Faça Silêncio

Tania Rubim

Faça Silêncio

Sempre que falamos de sentimentos logo dizemos, “não, a fé emotiva não funciona, temos que usar a fé inteligente, que provem da razão.”
Mas muitas vezes na pratica as coisas não funcionam assim, até mesmo porque nós as mulheres somos mais susceptíveis a usar as emoções.
Às vezes passamos por situações que o coração logo se enaltece e quer dominar a situação, e várias vezes nos deixamos levar por ele.
“Não é justo meu Deus, eu não merecia isto”; “Porque falou assim comigo, eu dou o melhor de mim e olha o que recebo em troca”; o coração quer dar seus motivos e que acreditemos que ele está com a razão e quanto mais atenção você lhe dá, mais alto ele vai gritar, ele sabe se fazer de vitima.
Até que despertamos e vemos que não podemos permitir que ele esteja no controle das nossas vidas, dominando desse jeito o nosso pensamento.
Podem ver que sempre que lhe damos ouvidos, sofremos, nos decepcionamos, tudo sai errado, sabemos muito bem disso na teoria, mas na hora da pratica temos dificuldade em reagir com rapidez e colocar um ponto final.
Porque fazemos isso com nós mesmas? Já lemos que o coração é enganoso, demasiadamente corrupto, ninguém o pode conhecer, mas na hora que acontece a situação ele nem precisa insistir muito e logo lhe damos ouvidos.
Temos que estar conscientes que a responsabilidade de fazê-lo calar é nossa, nós que decidimos nos submeter ao coração, às emoções ou agir pela razão, pela fé que nos abençoa e nos faz vencer.
Vamos determinar que nunca mais vamos deixar o coração fazer o que quer, quando ele quiser fazer ouvir a sua voz, vamos silenciá-lo, deixá-lo sem chance.
Isso também atrapalha muito a obra de Deus e o que Deus quer fazer através de nós, o diabo sabe disso e colabora com as emoções, não permita que seu coração lhe impeça ser usada por Deus.
Sabe quando a criança vai falar algo indevido e a mãe lhe coloca a mão na boca para que se cale, o mesmo vamos fazer com o coração, de outro modo ele vai nos fazer passar vergonha.
Se você já agiu pelo coração e lhe entregou o controle da situação, deixe o seu comentário, para ajudar outras pessoas.
Tânia Rubim

Autora do livro "Escolhida para o Altar". Faço a obra de Deus no Altar por 20 anos, espero através do blog ajudá-las, dividindo com vocês experiências e aprendizados.


Comments (19)
  • Avatar

    Amiga - São Paulo - Grajaú Sep 1 2012 - 5:29 pm Reply

    Boa noite D. Tania, eu já vivi essa experiência recentemente depois de um ano de 3 anos entre idas e vindas, chegamos a marcar o casamento no cartório, aprontamos a casa, compramos tudo, ficou tudo pronto e faltando 19 dias para o casamento ele cancelou tudo e terminou comigo dizendo que não estava pronto, que se precipitou demais, e eu fiquei completamente arrasada, senti-me fraca, sem reação, não conseguia raciocinar. Hoje passado um mês vejo que foi Deus que me livrou com certeza de algum sofrimento bem maior, luto dia após dia para superar essa decepção e fortalecer a minha fé.

    • Avatar

      Even Mara Sep 3 2012 - 2:32 pm Reply

      Olá amiga vc foi uma guerreira com certeza…imagino como tem sido dificil porque a vida sentimental é uma area extremamente dificil em relação aos sentimentos…mas siga firme na fé…Deus irá honrá-la com um homem fiel que irá te valorizar e te amar como vc merece…vc é uma guerreira…

  • Avatar

    Caroline Sep 2 2012 - 8:02 am Reply

    Pois é dona Tânia, o coração é perverso. Não podemos dar ouvidos a ele, nem às emoções que ele nos faz sentir, pois as emoções nunca se fartam, elas querem crescer e crescer até tomar o controle da nossa vida. O coração se engana muito, pois o sentimento o impede de ver com clareza. Eu já passei por isso, não só na vida sentimental mas espiritual também. Ainda bem que Deus é misericordioso e me acordou para o que eu era, a pessoa que parecia estar bem mas dentro do coração só tinha coisas ruins, como inveja, frustração, ressentimentos e desejo de vingança. P

  • Avatar

    Caroline Sep 2 2012 - 8:08 am Reply

    Pois é dona Tania, não podemos deixar o coração mandar na nossa vida. Ele só quer sentir sem se preocupar com as consequencias. Os sentimentos nos cegam para a verdade e nos enganam. Eu já passei por isso, não só na vida sentimental como espiritual também. Sabia que meu relacionamento com Deus não era bom, mas ao invés de mudar eu ficava julgando os outros. Achava que Deus era injusto comigo pois via tanta gente que fazia tudo errado e nada acontecia com elas, e só eu não podia fazer nada (olha a mentalidade de vítima aí). O que eu não via era que no meu coração eu fazia tudo errado, pois minhas vontades eram sempre contrárias a Deus, tinha desejo de vingança, ressentimentos, raiva, frustração, maus olhos…. a lista é longa! Deus teve de permitir que eu sofresse com um relacionamento que não deu certo pra abrir meus olhos, e só aí eu vi quem eu era. Eu escolhi um rapaz que parecia convertido (assim como eu parecia), e foi a maior decepção da minha vida. Mas Deus transformou aquele mal em benção, pois graças a isso, pude reconhecer minha condição e mudar.

  • Avatar

    Ester Raquel Sep 2 2012 - 12:58 pm Reply

    É verdade porque, quando eu ouvia a voz de coração, fazia tudo o que era errado, mesmo sabendo que o que eu fazia era, contra Deus.Mas quando aprendi MESMO a tomar decisões à base da fé inteligente, aí não havia razões para seguir o coração, já que pela fé inteligente traria bençãos.

  • Avatar

    RAQUEL Sep 3 2012 - 2:51 pm Reply

    Realmente não é fácil lutar contra o coração contra aqueles pensamnetos que tira até o sono que fica na nossa mente se deixar 24hs por dia estou pedindo muito a Deus a pra me livrar deles e com certeza essa mensagem vai me ajudar muito.

  • Avatar

    Thais Sep 4 2012 - 6:13 am Reply

    Bom dia a todos.
    Há mais ou menos um mês eu me separei do meu esposo por ouvir meu coração,eramos um casal de obreiros abandonei tudo e sai da obra e da igreja.
    O pastor me ligava pra conversar mas o meu sentimento não me deixava ouvir,graças a Deus eu resolvi voltar para a casa do PAI e fui muito bem recebida por todos e com certeza absoluta eu não posso viver sem a presença de Deus.
    Jovens não adianta,baladas,festas,bebidas não suprem as nossas necessidades espirituais.
    Hoje tenho que lutar pra conquistar o que perdi somente por ouvir um pequeno orgão que dominou o meu ser(coração).

  • Avatar

    kátia Sep 4 2012 - 9:48 am Reply

    é verdade eu já passei e passo váriasvezes por situações onde o coração parece gritar
    freneticamente para que eu o ouça , porém vou lutar para “por a mão na boca” das emoções e assim me tornar diferente e racional.
    Não desisto!
    OBR. KÁTIA>>>
    FORTALEZA-CE

  • Avatar

    luiza Sep 6 2012 - 2:28 pm Reply

    Dona, isso ja aconteceu comigo , quando eu tinha apenas 13 anos, ao mim iludir com um pastor, eu pensava que so porque era pastor , eu iria ser feliz com ele , mais estava enganada , eu apenas ouvir a voz do coração e fiquei sega , depois que eu quebrei a cara, eu realmente aprendir que nao olhamos a gravata , e sim o carater, afinal , eu nem na idade certa de namorar estava…

  • Avatar

    Analia Silva Sep 10 2012 - 9:42 pm Reply

    Ja me deixei levar pelo meu coração e quase perdi a minha salvação,agora aprendi a fazer calar a voz do meu coração e agir com a razão.nao e fácil mas e necessário!

  • Avatar

    amiga Sep 11 2012 - 4:42 pm Reply

    Eu deixei e me arrependo muito. Aconteceu de me entregar a um sentimento por alguem que nao era de Deus e sofrer…o coração é muito enganoso e é a arma mais usada pelo diabo pra nos destruir!!!

  • Avatar

    Nayara - iurd catedral São Paulo Sep 15 2012 - 10:42 am Reply

    Sim senhora, dona Tânia, diversas vezes nos mulheres estamos propicias a ouvir o nosso coração, mesmo sabendo o quanto ele é enganoso, muitas de nós ja provamos disso na teoria e na pratica, e sabemos onde o coração nos leva, e é para o abismo, perdições.
    A verdade é que todas as vezes que usamos o coração estamos dando as costas para Deus, e dando uma brecha para o diabo nos fazer cair diante da presença Dele.
    Espero ter ajudado, beijos

  • Avatar

    Valneide Oct 13 2014 - 1:39 pm Reply

    É a pior coisa…agir pelo coração…o sentimento realmente parece matar os neuronios, depois chorar amargamente não resolve e la vamos nos colhermos os frutos que o coração plantou, e são frutos amargos em sua maioria.A inteligencia espiritual deve estar acima dos sentimentos, a razao e a fé sao companheiras o coração é aliado do diabo, essa foi a conclusão que cheguei.

  • Avatar

    gabriela neves Oct 27 2014 - 7:00 am Reply

    Aparti de hoje vou calar a bocca do meu coração!!

  • Avatar

    amanda dos santos cavalcante Oct 30 2014 - 5:11 pm Reply

    Não podemos deixar que o nosso coração fale por nós

  • Avatar

    Gabriela Sep 28 2015 - 5:10 pm Reply

    Comigo Dona Tânia aconteceu o seguinte: na época com 18 anos, conheci meu ex-marido. Eu frequentava a igreja e ele não. Mesmo contra todos me dizendo que isso não daria certo, teimei e prosseguimos com o namoro, que num todo juntando com nosso noivado, durou 1 ano. Apaixonada e amando-o mais do que a mim mesma, mais que a Deus(hj penso que enganação!) decidimos nos casar. Casados enfrentamos muitos problemas, vícios da parte dele, traições virtuais, desrespeito, muitas brigas, nos perdemos totalmente em meio a essa confusão. Apesar disso, engravidei, nosso filho hj está com 2 anos e 7 meses. Nosso casamento durou 6 anos, estamos nos separando, a iniciativa foi minha. Por dar ouvidos á meu coração, entrei numa relação complicada demais, neguei minha própria fé, fumei, bebi, virei as costas pra Deus diversas vezes por causa desse “amor”, me afundei. Antes mesmo de nos separarmos, busquei ajuda em Deus, tentei por diversas vezes levá-lo comigo, mas por escolha dele, ele não quis. Continuei e continuo segurando firme em Deus, estou me entregando a Ele cada vez mais sem restrições, e hj posso dizer que realmente vivo, eu VIVO pra Deus, meu AMADO MARIDO.

  • Avatar

    Amanda Priscila Apr 19 2016 - 3:00 pm Reply

    É verdade porque, quando eu ouvia a voz de coração, fazia tudo o que era errado, mesmo sabendo que o que eu fazia era, contra Deus.Mas quando aprendi MESMO a tomar decisões à base da fé inteligente, aí não havia razões para seguir o coração, já que pela fé inteligente traria bençãos.

  • Avatar

    flaviane menezes Apr 26 2016 - 11:53 am Reply

    Temos que ouvir a voz da fé que e razão e não a voz do coração que e emoção

  • Avatar

    juliana mendes May 2 2016 - 2:21 pm Reply

    Deus diz que o coração é enganoso.Por isso,devemos usar a nossa fé inteligente e não a emotiva.Às vezes é difícil,pois o coração sempre está de acordo com a nossa carne,nossas vontades,desejos,…Daí a importância de estar apegada com Deus,para que tenhamos discernimento,sermos forte,pois só quando se usa a fé racional,há conquistas,há bênçãos e,nos aproximamos de Deus.

Leave a reply

Name (required)

Website