Como reagir ao Bullying?

Tania Rubim

Como reagir ao Bullying?

Gostaria de alertar as jovens sobre esta pratica que tem levado muitos ao suicídio. Infelizmente o Bullying não vai acabar nas escolas, nos empregos, no ceio familiar, não temos como deter isso, mas podemos aprender a nos proteger contra os ataques ou racismo dos companheiros.

Você precisa ser forte, não deve acreditar nas ofensas nem permitir que isso afete o seu interior. Não estamos falando de força física, mas espiritual, a que vem de Deus. Se você não busca isso, sempre será fraca, vulnerável, insegura, com Deus você sabem quem é, e o que dizem ou pensem a seu respeito não terá força em sua vida.

Dicas sobre como se comportar quando sofre Bullying:
– Não demonstres aos abusadores que eles conseguiram te ferir e te afetar; Segue o teu caminho. Se você demostra que conseguiu te afetar emocionalmente, terá mais satisfação em fazê-lo.
– Confia em que você é mais forte do que eles, porque basicamente é assim. Você é mais forte do que um dia eles possam chegar a ser.
– Tente evitá-los, não lhes diga coisas feias também, você não é como eles, isso seria se rebaixar ao seu nível.

– Sempre converse com seus pais e professores o que está acontecendo, se você se vê em uma situação de perigo informe as autoridades.
– Ajude a outros que estejam passando pela mesma situação. Os abusadores são pessoas que tentam ver-se bem. Tudo que eles querem é chamar a atenção.
– Não leve a sério nada o que disserem os abusadores; Eles não são dignos de suas lágrimas! Não deixe que suas palavras a impeçam de alcançar seus objetivos! – – Demonstra confiança e ensina-lhes que suas palavras não têm qualquer efeito sobre você.
Se você sofre bullying virtual, ou seja, através de redes sociais:
– Salva cada mensagem enviada para você, ou tire uma foto, você pode precisar quando ele(a) seja denunciado.
– Nunca participe, não responda, fique calma, ignore, você não necessita provar nada a ninguém.
– Para prevenir o bullying virtual nunca dê a sua senha (e-mail, blogs, Facebook, etc .) a ninguém, nem mesmo a sua melhor amiga. É para o seu próprio bem. Você só pode dar a sua senha a pessoas de absoluta confiança, como seus pais.
– Não aceite como amigos nas redes pessoas que não conhece.
– Se as coisas ficarem realmente fora de controle, denuncie as autoridades.

Como tem sido a sua reação quando alguém tenta inferioriza-la? Você tem duas opções: aceitar ou ignorar.

Se você acreditar em si mesma, nada que as pessoas disserem de negativo a seu respeito terá algum impacto.

Você sofre ou já sofreu bullying? Compartilhe conosco quais tem sido suas reações!

 

 

 

Autora do livro "Escolhida para o Altar". Faço a obra de Deus no Altar por 20 anos, espero através do blog ajudá-las, dividindo com vocês experiências e aprendizados.


Comments (48)
  • Avatar

    Keila Apr 25 2016 - 8:05 am Reply

    Sofri bullying quando mudei de escola para fazer o ensino Médio. Foi bem horrível. Parei de ir a escola, meus pais queriam saber o porque e assim que disse que me chamavam de coisas horríveis pelo fato de usar óculos, ter acnes, não ter o cabelo liso como a maioria e sim ondulado, e por usar roupas sensuais como as outras meninas eles foram na escola falar com a direçao. Nao adiantou nada. Perdi um ano inteiro de escola porque não queria voltar para la e nao achamos vaga em outra escola. Entrei em depressao e me sentia o ser humano mais feio do mundo. Nao saía de casa pra nada. Tentei me matar mas Deus teve misericórdia de mim e eu achava que nem o diabo queria minha alma. Depois de dois anos afastada da presença de Dele, período que sofri o bullying, vi que sem Ele continuaria sendo vazia, e depressiva. Voltei em dezembro pra presença de Deus e foi a melhor coisa que fiz na vida. Perdoei todos os que me ofenderam e ssmpre peço para Deus os abençoar e colocar alguém no caminho deles para falar de Jesus. Hoje sei que ainda falam que sou feia, me olham estranho mas simplesmente nao me importo…posso não ser linda como uma super estrela de Hollywood, mas aos olhos de Deus sei que sou linda. Antes nao me arrumava porque achava que mesmo se me arrumasse iria continuar feia. Hoje me arrumo e me valorizo pois meu corpo é Templo do Espírito Santo. Sem contar que com o Godllywood Autoajuda estou aprendendo muito a me valorizar e me amar do jeito que sou, pois Deus me fez assim porque foi da vontade Dele. Se Você passou por bullying, peça ajuda e forças pra Deus. Perdoe os que te magoaram e passe a se valorizar. Entre no Godllywood Autoajuda pois Você vai aprender a se amar.

    • Avatar

      Keila Apr 25 2016 - 8:07 am Reply

      **sofri bullying por nao usar roupas sensuais como as outras garotas. Certa vez colocaram o pé na minha frente no corredor e tropecei na frentr de todos. Riram muito de mim. Meu maior desejo na época era me matar ou,matar a eles.

  • Avatar

    Julia Apr 25 2016 - 8:08 am Reply

    Quando eu era criança sofria bullying na escola porque era muito tímida e ficava sempre na minha. Em contra partida, era uma das melhores alunas da classe, pois me fortalecia me dedicando ainda mais aos estudos. Tudo isso foi superado assim que tive um encontro com Deus. Hoje sou uma nova pessoa, venci a timidez e não deixo que nada me abale.

  • Avatar

    Misleide Sales Apr 25 2016 - 9:34 am Reply

    Se estivermos fortalecidos em Deus, nada do que nos disserem ou fazerem será capaz de nos barrar ou derrubar, pessoas que apresentam esse tipo de comportamento são vazias e
    buscam no defeito do outro, justificar os seus.

  • Avatar

    Valeria Santos Apr 25 2016 - 10:12 am Reply

    É muito triste mas infelizmente temos que aprender a lidar com o bullying muito boa a dica de não deixar os agressores perceberem que nos afetaram gostei boa a dica e bom o tema

  • Avatar

    regiane Apr 25 2016 - 2:03 pm Reply

    Sofri de bullying por muito tempo nunca guardei para mim sempre conversei com minha mãe, hoje quando passo por esta situação procuro me achegar em Deus me abro para ele, e ele sempre me ajuda.

  • Avatar

    Lediane Raniere Coelho Apr 25 2016 - 3:14 pm Reply

    Já sofri muito bullying na minha infância na época da escola, tinha uma mocinha que fazia questão de mi provocar com palavras feias, eu não reagia, porém ficava triste e muitas das vezes chora, mas não cheguei a falar pros meus pais nada, hoje ignoro esses tipos de ofensa, tenho Deus comigo pra mi fortalecer!

  • Avatar

    Bruna Apr 25 2016 - 3:29 pm Reply

    Como é triste ver essas situações, isso sempre existiu, porém antigamente não tinha nome, eu também já me senti desprezada, é uma sensação horrível, porém quando nos entregamos a Deus Ele cura toda ferida e nos mostra nosso verdadeiro valor!

  • Avatar

    Larissa Apr 25 2016 - 4:01 pm Reply

    Não podemos dar ouvidos a essas afrontas…pois não somos o que os outros dizem que somos…Pois o diabo usa os seus para tentar nos derrubar…mas se estamos bem com Deus…ele sera derrotado!
    Blog Tania Rubim…post Como reagir ao bullyng?.

  • Avatar

    Cristina Apr 25 2016 - 5:42 pm Reply

    Eu Já Sofri Bullyng E Isso É horrível, Mas Eu Resiste porque eu Tenho a certeza de que o Senhor Jesus é Comigo, Eu Tenho Jesus em minha vida o que faz toda diferença, na verdade as vítimas de Bullyng não precisam da proteção da Polícia ou professores, eles precisam é de Deus em suas Vidas.

  • Avatar

    Ana Apr 25 2016 - 6:38 pm Reply

    Eu já sofri bullying na escola, por causa da minha forma de vestir, de não ser tão comunicativa, eu era muito timida, isso me deixava muito triste, so em casa eu tinha paz, chegava muito atrasada às primeiras aulas, porque eu não tinha vontade nenhuma de ir para a escola. Hoje o bullying não me afeta, porque eu sei quem eu sou, e confio em Deus, ainda sofro um pouco por causa da minha cor de pele, eu nem ligo, só peço que Deus lhes abençoe.

  • Avatar

    iasmin Reis Apr 25 2016 - 9:33 pm Reply

    Eu já sofri muito com bullying em vários lugares. No inicio eu queria cometer bullying com outras pessoas, porque ai a atenção central não era necessária pra mim, mas depois isso já não adiantava, alimentava aquelas palavras, eu me sentia um lixo. Em minha mente passava diversas coisas, já fiz coisas que ninguém se quer imaginou pra me achar bonita. Mas nunca iria funcionar, o vazio era na alma! Quando encontrei o Senhor Jesus e me entreguei tudo mudou, é maravilhoso saber de onde Ele me tirou, de todo amor que Ele me deu, e preencheu cada espaço.

  • Avatar

    FELIZARDA Apr 26 2016 - 8:24 am Reply

    Ee vivi e cresci em Zimbabwe, la estudei dos meus 8 aninhos ate 16 aanos, sofri bulling estes anos todos, na escola diziam que tinha uma voz grossa e feia, e jogavam na minha cara que eu era uma fraude queriam me nascer homem, isso me coroia por dentro todo dia que colocava os meus pes naquela escola , por causa disso me impediu de fazer amizades na escola, eu nao tinha amigas , nao convivia com outros alunos porcausa disso.Tudo mudou quando eu voltei para o meu pais Mocambique o tratamento era outro, a eu perguntava se tinha voz grossa tive a supressa na resposta, a resposta foi SIM, mas isso nao conta porque Deus te Fez asim mesmo e e’ desse Jeito que Deus Gosta de voce .O tratamento foi diferente e apartir daquele dia tudo mudou fui mas a fundo querer conhecer mas sobre esse DEUS que nunca tinha, me contado sobre Ele.Hoje eu o conheco e minha vida mudou completamete.

  • Avatar

    Cibele Sousa Apr 26 2016 - 3:49 pm Reply

    Já sofri Bullying por diversos motivos: cabelo, roupas, condição social, religião, aparência, e etc… Era para eu ser super complexada mas graças a misericórdia de Deus, desde a infância fui ensinada o caminho que devia andar, e só por isso venci a tudo e venço até hoje qualquer tipo de provocação. Quando menor, até tentei mudar para agradar os outros. Mas depois que decidi me entregar a Deus, recebi Dele todo o Seu amor e percebi que, se Jesus, o único perfeito, não agradou a todos. Eu não vou agradar mesmo…
    @Godllywood

  • Avatar

    Cristiane Marques Apr 26 2016 - 6:05 pm Reply

    É muito importante passarmos este entendimento principalmente para nossa juventude, pois atualmente vem sendo o principal alvo de tal prática e que na maioria das vezes não sabendo como reagir toma atitudes precipitadas de automutilação,isolamento e até suicídio.

  • Avatar

    Tânia Carvalho Apr 26 2016 - 8:36 pm Reply

    Eu já sofri bullying em alguns aspectos da minha vida, por o meu cabelo, a minha religião, a minha estrutura corporal, mas naquela época não havia ninguém para me ajudar ou ouvir e muito menos tinha coragem de contar aos meus pais desse sofrimento. A ajuda que eu tanto procurava encontrei em Jesus e na FJU. Sei que há muitos jovens sofrendo bullying por este mundo a fora e se algum deles estiver a ler o meu comentário fique sabendo que voce tem muito valor para Deus, você é jóia rara!

  • Avatar

    Fernanda Bairro Apr 27 2016 - 6:23 pm Reply

    Já passei por isso na minha adolescência e por não ter o conhecimento que tenho hoje por não ter uma base, força que vem de Deus por não ser forte eu sofri muito com bullying mais graças a Deus por ter me libertado de todo trauma, complexos.

  • Avatar

    Rose Apr 28 2016 - 4:00 pm Reply

    Em minha memória lembro um pouco que já sofri de bwllim. No caminho a escola tinha umas meninas que faziam zombaria, e por eu ser tímida fica com medo.no dia seguinte já sabia que ia acontecer tudo de novo. Por isso que é muito bom que a pessoa que passa por isso fale ,converse com alguém.

  • Avatar

    Mara cunha Apr 29 2016 - 9:14 am Reply

    Infelizmente o bullying deixou de ser so uma ”zueira” e se tornou um problema gravissimo , no qual as vitimas tem q ser fortes e avisar para as autoridades se passar do limite!

  • Avatar

    Renata Aires Apr 29 2016 - 9:46 am Reply

    Isso tem acontecido cada vez mais nesse mundo. Graças a DEUS todas as vezes que tentaram me fazer inferior, penso que cabe a mim aceitar ou não. Que a vida é um presente que DEUS me deu e quem são os outros para me diminuir? Por isso minha força e auto estima sempre está em DEUS. Também sempre procuro mostrar isso aos que sofrem desse mal, aqueles que são vítimas dessa prática. Quando temos DEUS em nossas vidas, conseguimos vencer tudo.

  • Avatar

    Isabel Morteiro Apr 29 2016 - 5:46 pm Reply

    Tenho passado por algumas situações embaraçosas sobretudo por causa da fé. Pessoas que não tem a mesma fé me acham estranha e diferente delas. Mas eu não ligo para isso, sigo servindo a Deus e Ele tem me dado forças para permanecer. Isabel Morteiro, de África, Moçambique, Chimoio.

  • Avatar

    lumara Apr 29 2016 - 6:29 pm Reply

    Eu entro na “brincadeira” , sou baixinha e negra, não faltam piadas ao meu respeito. mas eu dou risada junto com eles e sei que minha aparência física não me torna menos importante pra Deus.

  • Avatar

    Cristiane Santos Apr 29 2016 - 10:25 pm Reply

    Infelizmente o bullying tem sido um problema constante para alguns. O segredo está na força que vêm de Deus, ter calma, não revidar da mesma maneira, pois o mais importante é o que somos para Deus e não o que somos para os outros.

  • Avatar

    suzana Apr 30 2016 - 11:36 am Reply

    eu já sofri Bullying na escola , mas eu já superei e segui em frente.

  • Avatar

    Ivone May 3 2016 - 1:22 pm Reply

    Me sentia inferior quando ia pra escola me sentia excluída e se alguem falava alguma coisa me sintia inútil, graças a Deus hoje eu reconheço o meu valor pois tenho Deus dentro de mim

  • Avatar

    Beatriz silva May 4 2016 - 12:57 pm Reply

    a uns tempos atrás eu ficava muito depre, com certos comentários das pessoas sobre mim, vie q isso estava mim levando a ruina , depois desse poste pode saber como agir a tantas comentarios bobos das pessoas.

  • Avatar

    Maria Eduarda May 4 2016 - 2:24 pm Reply

  • Avatar

    Maria Eduarda May 4 2016 - 2:38 pm Reply

    Eu ja sofri bullying quando ainda era pré adolescente, e eu nao conseguia me segurar, e acabava dando a atencao que eles queriam, se naquela é poca eu tivesse lido isso que eu li hoje com certeza eu nao teria sofrido tanros traumas, mas graças a Deus hoje nao passo mais por isso, mas se um dia eu voltar a passar eu ja saberei o que fazer.

  • Avatar

    angelica May 7 2016 - 1:50 pm Reply

    Não,graças a deus e não tenho nenhum preconceito com ninguém,pois deus nos fez perfeito,e quem somos nós para magoarmos o próximo,era bom que todo mundo pensasse assim.

  • Avatar

    Sheilla May 7 2016 - 1:53 pm Reply

    Graças a deus não,esse tipo de comportamento é de pessoas que não olham para si mesmo,porque todos nós temos defeitos.

  • Avatar

    Aparecida Hermínia Batista May 7 2016 - 4:07 pm Reply

    Tema muito importante e constantemente acontece em nosso meio. Acho que o mais importante é a pessoa ignorar apesar de ser difícil sofrer essa agressão.

  • Avatar

    Ana May 9 2016 - 7:34 pm Reply

    Es bueno aprender cómo luchar contra el bullying para poder ayudar a las chicas e chicos de la iglesia que ya sufren con tantos problemas, gracias!

  • Avatar

    Mércia May 10 2016 - 4:59 pm Reply

    Eu já sofri com bullying, dentro de minha própria casa, através dos meus irmãos, me tornei uma criança cheia de complexo, mas com tempo amadureci e aprendi ignorar isso, na época meus irmãos nem sabia que isso era bullying, para eles era apenas brincadeiras, graças à Deus superei isso.

  • Avatar

    Daniela silveira May 14 2016 - 1:37 pm Reply

    Tema muito importante, não podemos permitir que isso afeta nossa fé

  • Avatar

    Débora Teixeira Ramos da Silva May 14 2016 - 8:40 pm Reply

    eu já sofri bullyng quando adolescente mas só me atingiu porque não conhhecia a Deus.

  • Avatar

    alessandra pires do amaral May 18 2016 - 1:54 pm Reply

    Eu já sofri bullying quando era criança, foi muito triste pois não tinha ninguém pra falar então me tornei muito agressiva e cresci com pouca auto estima, meus problemas só resolveram quando conheci e me entreguei a Jesus

  • Avatar

    Andrea May 22 2016 - 7:53 pm Reply

    Podemos não sofrer bullying, mas com certeza conhecemos ou poderemos conhecer alguém que sofra. Este post nos orienta como ajudar nesta situação.

  • Avatar

    Thaís castro May 30 2016 - 10:47 am Reply

    Quando uma pessoa pratica o bullying o que ela mais quer é chamar atenção porque as vezes ela não tem atenção em casa então o que tem que ser feito é não dar importância, pois não vale apena, temos que ser superior a esses tipos de ataques.

  • Avatar

    Erica Jun 1 2016 - 9:28 pm Reply

    Também já sofri com bullyng na escola e até em casa. Com isso me isolei de todos, tinha vergonha de mim mesma. Mas gracas a Deus aprendi a me valorizar.

  • Avatar

    Walterneya Jun 7 2016 - 8:03 pm Reply

    Não! Graças a Deus nunca sofri bullying…. mas uma coisa é certa temos que estar preparados para superar tudo.

  • Avatar

    viviane paula Jun 17 2016 - 9:56 am Reply

    Sofri muito bulling na minha infancia, foi dificil mais consegui superar quando entrei na Iurd e agradeço até hoje por ja nao passar mais por isso pois tive muitos complexos.

  • Avatar

    Amanda Jun 21 2016 - 12:01 am Reply

    Considero o bullying como infantilidade,esse tipo de pessoa não tem noção do impacto que provocam nessas pessoas,levando muitas vezes ao suicídio.

  • Avatar

    Rosiani Jun 28 2016 - 1:24 pm Reply

    Ótimas dicas para se resguardar e manter uma postura que honre a Deus.

  • Avatar

    Ana Letícia Jun 29 2016 - 12:10 pm Reply

    Todas as pessoas já passaram e vão passar por bullying, o opressor não sente mas o oprimido sente e isso pode causar traumas a vítima, sempre procurei não dar ouvidos e nem a levar para o lado pessoal, não é bom guardar nada em relação ao que já sofremos, temos que nos importar apenas com coisas que venham a nos acrescentar!

  • Avatar

    Duda MIranda Jun 30 2016 - 7:44 am Reply

    Muito válidas estas recomendações, pois o que devemos fazer é justamente isto mesmo, ignorar e tentar ajudar a pessoa que faz isso, pois esta precisa de ajuda, chama a atenção por esse motivo, realmente. Se a vítima não der importância chamando pro seu interior o que lhe foi falado, isto não lhe afetará nem um pouco mesmo!

  • Avatar

    valesca Jul 12 2016 - 8:39 pm Reply

    Temos que usar nossa fé é não deixa com que isso abale nossa fé com Deus podemos supera o bullying

  • Avatar

    Magda sacaia Jul 23 2016 - 9:27 am Reply

    É muito triste mas infelizmente temos que aprender a lidar com o bullying muito boa a dica de não deixar os agressores perceberem que nos afetaram gostei boa a dica e bom o tema

  • Avatar

    Danielle Aug 4 2016 - 11:02 am Reply

    Minha infância inteira sofri Bullying, não sabia como lidar e acabei me tornando agressiva quando criança na pré-adolescência me tornei tímida, apenas quando conheci Jesus soube ver o meu valor.

Leave a reply

Name (required)

Website