Escolha a saia certa para seu tipo de corpo

Tania Rubim

Escolha a saia certa para seu tipo de corpo

SAIA EVASÊ OU MODELO “A”

Características principais:

Possui um corte reto e mais justa na cintura, mas é mais larga na parte inferior.

Quem pode usar?

Por ser mais larga na área dos quadris, as mulheres de corpo estilo “pêra” podem abusar desse tipo de saia. Aproveite!

As mulheres de corpo “maçã” também podem usar, só devem ter cuidado pois ela é um pouco justa na parte da cintura e se ela tiver algum tipo de prega pode marcar a sua barriga da forma errada.

As mulheres de corpo “uva” ou “triângulo invertido” podem ter estoques desse tipo de saia! Por criar um volume na parte mais baixa do corpo, ela equilibra o tamanho da parte superior com a parte inferior do corpo.

As mulheres de corpo “ampulheta” também podem usar esse tipo de saia.

As mulheres de corpo “retangular” podem abusar desse modelito, pois ele cria uma demarcação de cintura e dá um efeito de quadril interessante, criando uma ilusão de curvas bem definidas.

Sinal Vermelho

Para quem está bem acima do peso, deve tomar cuidado ao usar a saia evasê, se o modelo tiver algum tipo de prega ou se a abertura embaixo for muito grande. Dê preferência aos modelos de corte reto na cintura e com uma abertura não tão larga para não criar muito volume no seu look.

SAIA GODÊ

Características principais:

É a saia com grande movimento, rodada, que quando longa é igual as de “estilo hippie”. É diferente da evasê (saia A) pois na parte inferior ela é bem mais fluída, geralmente com tecidos mais leves, e também porque seu caimento no corpo, apesar de fluído, é mais reto (isso quando ela não possui muitas camadas de tecido ou tule por baixo).

Quem pode usar?

As mulheres de corpo “uva” ou “triângulo invertido” podem usar esse modelo de saia, que cria um volume na parte inferior do corpo, criando um balanço entre a parte de cima (que é mais larga) e a parte de baixo do corpo que ganha uma ilusão de igualdade.

SAIA LÁPIS OU TUBINHO

Características principais:

É uma saia de corte reto e justo, que não possui pregas, afinando um pouco apenas na parte da cintura.

Quem pode usar?

As mulheres “uva” ou “triângulo invertido” (possuem a parte dos ombros e costas mais largos que os quadris) podem usar, pois elas possuem o quadril mais fino e essa saia cria uma ilusão de curvas, mas existem outros modelos mais favoráveis.

As mulheres de corpo “ampulheta” (medidas praticamente iguais de busto e quadril, e cerca de 12 cm de diferença na cintura) podem usar esse modelo, desde que sua medida de quadril não seja grande, pois o corte da saia enfatiza essa área do corpo.

Já as mulheres de corpo retangular (medidas praticamente iguais de busto, quadril e cintura) podem abusar desse modelito, pois ele cria uma demarcação de cintura e dá um efeito de quadril interessante, criando uma ilusão de curvas bem definidas.

Sinal vermelho

As mulheres de corpo pêra (quadris mais largos que o resto do corpo) devem evitar ao máximo. Por seu tipo de corte ser reto, destaca muito essa área, fica melhor para as mulheres que não tem muito quadril. Evite!

As mulheres de corpo “maçã” também devem evitar pois ela tem um corte reto que sai da cintura, que é a parte mais larga do seu corpo, fazendo com que seu corpo todo pareça mais largo.

SAIA ENVELOPE

É aquela que se enrola no corpo e é presa por um botão ou uma fitinha. Para garantir um bom caimento, é preciso que ela esteja no tamanho correto. Senão, a peça tende a abrir quando você se senta. As cheinhas devem optar por aquelas com comprimento de dois dedos abaixo do joelho. As baixinhas devem investir em modelos um pouquinho mais curtos. De jeans ou sarja, use no dia-a-dia; em tecidos sociais, para trabalhar ou jantar fora, por exemplo.

SAIA PLISSADA

Tende a aumentar o volume dos quadris. Por isso, só vale para quem tem pouco quadril. Costuma cair bem no look de trabalho ou em composições para festas. Neste caso, eleja um modelo de tecido nobre.

SAIA BALONÊ

Características principais:

É a saia que imita o formato dos balões. Tem um corte que começa na cintura e vai abrindo pra baixo, e depois na parte inferior ela é costurada para dentro, franzindo e fazendo o formato do balão.

Quem pode usar?

As mulheres de corpo “retângulo” podem usar este modelo de saia, que dão um volume a mais na parte inferior do corpo e criam a ilusão de curvas e um glúteo mais farto.

As mulheres de corpo “ampulheta” também estão liberadas, contanto que não tenham as coxas e quadris muito largos.

O mesmo vale para as mulheres de corpo” uva” ou “triangulo invertido”, que podem usar a saia balonê desde que não estejam acima do peso.

Sou casada há 12 anos e atualmente moro nos Estados Unidos. Para mim a principal beleza é a interior, mas a nossa aparência pode falar muito a nosso respeito.Gosto de estar por dentro da moda, mas nem sempre a sigo. A mulher de Deus pode ser moderna sem se submeter totalmente à moda.


Comments (17)
  • Avatar

    Idenes May 15 2010 - 3:35 pm Reply

    amei as dicas D.Tania,Parabens pelo blog,tenho aprendido bastante atravez dele,bjs

  • Avatar

    Paully Santos May 15 2010 - 4:02 pm Reply

    Gosto muito de saia e vestido; não há nada mais feminino. Essas dicas são muito valiosas e eu com certeza ficarei atenta a ela.
    Bjinho D.Tania e que Deus abençoe a senhora grandemente:
    Paully Santos
    http://www.paullysantos.blogspot.com

  • Avatar

    Debora Anjos May 15 2010 - 10:05 pm Reply

    Legal, Dna Tania. Gostei muito das dicas.

  • Avatar

    Natassia Souza May 15 2010 - 10:56 pm Reply

    Amei as dicas, d. Tania…
    Tava com saudade dos blogs…
    Bjinhos!

  • Avatar

    Genilda Silva May 16 2010 - 2:30 pm Reply

    Gosto muito do modelo da saia godê, sou magrinha e em mim cai muito bem!^^
    Tenho uma no modelo desta da foto, de cor verde clara com o laço, fica muito elegante.

  • Avatar

    Anonymous May 16 2010 - 10:25 pm Reply

    Muito obrigada Dona Tânia pelas dicas, é tão bom ter pessoas de Deus nos ajudando a nos apresentarmos melhor. Pois nas lojas as pessoas não entende o que queremos, pareçe que estamos falando outra língua, ops, na verdade estamos sim. Queremos nos vestir para mostrarmos Deus, e as mulheres do mundo para mostrar seu corpo e chamar atenção.
    Vanessa Vitória-ES.

  • Avatar

    Carina Lombarde May 18 2010 - 8:31 am Reply

    Muito útil este artigo.Pois eu pro exemplo nunca me dei muito bem com saia,se tiver 2 no meu guarda roupa é muito.Mas tenho que começar a usar pois são bem mais femininas e elegantes.

  • Avatar

    Kaellen May 18 2010 - 10:07 am Reply

    Amei as dicas…
    Aprendir a gostar de saia a pouco tempo, depois que descobrir que saia e vestidos deixa a mulher mais elegantes.
    beijos
    :*

  • Avatar

    Obr. Juliana May 18 2010 - 10:42 am Reply

    olá D.tania obrigada pelas dicas>só que eu não entendi muito bem: qual o melhor tipo de saia paras as mulher de corpo maçã?(as gordinhas)?

  • Avatar

    Inês May 18 2010 - 8:36 pm Reply

    Olá tudo bem dona Tânia eu achei lindas as saias eu,to com uma duvida tenho um niver pra ir de quinze anos e não sei que veste e melhor pra mim eu, só magra não muito como diz magra falsa me ajude.

  • Avatar

    Tania Rubim May 18 2010 - 9:17 pm Reply

    Ines, creio que o modelo evase iria ficar bem em voce.

  • Avatar

    Tania Rubim May 18 2010 - 9:19 pm Reply

    Obr. Juliana, voce podera usar o modelo evase se não marcar muito sua barriga, ou modelo "lapis" ou reto.

  • Avatar

    Anonymous May 21 2010 - 7:25 am Reply

    Dona Tania achei muito boas as suas dicas, mas a senhora poderia acrescentar a isso a altura de quem vai usar, penso que tem alguns modelos que esse detalhe pde influenciar na hora da escolha.

  • Avatar

    Anonymous Oct 20 2010 - 12:29 pm Reply

    Amei o blog da senhora e tudo de bom me ajudou bastante…
    Deus abençoe a senhora cada dia mais…

  • Avatar

    ELISANGELA Mar 18 2011 - 8:48 pm Reply

    Nossa to amando este blog e aprendendo muito…ta me ajudando muito…DEUS ABENÇOE MAIS E MAIS A SENHORA!

  • Avatar

    Anonymous Sep 9 2011 - 5:03 am Reply

    amei as dicas so que estou com uma enorme dúvida tenho um evento do tipo sentada de univercitários mas ñ sei o que usar pós sou muito magra e baixa(pequena).

  • Avatar

    Tania Rubim Sep 9 2011 - 2:39 pm Reply

    Amiga anónima, se você é magra e baixa, não convém usar saias longas, use saia ou vestido pelo joelho, pode ser balonê, com pinças, rodada, como você é magra não tem problema. Até favorece e para complementar salto alto que da elegancia. Você vai ficar linda. Beijos!

Leave a reply

Name (required)

Website