Como age um servo de Deus diante das situações?

Tania Rubim

Como age um servo de Deus diante das situações?

Que melhor espelho que o Senhor Jesus, para aprendermos sobre o caráter de um servo. Para isso vamos fazer uma analise em Mateus 26:36-56
Medite e veja se esse caráter tem feito parte da sua vida.

 

“Em seguida foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsemani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar;” v.36

 

*A oração faz parte da vida do servo de Deus, ela nos mantem em contato com Ele e mostra nossa dependência. Quem não tem o habito da oração, se torna vulnerável e fraco. A oração faz parte da nossa comunhão com Deus.

 

E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” Verso 39

 

*Aqui vemos que a vida do senhor Jesus girava em torno da obra de Deus, Ele veio com um proposito e o cumpriu. Nós também estamos aqui com um proposito e devemos nos sujeitar a vontade de Deus e não querer prevalecer a nossa vontade.

 

Levantai-vos, vamo-nos; eis que é chegado aquele que me trai.” V.46

 

*Disposto a cumprir a sua missão, não estava tentando fugir dela ou ver se havia outra maneira de fazer as coisas. Quantas vezes a pessoa quer fugir do que Deus planejou para ela,  não quer obedecer ao mandado de Deus, quer escolher ou dar um jeitinho para na verdade não obedecer e fazer do jeito que lhe agrada.

 

“E logo, aproximando-se de Jesus disse: Salve, Rabi. E o beijou.” V.49

 

*Aqui vemos que Jesus foi traído, quem nunca na vida foi traído por alguém, claro que se é por uma pessoa achegada, como no caso de Jesus, a dor é muito maior. Já venha da parte de um familiar, um amigo, uma pessoa que você via como de Deus, todos estamos sujeitos a sofrer uma traição, mas a reação de cada um nem sempre é igual e certeira. Como será que Jesus reagiu a tal situação?

 

“Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Nisto, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.” V.50

 

*A maioria das pessoas seguramente não trataria assim o traidor, chamando-o de amigo, talvez as palavras escolhidas seriam “seu desgraçado”; “maldito traidor”; “você me paga”.

 

Mais uma vez o Senhor Jesus nos surpreende com Suas palavras de misericórdia, essa calma que Ele mantinha se devia à comunhão que tinha com Deus. Ele estava consciente que Judas foi usado pelo mal e que Deus estava no controle. Entender isto é fácil, mas quando você vive será que consegue praticar?

 

“Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.” V.52

 

*Vemos que Jesus não era vingativo, quantos não perdem a oportunidade de  vingarem, esperam o momento certo para poder dar o troco e vivem alimentando sentimentos ruins dentro de si.

 

O servo de Deus confia no agir de Deus e não vive preocupado com a vingança.

 

“Ou pensas tu que eu não poderia rogar a meu Pai, e que ele não me mandaria agora mesmo mais de doze legiões de anjos?” v.53

 

*Mesmo sabendo seus direitos como filho, nunca usou de Sua autoridade para fazer o mal, não agiu na carne, nunca pagou mal por mal, mas sempre pagou o mal com o bem. Isso é o carater de servo de Deus. Você que tem autoridade sobre alguém, nunca a use para o mal sempre para abençoar.

 

Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?” v.54

 

 

 

*Aceitou e cumpriu a vontade de Deus, sem reclamar, sem lutar contra. Quantos têm lutado contra a vontade de Deus para as suas vidas e por isso não conseguem avançar. Fazem tudo do seu geito e mesmo assim não se sentem realizados.

 

 

 

“Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então todos os discípulos, deixando-o fugiram.” V.56

 

*Jesus foi abandonado por todos, mas isso não provocou que ele se sentisse debil ou desanimado. Seu foco estava na missão, no objetivo que o trouxe a este mundo.

 

Como você tem agido diante das situações, como define o seu carater?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autora do livro "Escolhida para o Altar". Faço a obra de Deus no Altar por 20 anos, espero através do blog ajudá-las, dividindo com vocês experiências e aprendizados.


Comments (34)
  • Avatar

    Adriana Silva May 9 2014 - 5:44 am Reply

    Senhor Jesus, nosso maior exemplo!
    Deus me abençoou muito nesta manhã, com sua preciosa palavra que encontrei neste post. Obrigada meu Senhor por tudo!!!

    • Avatar

      katia May 14 2014 - 9:19 am Reply

      bom dia!!!a paz,a gloria tem que ser dada a Deus todos os dia pq ele dos deu o privilegio de ter seu filho na terra para nos dar e mostra os exemplos,grande e o senhor…otima msg estou adorando seu blog que continua te abençoando grandemente..

  • Avatar

    Vanessa Aguiar de Abreu May 9 2014 - 8:17 am Reply

    Muito forte….. Graça á Deus, tenho deixado as situações nas Mãos d’Ele. E quando Ele manda eu agi, ai eu ajo.
    :)

  • Avatar

    Ana Teresa May 9 2014 - 8:23 am Reply

    MUITO BOM ISSO!!

  • Avatar

    MILAINE May 9 2014 - 9:32 am Reply

    Olá d. Tania muito boa essa observação da sra ,só nesse trecho da bíblia quantas lições nós podemos tirar,vamos imitar o nosso Senhor..Um grande beijo para a sra.

  • Avatar

    SIMONE May 9 2014 - 10:28 am Reply

    muito forte…esta palavra me edificou muito….
    bjs

  • Avatar

    Daniela Silva - FJE Figueira da Foz (Portugal) May 9 2014 - 3:23 pm Reply

    Olá dona Tânia! Muito forte essa mensagem!
    O caráter e a postura de Jesus são um verdadeiro exemplo, um verdadeiro referencial!! Pois como a senhora disse, é fácil de entender na teórica, mas e na prática?! Aí vemos quem quer realmente servir o Senhor Jesus de verdade!!
    Deus abençoe

  • Avatar

    Lilian Pinheiro May 9 2014 - 5:40 pm Reply

    Com tantos exemplos de situações que fazem um verdadeiro servo de Deus, é só seguirmos todos esses exemplos, basta querer! Beijoos

  • Avatar

    Elisama May 9 2014 - 8:45 pm Reply

    Forte mesmo… somente nascendo de Deus e mantendo comunhão com Ele para ter esse caráter.o Senhor Jesus realmente nos surpreende a cada dia até hoje pois vemos sua paciência quando nos perdoa e nos espera,e mais glorioso ainda é imaginar que podemos ser semelhantes a Ele,que Ele nos deus o privilegio de ser como Ele é. Que maravilha.

  • Avatar

    Analda Maria Fernandes May 10 2014 - 12:07 pm Reply

    Ola Boa tarde Dn. Tania, Deus fala comigo muito forte através desse post. Muito obrigada.

  • Avatar

    Andréa Coutinho Belém Pará May 10 2014 - 1:53 pm Reply

    Um dos testos mais fortes que li, arrebentou!!!
    Onde encontrar um Homem de Deus e uma Mulher de Deus é jóia rara!!!

  • Avatar

    Mariane Rodrigues-PB May 10 2014 - 2:16 pm Reply

    Boa tarde Dª Tania, realmente este mensagem veio d eebcontro a minha vida, pois não há maior exemplo de amor e de caráter com O Senhor Jesus, ele em todo o momento estava ligado com Deus,Vigiando e orando.Ele foi capaz de perdoar a quem tanto lhe fez mal. É este exemplo que temos que seguir.

  • Avatar

    Merian Fernandes May 11 2014 - 2:44 pm Reply

    Me pego as vezes reclamando, e sinto-me envergonhada diante do que o meu Senhor Jesus fez sem reclamar! Estou me policiando nesse aspecto!! Deus abençoe a senhora!! bjs

  • Avatar

    Bianca Fernandes May 11 2014 - 8:56 pm Reply

    Muito Forte.

  • Avatar

    Leticia May 12 2014 - 11:18 am Reply

    Como a senhora mesmo falou “Entender isto é fácil, mas quando você vive será que consegue praticar?”

  • Avatar

    Dintle Nkopane May 13 2014 - 8:47 am Reply

    Thank you for the massage Mrs Tania

    This is really too strong, It is really important that as servants we analyse the way we react in any situation as this shows character.

  • Avatar

    Luiza Merljak - Rio Grande do Sul May 14 2014 - 7:17 am Reply

    A verdade é que mesmo vivendo em tempos tão diferentes dos de hoje, Jesus, nos deixou ensinamentos que serão válidos para todos os anos e gerações. Hoje diante das dificuldades temos exemplos na bíblia que nos mostram sempre a atitude certa a tomar, ou qual caminho certo a percorrer, mas de nada adianta sabermos de tudo isso e não praticarmos.

  • Avatar

    Joselene Lima May 15 2014 - 4:39 pm Reply

    Muito forte mesmo!

  • Avatar

    Thais May 17 2014 - 1:52 pm Reply

    Olhando para as atitudes do Senhor Jesus diante de todas as situações, quero levar comigo o exemplo Dele, pois apesar de ter sido crucificado, desprezado e passado por muitas injúrias para que as escrituras bíblicas se cumprisse, Ele foi fiel com Deus e não retrocedeu. Então que Ele seja pra mim um espelho de como ser um verdadeiro servo! Obrigada por essa mensagem de fé.

  • Avatar

    Alessandra Bita May 23 2014 - 12:04 pm Reply

    Dona Tania , essa palavra foi todinha para mim… Me analisei e vou procurar, vou ser humilde e pedir que a vontade de Deus venha verdadeiramente se cumprir em minha vida

  • Avatar

    Noely Brito Jun 6 2014 - 6:13 am Reply

    Muitas das vezes somos tentados com nossos sentimentos a agir de forma errada a devida situação. E observo que nosso Senhor Jesus não age desta forma.
    Eu já quis da de volta o que me deram, não cheguei a cometer mais pensei, que é algo bem parecido e com este post pude ver a grandeza que é o Senhor Jesus, um Deus digno e soberano.
    Temos que ter Jesus como nosso Exemplo todos os dias de nossa vida.

  • Avatar

    Bruna Fernandes da Silva Jun 10 2014 - 5:01 pm Reply

    Ter uma vida com Deus é muito importante porque quando vier os dias maus e é essa comunhão com Deus que nos manterá de pé.

  • Avatar

    Raquel Machado Jun 14 2014 - 3:39 pm Reply

    forte de mais grande Exemplo Jesus foi….

  • Avatar

    luane da silva Oct 7 2014 - 9:41 pm Reply

    Olá dona e muito forte isso que a senhora falar aqui nos vemos que nossa comunhão com Deus nos ajude a vencer qualquer dificuldade e por isso e preciso nos manter esta comunhão e pois o nosso caráter definir quem nos somos perante Deus e as pessoas ao nosso redor

  • Avatar

    carina Oct 17 2014 - 12:35 am Reply

    nossa muito forte mesmo tem muitas situações que da vontade de agir do nosso geito , mas sei que Deus é quem permite para saber em quem de fato temos crido.
    O senhor Jesus em todas situações que vejo na biblia mostra força e sinceridade transmite paz e também muita confiança , em varia situaçOes e assim também eu tenho que me mostrar diante das mais dificieis situações.
    cada poste tem me dado entendimento e aberto minha visão de tal me maneira que cada um que leio tenho sempre me alto avaliado.

  • Avatar

    Caroline lopes Oct 17 2014 - 2:31 pm Reply

    Com certeza não há melhor exemplo de caráter, do que o de Jesus, não há outro igual. Este sim enfrentou tudo, foi fiel ao proposito que Deus havia dado a Ele, Ele não desviou seu foco, mante-o se firme, mesmo nesta situação. Por isto eu absorvo este espirito este ensinamento, porque como Jesus disse, que sejamos imitadores Dele, como Ele foi fiel, não pagou o mal com o mal, permaneceu, assim sejamos nós, pois um dia ajustiça de Deus virá. Sejamos confiantes!!!

  • Avatar

    Cintia Almeida Oct 19 2014 - 4:17 pm Reply

    Muito forte o Sr.Jesus meu maior exemplos de como se tornar uma serva a cada dia melhor.

    O servo de Deus confia no agir de Deus e não vive preocupado com a vingança.

  • Avatar

    Rayane Alves Oct 21 2014 - 8:17 am Reply

    Muito forte,confesso que já li e reli esses versículos por diversas veses,mas nunca tinha observado o quanto ele é rico em licões,realmente me dispertou para que eu observasse os mínimos detalhes!

  • Avatar

    Raquel Gomes Oct 24 2014 - 8:27 am Reply

    O senhor Jesus é o nosso maior exemplo em como reagir diante das situações da vida, e procurar temos que ter um caráter feito de Deus, e cada situação que passamos a nossa comunhão com Ele tem que está maior e crescendo a cada dia.

  • Avatar

    Geane Trindade Oct 31 2014 - 6:22 am Reply

    É um exemplo a seguir, passou por tudo sem murmurar ou retroceder. Mostrando que se confiarmos e agirmor de forma que agrada a Deus, Ele honra e supre as necessidades.
    Afinal Ele nos conheçe como ninguém.

  • Avatar

    Emanoela Nov 1 2014 - 9:05 am Reply

    O Senhor Jesus é o maior exemplo por isso devemos segui-lo e como servos devemos fazer com que outros sigam o nosso exemplo também.

  • Avatar

    Williane Nov 3 2014 - 12:22 pm Reply

    A verdade é que mesmo vivendo em tempos tão diferentes dos de hoje, Jesus, nos deixou ensinamentos que serão válidos para todos os anos e gerações. Hoje diante das dificuldades temos exemplos na bíblia que nos mostram sempre a atitude certa a tomar, ou qual caminho certo a percorrer, mas de nada adianta sabermos de tudo isso e não praticarmos.

  • Avatar

    Tai Nov 3 2014 - 1:13 pm Reply

    Forte! O próprio Senhor Jesus nos ensinando a como devemos agir, mas para praticarmos precisamos estar em comunhão com Ele, pois Ele eh a força pra agirmos.

  • Avatar

    Amanda Priscila Apr 19 2016 - 3:54 pm Reply

    A verdade é que mesmo vivendo em tempos tão diferentes dos de hoje, Jesus, nos deixou ensinamentos que serão válidos para todos os anos e gerações. Hoje diante das dificuldades temos exemplos na bíblia que nos mostram sempre a atitude certa a tomar, ou qual caminho certo a percorrer, mas de nada adianta sabermos de tudo isso e não praticarmos.

Leave a reply

Name (required)

Website