Boa convivência- É melhor separar as comidas?

Tania Rubim

Boa convivência- É melhor separar as comidas?

Um de muitos aprendizados dentro da obra de Deus que já me aconteceu de bom, foi aprender a viver na mesma casa com pessoas que nunca tinha visto antes.  Recém casada, tudo era novo. Além da face de adaptação no casamento, eu tive que aprender adaptar-me em morar com pessoas desconhecidas. Eu era muito jovem nesta época, inexperiente, tinha vergonha de tudo, e o pouco que eu sabia era o que a minha mãe tinha me ensinado. Eu ia ao mercado para pedir as coisas para meus pais, e não tinha a preocupação em fazer uma compra. Eu tive que passar por tudo o que passei para amadurecer e aprender a cuidar de uma família. Ter responsabilidades, aprender a lidar com a situação da melhor maneira possível; Por isso, hoje eu posso falar sobre o assunto. 

Semana passada escrevi sobre Dicas de boa convivência para quem divide o lar para quem não leu, seria bom ler para continuar acompanhando a série. Tenho certeza que será de grande ajuda para muitas solteiras, como para muitas companheiras de trabalho que um dia terá a oportunidade de colocar em pratica, ou se já esteja neste momento. Hoje eu vou contar um dos aprendizados que tive das minhas experiências em morar junto.

Como deve ser a divisão das compras?

Uma certa vez morei com uma amiga vegetariana. Soubemos que iriamos receber o mais novo casal que estaria morando conosco. Eu fiz aquela compra completa de boas vindas para recebê-los, até então não sabia nada sobre eles e nunca me imaginei morando com alguém vegetariana; e agora? O que você fez Renata para ter uma boa convivência? Apresentei a casa, o quarto onde ela ficaria, fomos para a cozinha e comecei a abrir os armários, mostrar onde estava cada coisa, que a partir daquele momento tudo que havia ali era dela também, a noticia veio! “Eu não como carne, sou vegetariana”. Fiquei surpresa, pois nunca me imaginei nessa situação. Perguntei se o esposo também era, a boa noticia que não eheheheheheheh :D:D  Eu já sou horrível para comer, imagina morar com uma vegetariana! Mas isso não foi um empecilho para não se ter uma boa convivência. Tudo se aprende. Aprendi a comer carne de soja e até arroz selvagem! Quem diria.

É melhor separar as comidas?

O melhor momento de se conhecerem, descobrir os gostos, e diferenças culinárias, é quando vão ao supermercado. Foi exatamente como aconteceu comigo. Uma vez me lembro que com a Dani lá em Phoenix, AZ, ir no mercado era o nosso momento mais divertido, até fazíamos rapidamente a compra, mais quando chegávamos na seção de cosmético, esquece, todos os nossos planos de fazer a compra em 1hr já era! Se ela ler esse post, ela se lembrará disso . Dani e eu optamos a unir toda a compra do supermercado e dividir no caixa no momento de pagar; mas, sugiro fazer isso somente se ambas concordam e se realmente esta disposta, porque não é agradável começar e depois mudar de ideia.

As compras básicas, tais como: produtos de limpeza, papel higiênico, arroz, feijão, macarrão, óleo, temperos, frutas, verduras e carnes, tudo que é considerado “o grosso”. A questão do comprar separado o que é de gosto diferente em casos especiais, por exemplo como o caso dos vegetarianos é diferente o tipo de carne. Os itens considerados “supérfluos” tais como guloseimas, frios, produtos de higiene pessoal, sabão de roupa (coisas parecidas).

Geladeira e armário se separar as prateleiras?

Não creio que isso seja necessário. Até pelo fato de que eu não gosto disso, e acho mais provável que isso seja um começo de conflitos. Nesta situação, a organização no armário da cozinha é a melhor opção ;), e automaticamente prendemos a respeitar e começar a formar uma família. Me lembro que em casa quando éramos pequenas, minhas irmãs e eu brigávamos por que sempre havia uma que além de comer o dela, comia das outras; e ali acabávamos brigando, então minha mãe ensinava, cada uma tinha direito de comer apenas o seu. Saber respeitar, mesmo sabendo que tudo que estava ali todos podiam comer, mas por respeito e consideração, não vou comer. E se eu comer algo que eu não comprei, no outro dia eu reponho. Eu sigo esse padrão.

O caso dos solteiros que divide o apartamento com colegas, não vejo necessidade que as prateleiras da geladeira sejam nomeadas, contudo se esse seja o seu caso “Pode soar egoísta”, separar é o funcional. Sabemos que é horrível chegar cansados em casa, querer comer aquele sanduíche, abrir a geladeira e cadê? Aqui é que entra a pratica da boa convivência. Evitar problemas é extremamente necessário na boa convivência, é um exercício constante de paciência e boa vontade.

Natália e Larissa moram no Uruguai, e a foto delas representa tudo o que eu falei. Quando eu via foto dela no Facebook, rapidamente escrevi para ela; pronto era tudo eu precisava. Deixo o trecho da querida Natália respondendo ao meu pedido contanto sobre a foto dela.”Oí dna renata . Sou a menina da foto. Pode usar a foto sim, com certeza!!!!! Ela e minha amiga Larisa, obreira. A gente faz tudo juntas, somos bem amigas mesmo. Que honra a gente sair no blog!!!! Beijos. Na fé!!!!!!” O prazer foi todo meu Natalia. Parabéns meninas por essa boa convivência entre vocês. Tenho certeza que o exemplo de vocês ajudará e muito.

12196107_910123645742822_7469585751838483404_nAté semana que vem com mais da série Boa convivência.

 

 

Olá! Me chamo Renata Toledo, sou esposa de pastor amo decoração e ser criativa. Poder saber que podemos criar e decorar nossa casa com todo carinho. Estarei ajudando vocês, a dar um toque todo especial em sua casa com ótimas dicas que lhe despertará ideias surpreendentes.


Comments (8)
  • Avatar

    Natalia Nov 7 2015 - 12:45 am Reply

    Que lindo ver as minhas colegas de igreja no blog. Acompanhei de perto como elas se conheceram e creceram. Imagina so se um dia sonharam q sairiam.no blog kkkk. Bjs

  • Avatar

    Arlin Vargas Nov 7 2015 - 12:50 am Reply

    Cuando uno tiene buena convivencia es poner practica lo enseñado de los primeros cristiano es saber compartir es saber colocarse en el lugar del otro y ser adaptable para tener armonía Entre diferentes tipos de personas es tener el Espíritu Santo para guiarnos y discernir , saber respetar , aprender , compartir Y hacer momento agradable , ejemplo claro nos dejó el mismo Sr. Jesús cuando alimentó y multiplicó los panes y peces . Es no ser egoísta , es lo que yo he aprendíido durantes estos años Es muy lindó convivir así Saber compartir . Es amar su prójimo …. Me alegro mucho larissa y Natalia por su buena convivencia entre amigas , saludos Desde. Argentina , besitos .

  • Avatar

    Sula Laiane Nov 7 2015 - 7:53 am Reply

    Bacana, pois nada paga a alegria de viver em harmonia, sem conflitos de uns para com os outros.

  • Avatar

    Cecilia Nov 8 2015 - 6:54 am Reply

    Respeitar e ser respeitada!Simples !Um beijo a todos !Fiquem com Deus!

  • Avatar

    Marta Souza Nov 9 2015 - 8:13 pm Reply

    Muito util para mim a leitura deste post! Eu sou filha unica e tem despertado em mim um grande desejo de aprender a dividir a casa com pessoas diferentes. A senhora foi muito usada por Deus ao escrever este texto.

  • Avatar

    Lucielen Feb 16 2016 - 4:26 pm Reply

    Muito bom Dn Renata, cada post é muito proveitoso para mim pois tenho desejo de fazer a obra de Deus e quero me preparar o máximo possível, nunca tinha parado para prestar atenção nesses pequenos detalhes, como pude? rsrsrs Mas tenho aprendido com cada postagem a conviver bem com pessoas desconhecidas, com toda certeza isso será muito útil para mim! Bjs

  • Avatar

    Veruska Moura-Tamandaré/PE Apr 18 2016 - 12:37 pm Reply

    Gostei demais das dicas de boa convivência,vai me ajudar bastante,precisamos nos colocar no lugar do outro e viver em harmonia,beijos

  • Avatar

    Duda MIranda Jun 30 2016 - 8:07 am Reply

    Nossa! Amei a mensagem! E vou passar para minha filha, que futuramente poderá passar pela mesma situação.

Leave a reply

Name (required)

Website