Ao encontro de Jesus – 2 “Como ler a Biblia”

Tania Rubim

Ao encontro de Jesus – 2 “Como ler a Biblia”

Olá meninas, primeiro gostaria de agradecer seus comentários no post da semana passada, hoje vou responder suas perguntas!
Vamos primeiro falar da obediência a palavra de Deus, pois algumas dizem obedecer por medo de perder a salvação e outras simplesmente não conseguem.

Veja bem, as leis num país existem, não para as pessoas viverem com medo e assustadas, mas para manter a ordem, a paz e para que todos nós possamos viver em harmonia e segurança.

Assim é a lei de Deus, devemos obedecer para ter essa vida de paz que Ele nos prometeu, Deus não quer que vivamos com esse medo, mas que tenhamos consciência que a obediência nos beneficia.

Agora vamos falar sobre o entendimento na leitura, umas têm preguiça de pensar, outras não sabem o que ler e outras não entendem nada, se desanimam, optando assim por não ler mais a bíblia.

Vou-lhes deixar algumas dicas que irão ajudar no entendimento da leitura:

*antes de ler a bíblia faça uma oração

*não vá ler a bíblia as pressas, quando só tem 5 minutos para sair de casa se não vai perder o ônibus

*não vá ler e fique pensando nas dezenas de coisas que tem para fazer, isso vai tirar a sua concentração

*busque separar um horário e lugar que você possa concentrar-se, não precisam ser horas, mas se você for ler com esse desejo de aprender e ouvir a voz de Deus, Ele vai lhe falar

*sempre que encontre uma palavra que não sabe o significado, veja do dicionário, para poder compreender o versículo na sua totalidade. Se lhe é mais fácil, compre uma bíblia com linguagem moderna

*quanto mais você ler, mais você vai entender, assim aconteceu comigo quando cheguei na igreja

*se nunca leu a bíblia, comece pelo Novo Testamento, é mais simples para você compreender

*Não avance para um novo capitulo se ainda não digeriu o que leu no anterior, ou se ainda está meditando no que Deus quer lhe falar

Por ultimo gostaria de falar do temor, pois algumas responderam de não obedecem a palavra, mas que têm temor.

Entendam que o temor nos leva à obediência, se você não obedece, talvez não tem o temor (respeito) pela palavra de Deus que você imagina ter, cuidado com isso.

A palavra de Deus não é difícil de obedecer, não é uma carga ou um peso, para quem está disposto a agradar a Deus, obedecer é um prazer, se torna algo natural, claro que sempre temos que vigiar para que as situações do dia a dia não nos façam desobedecer, e se acontece de falharmos em algo, devemos ponderar e não voltar a fazer.

Espero ter ajudado, me deixem saber nos comentários.

Leia os posts sobre esta serie na categoria “Ao encontro de Jesus”

Autora do livro "Escolhida para o Altar". Faço a obra de Deus no Altar por 20 anos, espero através do blog ajudá-las, dividindo com vocês experiências e aprendizados.


Comments (33)
  • Avatar

    Cleonice Jul 7 2014 - 9:30 am Reply

    Realmente, no inicio pode até parecer uma carga pesada, e impossivel de ser mantida, ainda mais quando somos jovens, pois ainda pensamos com a mentalidade do mundo, mas como todas as coisas, à pratica nos ajuda e acaba ficando leve e sem impossibilidades de se manter, e como diz a palavra tudo se torna bom, perfeito e agradável, mesmo que aos olhos humanos não seja, mas como nos tornamos espirituais é assim, mas óbvio temos que sempre vigiar e nunca nos achar segura, sempre peço para que Deus não me deixe cair, me de força e discernimento das coisas, que não sou nada, não faço mais que minha obrigação, e tem sido maravilhoso, Deus tem contado muito comigo e fico muito feliz por isso :D, quem antes não servia pra nada hoje serve muito pra Deus.

  • Avatar

    daniellesantos Jul 7 2014 - 10:52 am Reply

    lendo estou a palavra de Deus justamente dessa forma e ele tem falado muito comigo.
    bom tarde bjs

  • Avatar

    Marta Jul 7 2014 - 10:54 am Reply

    Tem algumas passagens que eu não consigo entender, mais paro, reflito, depois leio de novo até entender, mais ficar entender o que está escrito não podemos.
    Obrigada pela a dica :-)

  • Avatar

    Amiga Jul 7 2014 - 11:36 am Reply

    Obrigada pela orientacao d.Tania;
    Realmente minha falha era meditar, mas colocarei em pratica, :)
    Mas minha dúvida é outra: como posso chamar a atençao de Deus para poder receber o Seu Espirito? sabe não é medo do inferno pois sou livre disso, meu coracao está limpo e deixei de praticar o que desagradava a Deus, mas sim tenho a sede, mas não sei o que mais posso fazer pois o Pr disse que é necessário chamar atencao de Deus.
    Deus abençoe a senhora 😉

    • Avatar

      Tania Rubim Jul 7 2014 - 11:39 am Reply

      Querida você tem que se entregar de corpo, alma e espirito. Deus precisa ver que você O deseja acima de todas as coisas e então Ele derrama o Espirito Santo.

  • Avatar

    Lu Jul 7 2014 - 11:37 am Reply

    Muito bacana,
    Bjs d.Linda

  • Avatar

    Amiga Jul 7 2014 - 11:37 am Reply

    Obrigada pela orientacao d.Tania;
    Realmente minha falha era meditar, mas colocarei em pratica, :)
    Mas minha dúvida é outra: como posso chamar a atençao de Deus para poder receber o Seu Espirito? sabe não é medo do inferno pois sou livre disso, meu coracao está limpo e deixei de praticar o que desagradava a Deus, mas sim tenho a sede, mas não sei o que mais posso fazer pois o Pr disse que é necessário chamar atencao de Deus. Deus abençoe a senhora.

  • Avatar

    Lais Borges Jul 7 2014 - 12:45 pm Reply

    Muito bacana me ajudou muito, pois vendo por esse lada realmente seguir á Deus não tem que ser um peso mas sim natural, pois afinal é o nosso Pai e temos que ter intimidade com ele pois lendo a bíblia ficamos sabendo o que o agrada daí é só seguir sua lei..

    Muito obrigada!

  • Avatar

    milene Jul 7 2014 - 1:13 pm Reply

    oi dona claro q me ajudou e muito me alimentou muito espiritualmente obrigada 😀

  • Avatar

    Laudecy Jul 7 2014 - 3:07 pm Reply

    Me ajudou muito mesmo bjus dona Tânia Rubim

  • Avatar

    Mônica Costa Jul 7 2014 - 7:04 pm Reply

    Olá dona Tânia,um dia pensei que nunca jamais leria a Bíblia por ser muito grande e por não ter interesse nas coisas de Deus,e quando cheguei a igreja só acompanhava as leituras nas reuniões e pronto,mais quando quis ter um encontro com Deus busquei por isso,e hoje medito quase todos os dias,e quando não leio fico ansiosa pelo outro dia,pois Deus tem sempre algo pra me falar e ensinar,faço sempre a oração antes e é tudo tão lindo vejo Ele cuidando de mim.E sempre canto um trechinho daquela música que diz assim: fala comigo Senhor estou ouvindo.Aprendi também com dona Nanda que a Bíblia tem sempre um tesouro a ser descoberto,e tenho que ir a caça deste valioso tesouro que é a palavra de Deus.Só tenho crescido espiritualmente com as dicas de cada uma de vocês,obrigado e que o Espirito Santo continue guardando e iluminando seu ministério.Na Fé.

  • Avatar

    kelen Jul 7 2014 - 7:16 pm Reply

    Me ajudou muito,pois leio a biblia erradamente,como se fosse uma historia.São raras as vezes que paro para meditar,e só faço isso quando quero uma resposta.

  • Avatar

    Daniele silva Jul 7 2014 - 7:39 pm Reply

    Dona Tânia muito forte e da Bíblia a Senhora mim ajudou bastante as vezes agente ler de qualquer jeito.

  • Avatar

    iris Jul 7 2014 - 7:56 pm Reply

    Boa noite, dona Tânia!!! Cada vez que eu leio seu blog, mais e mais aprendo!!! :-) Eu não tenho desejo de ser obreira ou esposa de pastor… ou de ganhar almas… isso pode me impedir de receber o Espírito Santo????

    • Avatar

      Tania Rubim Jul 7 2014 - 8:01 pm Reply

      Olá Iris, não so as pessoas que querem servir a Deus no altar ou no atrio recebem o Espirito Santo, de modo algum. O Espirito Santo está a disposição de todos que O buscam de todo o coração. Claro que você depois que tenha o Espirito Santo, você será testemunha de Jesus, o que significa que você terá essa responsabilidade de mostrar o Senhor Jesus para aqueles que a rodeiam, afinal não podemos esconder a luz, não é mesmo, ademais o Espirito Santo nos dá esse amor pelas pessoas, ainda que não seja obreira ou esposa de pastor terá pessoas que você poderá alcançar através do seu testemunho. Dai de graça o que de graça recebestes.

  • Avatar

    Michele Jul 7 2014 - 8:30 pm Reply

    Que bacana é uma mensagem mais forte que a outra !

  • Avatar

    luana Jul 7 2014 - 8:55 pm Reply

    Olá, Dona Tânia tenho o desejo de fazer a obra de Deus no altar e através de seu blog tenho aprendido muito a como servir e ser mais para Deus eu aprendi com uma esposa de pastor que temos que ser o Jesus que as pessoas vêem em todo lugar com o nosso testemunho. Muito obrigada pelos ensinamentos tenho me edificado muito. Bjsss na fé obreira luana :) ****

  • Avatar

    Joselene Lima Jul 11 2014 - 9:24 am Reply

    Quem obedece por medo, não passa de um mero religioso que nunca teve um encontro verdadeiro com Deus! Acho importante ler a bíblia de Gênesis a Apocalipse (embora já tenha visto várias críticas a esse respeito, vários bla bla blás de que não adianta ler tudo se não obedecer). Só há obediência quando há um conhecimento e isso é adquirido na meditação diária da palavra, na comparação entre os livros bíblicos, que nos leva a perceber que funciona como um quebra cabeças, que vai se encaixando peça por peça até a conclusão final da obra. Agora, se a pessoa não lê tudo, se não procura meditar em cada coisa que lê, se não tem interesse por esse livro, como vai conseguir obedecer a quem não conhece? Acha que só servir a Deus para homens verem vai trazer resultado para uma vida de comunhão e intimidade com Deus? Sou membro da IURD mas faço um trabalho voluntário juntamente com alguns familiares meus onde ensinamos a palavra a crianças da comunidade carente onde moro, e sinceramente, um dia levei duas delas a um discipulado na igreja e obreiros, jovens e evangelistas foram envergonhados (sim, o pastor chamou a atenção deles!) porque quando o pastor perguntava algo sobre a bíblia as crianças sabiam mais do que os grupos da igreja. Lamentável! Mas não é culpa da igreja e sim das pessoas que muitas das vezes querem mostrar serviço mas não querem ter intimidade com O Dono da obra!

  • Avatar

    Bianca Carvalho Jul 11 2014 - 9:59 am Reply

    Muito bom esse blog eu descobrir ele hoje,Dona Tania Rubim vc está me ajudando bastante,muito obrigado vou espalhar para as minha colegas da igreja elas vão amar essa novidade.QUE DEUS TE ABENÇÕE BASTANTE BJS!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar

    Mayrah Jul 15 2014 - 3:06 pm Reply

    AMEEI, esse post dona Tania,

    me ajudou muito, na maneira de meditar na Bíblia, tinha coisas que eu não sabia que
    estava fazendo errado..
    mas agora, estou ligadinha :)

    Beijaao, obrigada por tudo..

  • Avatar

    maria Aug 19 2014 - 7:48 pm Reply

    Poxa , estou muito feliz .. pois estava tão desanimada então comecei ler esta serie do encontro com jesus estou muito mais muito melhor e creio que vai em ajudar muito a ter a confirmação do espirito dele em mim e creio que vai acontecer e quando acontecer vou postar aqui…

    Deus abençõe dona.

  • Avatar

    Roberta Andreoletti do Sacramento Sep 2 2014 - 12:38 pm Reply

    Tenho lido a Palavra de Deus desse jeito que a senhora está ensinando, e tenho conseguido ouvir a voz de Deus.

  • Avatar

    Juliana Sep 30 2014 - 9:58 pm Reply

    Muito muito muito bacana.. Explica em termos praticos o que deve ser feito. Muitas vezes ou imos e lemos que precisamos ter um encontro com Jesus, mas as vezes nao conseguimos identificar aonde estamos falhando. Esta serie de materias irá ajudar e muito. Obrigada

  • Avatar

    Thais Dourado Oct 6 2014 - 12:05 pm Reply

    Achei muito interessante esse post, pois nele lembrei de coisas que aprendi la no comecinho de quando cheguei na igreja, dicas que aprendi com os obreiros e que me ajudaram bastante, pois eu tinha muito dificuldade para ler a bíblia. Mas o tempo passa e deixamos de praticar algumas coisas, e foi isso que aconteceu comigo, mas agora que estou acompanhando esses post (Ao encontro de Jesus)estou disposta a recomeçar para ter intimidade com Deus.

  • Avatar

    jacelina Oct 20 2014 - 5:06 pm Reply

    Amen! This helped me a lot. Makes a lot of sense. I am reading the book of Exodus and i find it such a pleasure because i am learning so much. I start to read and i don’t want to put my bible down. It is glorious what the people went through back then and their examples of faith:)

  • Avatar

    Letícia Dias Oct 26 2014 - 9:24 pm Reply

    Eu tinha muita preguiça de ler a Bíblia e quando lia não entendia nada, hoje me reuno com uma amiga que está na mesma fé que eu, então tentamos ajudar uma a outra, ela ler a palavra que mais lhe tocou e nós tentamos entender, as palavras que não conheçemos procuramos no dicionário.

  • Avatar

    caroline Dec 9 2014 - 2:59 pm Reply

    muito bacana é as vezes eu faço isso de ler quando estou saindo de casa as pressa rsrs mais vou para de fazer isso começar a ler com mais atençao

  • Avatar

    Caroline Jan 1 2015 - 6:07 pm Reply

    Muito forte!
    Realmente, dizemos que temos temor mas falhamos ao obedecer. Fez abrir a minha mente, me ajudou muito! Vou fazer por você onde Deus me encher da Sua Presença e Espírito!

  • Avatar

    Caroline Costa Feb 1 2015 - 7:46 pm Reply

    Olá! Já leio a Bíblia dessa forma que a sra orientou e tem sido muito proveitoso. Desde o último post eu comecei a perceber a importância da Palavra de Deus para minha vida. O temor que outrora esteve adormecido finalmente acordou! Muito bacana isso que estou experiementando, pois estou percebendo em mim uma preocupação em obedecer aquilo que Deus me orienta fazer. O que achei mais legal desse post de hoje foi que devemos vigiar as situações do dia a dia para que não venhamos desobedecer a Deus e, tenho tido esse gostinho de querer obedecer a Deus não porque tenho medo de ir para o inferno ou porque tenho que fazer, mas quero simplesmente estar na obediência e ponto final (literalmente). Rsrsrsrsrsrs

  • Avatar

    Thais Mar 28 2015 - 1:43 pm Reply

    Eu tenho procurado ler a Bíblia para entender o pensamento de Deus e o que Ele deseja de mim. Tem uma orientação que li aqui que me chamou a atenção, que é se entregar totalmente e quer a Deus acima de tudo. Eu procuro ser assim, mas ainda me falta esse entendimento, eu confesso.

  • Avatar

    Fernanda Ferreira Mar 15 2016 - 8:35 pm Reply

    Obedecer a Deus é fazer o que agrada ao Senhor, e se por algum motivo errar, devemos nos arrepender e não mais cometer, impossível temer a Deus e não obedecer seus mandamentos.
    Ler a bíblia deve ser algo feito com reverencia ao Senhor, não de qualquer forma, pois é através da palavra dEle, que ouviremos a sua voz.

  • Avatar

    Regina Apr 6 2016 - 6:43 am Reply

    Bom dia, obrigado por esses post, me vez praticar as coisas que na correria do dia a dia acabamos por deixar pra traz, vou praticar isso ou seja voltar ao primeiro amor.

  • Avatar

    Catarina Aug 27 2018 - 6:48 pm Reply

    Olá, às vezes quando medito eu entendo o que medito, mas não consigo obedecer a tudo. Eu sei que a vontade de Deus não é tão difícil assim, mas às vezes no dia a dia, não lembro daquela palavra que li

    E também tem vezes que eu dou “conta” de certas coisa (no sentido de coisas espirituais, coisas que tenho que mudar, no meu caráter, etc) e penso: “ok, agora já posso focar nisto aqui” , mas tempo depois acabo voltando a cometer aquela mesma falha que eu achava já ter dado “conta”

Leave a reply

Name (required)

Website