 pm Reply

    Que lição!Tudo depende de nossas atitudes, como disse um colega meu o exemplo arrasta.
    Nossas atitudes valem mais do que mil palavras.

  • Avatar

    A vida e suas experiências Dec 10 2010 - 12:03 pm Reply

    é de fato um grande aprendizado! Devemos Prestar atenção em nós para vermos,o que deveremos mudar para sermos boas companhias às outras pessoas,assim,conhecê-las melhor.Assim tenho feito e tenho tido ótimos resultados em casa. Annie kelly Rj

  • Avatar

    Simone Mar 12 2011 - 6:58 pm Reply

    Ás vezes sabemos somente criticar e olhar os defeitos dos outros,sabemos reclamar, mas nos esquecemos também que podemos fazer algo para que essa situação mude ou até mesmo o comportamento das pessoas com relação a nós mesma.
    Amei a mensagem…

  • Avatar

    Anonymous Jul 6 2011 - 4:43 pm Reply

    isso er uma historia maravilhosa pq er uma liçao de vida bjus!!!

  • Avatar

    Carol Jun 21 2013 - 5:24 pm Reply

    É verdade, as vezes reclamamos das atitudes de algumas pessoas, que estão ao nosso redor, achando que ela que deve mudar. Mais se pararmos para pensar, o que faz com que a pessoa mude, são os exemplos, então nós que temos que mudar primeiro,. para que assim as pessoas nos vejam diferente , e através de disso, a forma delas nos tratarem automaticamente irá mudar!
    Nós temos que fazer primeiro, e não esperar a mudança acontecer!

  • Avatar

    luciana Dec 25 2013 - 9:02 am Reply

    As vezes queremos que as pessoas mudem, seja o marido, o filho, o amigo, etc. E nao , somos humildes para reconhermos, que somos nos que temos que mudar…

  • Avatar

    irani castro Oct 20 2014 - 9:59 pm Reply

    verdade as vezes o veneno esta dentro de nos,na maneira em que vemos as coisas,em nossas atitudes.

  • Avatar

    valeria Oct 23 2014 - 12:02 pm Reply

    e verdade muitas das vezes queremos que a uma pessoa mude de comportamento,de atitude mas quando na verdade tem que começar de nos primeiramente
    nâo tem como querer mudar alguém se nem nos mesmo ouve esta mudaçca ,pois nos podemos ajulas a mudar mas somente quem transforma e Deus ,,

  • Avatar

    Caroline Duarte Oct 26 2014 - 9:47 am Reply

    Devemos prestar atenção em nós para vermos, o que deveremos mudar porque nem sempre o erro está na pessoa, muitas das vezes está em nós mesmo, então não podemos cobrar de alguém algo que nós precisamos fazer para mudar.

  • Avatar

    Bárbara Teles Oct 27 2014 - 2:21 pm Reply

    PARA SER AMADAS TEMOS QUE AMAR
    PRIMEIRO, PARA RECEBER TEMOS QUE DAR,
    VEMOS ISTO AQUI, POIS ELA APRENDEU
    A AMAR ALGUEM QUE NÃO GOSTAVA DELA!

  • Avatar

    Andrezza Briano Oct 27 2014 - 5:44 pm Reply

    Antes de olhar para os outros devemos olhar para nos mesma,e procurar mudar,a mudança tem que começar em nos,sendo assim os que nos rodeiam mudaram as suas atitudes também.

  • Avatar

    Weslayne Oct 28 2014 - 6:06 pm Reply

    Quando você muda parece que todos á sua volta mudaram também,é como se tudo fosse novo você se sente bem melhor e suas atitudes refletem nos outros,e muitas vezes achamos que as pessoas mudaram quando na verdade quem mudou mesmo foi nós.Agora eu concordo com uma frase “A mudança começa a partir de nós”,se você não mudar primeiro nada vai mudar.

  • Avatar

    Raquel Dec 10 2014 - 8:24 pm Reply

    Muito forte, a maneira como vemos as pessoas faz toda a diferença.

  • Avatar

    gisella Jul 13 2015 - 8:50 am Reply

    El cambio comienza dentro de nosotros,tenemos primero que dar, para recibir y si sembramos amor cosecharemos amor,y con esta sabia reflexión nos muestra que el Amor lo vence todo.

  • Avatar

    Beatriz silva May 9 2016 - 1:20 pm Reply

    conserteza como vou querer que alguém mude, se primeiro ñ parti de mim primeiro.

  • Avatar

    Ana May 9 2016 - 7:23 pm Reply

    Tenemos que aprender a tener paciencia unos con los otros si es que queremos agradar a Dios

  • Avatar

    caroline francine May 26 2016 - 6:36 pm Reply

    Muito forte as vezes achamos defeito nas pessoas, e não olhamos para o nosso, o defeito talvez esteja no jeito que olhamos as pessoas e nas nossas atitudes com elas mas quando olhamos de maneiras diferentes e fazemos o bem tudo se transforma.

  • Avatar

    Débora Alvares Jun 2 2016 - 6:24 pm Reply

    Muito forte esta historia, realmente as vezes o problema esta em nossas atitudes.

  • Avatar

    beatriz Jun 2 2016 - 7:48 pm Reply

    Muito bacana esse post.

  • Avatar

    Sandy Flores Jun 5 2016 - 4:51 pm Reply

    Verdade! Para solucionar um problema devemos mudar a dor a de pensar.

  • Avatar

    karen Jun 29 2016 - 1:01 pm Reply

    muitas vezes achamos que o erro está nas pessoas mas se fomos Humildes vamos perceber que ninguém pode ser culpado pelos nossos fracassos fracassos

Leave a reply

Name (required)

Website