Escova de cabelo: você limpa a sua?

Tania Rubim

Escova de cabelo: você limpa a sua?

 Assim como limpar os pincéis de maquiagem é uma prática fundamental para a saúde da sua pele, manter as escovas de cabelo devidamente higienizadas é um hábito que garante madeixas mais bonitas e sadias. Afinal, escovas sujas e com fios de cabelo acumulados são difíceis de usar e podem acabar até mesmo comprometendo um penteado. 

Com o passar do tempo, as escovas acabam acumulando resíduos de cosméticos, células mortas, oleosidade e poeira, formando um ambiente que facilita o surgimento de ácaros, fungos e bactérias que podem ser transportados para os cabelos e afetar seriamente o couro cabeludo, dando origem à caspa ou outras doenças.
Quando falamos em higienização de escovas, existe uma regrinha básica que, se devidamente seguida, facilita muito a limpeza desses acessórios: retirar os fios de cabelo sempre após o uso. 

Em um recipiente no tamanho ideal para caber toda a escova, despeje um litro de água quente e acrescente algumas gotas de sabão ou shampoo neutro. Em seguida, mergulhe uma escova de cada vez, deixando de molho por alguns minutos. Após a imersão, adicione ainda uma colher de chá de sabão líquido na água e deixe por cerca de 30 minutos. Feito isso, retire as escovas e pentes, enxágue com água corrente, deixe secar naturalmente e pronto! Para manter a higiene, repita o procedimento uma vez a cada dois meses. Se perceber que os pentes e escovas estão muito sujos em menos tempo, faça a limpeza antes.

Outros tipos de escovas

As escovas de cabelo do tipo almofada e metálicas não podem seguir o mesmo procedimento de limpeza que as demais, pois podem ficar encharcadas ou sofrer oxidação. Por isso, é necessário limpá-las sem deixar de molho.

Beijos.

Sou casada há 12 anos e atualmente moro nos Estados Unidos. Para mim a principal beleza é a interior, mas a nossa aparência pode falar muito a nosso respeito.Gosto de estar por dentro da moda, mas nem sempre a sigo. A mulher de Deus pode ser moderna sem se submeter totalmente à moda.


Comments (3)
  • Avatar

    Monique Nov 19 2015 - 6:27 am Reply

    Que bacana as dicas para a higienização de escovas.. Pra ser bem sincera eu não sabia desses risco que pode causar por usar uma escova não higienizada.. foi muito bom aprender com as dicas passadas.

  • Avatar

    Paula viana Nov 20 2015 - 11:43 am Reply

    Muito bom a dica *—-* Confesso que não sabia e não limpava assim rsrsrs, mas agora aprendi! O nosso interior reflete no exterior, por isso que devemos cuidar também da aparência.

  • Avatar

    Fabiana Rocha Jun 2 2016 - 7:58 pm Reply

    Procurando na internet como limpar minha escova de cabelos, me deparei com esta dica da senhora e fiquei extremamente feliz em saber que se preocupa conosco a esse ponto. Isso é ir além. Deus abençoe a senhora abundantemente!

Leave a reply

Name (required)

Website